Superman Entre a Foice e o Martelo (2003) – Baú de HQs

Em 21 de Jul de 2020 • 4 minutos de leitura
conheça superman entre a foice e o martelo

Superman Entre a Foice e o Martelo (Superman Red Son) foi lançado em 2003 com roteiro de Mark Millar e arte de Dave Johnson e Kilian Plunket. Aqui no Brasil, as três edições foram lançados com o um encadernado de 172 páginas pela Panini.

Sinopse: “Nessa surpreendente releitura de um conto mais que familiar, uma certa nave kryptoniana cai na Terra, trazendo um infante que um dia se tornará o ser mais poderoso do planeta. Mas seu veículo não caiu nos Estados Unidos. Ele não foi criado em Smallville, Kansas. Em vez disso, encontrou um novo lar em uma fazenda coletiva na União Soviética! Da mente de Mark Millar, elogiado roteirista de Authority e O Procurado, chega esta estranha e genial reinterpretação do mito do Superman. Com arte de Dave Johnson, Kilian Plunkett, Andrew Robinson e Walden Wong. ”

Conheça Superman Entre a Foice e o Martelo

Essa talvez seja a versão mais polêmica e interessante do universo DC. A premissa de Mark Millar é tão intensa e chamativa que gera uma expectativa muito alta no leitor. Mas será que cumpre? Vejamos…

Uma das idéias mais legais que gera discussões intensas entre os leitores, é a posição de “divindade” que o Superman sempre rejeitou. Ele é talvez o ser mais poderoso no mundo, apesar de seus pontos fracos, mas que com planejamento poderia dominar o mundo. Tal premissa foi explorada de maneira interessante no jogo e na série de HQs Injustice, mas aqui em Superman Entre a Foice e o Martelo, que por sinal inspira diretamente a série Injustice, a maneira como a tomada de poder foi tratada é muito bem trabalhada.

Em Superman Entre a Foice e o Martelo a nave de Kal-El pousou na União Soviética comunista

A construção do personagem é muito paciente, Millar teve preocupação em manter a essência “escoteira” do Superman durante toda a narrativa. O fato de o personagem ser fiel a ideologia comunista, adepto do socialismo tem muita coerência com essa essência. A caminhada que leva o personagem até a posição de ditador é muito bem desenvolvida. O ideal primordial de manter o mundo salvo e seguro, mesmo que seja dele mesmo, torna o paralelo com o socialismo e o comunismo muito mais profundo.

Os paralelos políticos são bem feitos, e o autor fica a todo momento fazendo críticas à ambos os sistemas, sem fazer com que a história pareça uma campanha velada para qualquer lado, e no personagem da Mulher Maravilha a história encontra seu ponto de equilíbrio. O tom anarquista do Batman é ótimo, e, embora o personagem aqui seja um tanto caricato, casa com a proposta de usar os personagens principais para assumir lados politicos. Lex Luthor talvez tenha aqui uma de suas melhores versões, fazendo o papel totalmente oposto ao Superman, seu comportamento por muitas vezes errôneo e radical traz o equilíbrio perfeito entre ambos, e ao final temos o famoso ponto de equilíbrio moral entre ambos.

Para combater um Superman que representa o estado, surge um Batman anarquista em Superman Entre a Foice e o Martelo

Superman Entre a Foice e o Martelo é um material indispensável para qualquer colecionador ou amante de HQs. Com sua interpretação peculiar e inteligente do universo DC, o autor cria uma obra única. Meu único desagrado é o final, que não só é absurdo como cria uma situação muito incoerente. A sensação é de que Millar só quis criar uma polêmica ou algo para que os leitores ficassem impressionados.

Vale lembrar que a HQ foi adaptada para uma animação, sendo que esta foi duramente criticada por alterar pontos chave da trama, mudando completamente o foco principal do debate mostrado na HQ.

Para conhecer outras obras clássicas fiquem ligados no UB e conheçam nosso Baú de HQs!


Créditos:
Texto e Edição: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Matéria publicada originalmente em 20 de novembro de 2017. Atualizada em 21 de julho de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias relacionadas