Ao longo dos anos, principalmente na última década, os leitores têm cobrado das editoras mais representatividade. Mulheres, Negros, Latinos, LGBTQI+, Muçulmanos, entre outros tem ganhado cada vez mais destaque e em papéis de protagonismo.
Papeis que até então eram extremamente estereotipados, como os negros e os asiáticos, cada vez mais tem recebido tratamento adequado por parte das editoras.
E aqui, nesta lista, você vai ver 30 Super Heróis Negros (antigos e novos) que você PRECISA conhecer.
Sem estereótipos, com um ótimo storytelling e bom desenvolvimento. A lista não está em uma ordem específica de gosto.
Super Heróis Negros que você PRECISA conhecer – Editoras diversas
Spawn (Image Comics)
Por trás da figura de entidade demoníaca desfigurada, está o ex-agente da CIA, Al Simmons, que depois de morrer, faz um pacto com o demônio Malebolgia para retornar e se vingar daqueles que tramaram sua morte.
Spawn é um dos personagens mais icônicos da Image. E um dos heróis mais famosos do mundo, mas pouca gente sabe que seu alter ego humano era um homem negro, que inclusive foi interpretado no cinema, em 1997 por Michael Jai White. Na edição #1 do personagem, Todd McFarlane brinca com isso, fazendo com que o desmemoriado Simmons tente recuperar sua aparência humana e se tornando um rapaz loiro e de olhos azuis.
Um novo filme do Spawn está previsto, desta vez, estrelado por Jamie Foxx.
Divinity (Valiant Comics)
Abram Adams foi um bebê negro abandonado às portas da residência do ministro de relações exteriores da Rússia. Quando seus pais adotivos morrem, Abram é adotado pelo governo russo e acaba virando um cosmonauta. Durante sua missão pelo espaço, Abram Adams ganha vários poderes, incluindo manipulação da realidade, se tornando o personagem mais poderoso da Valiant Comics.
Um cosmonauta negro criado em um país comunista durante os anos 40, Divinity, além de manipulação da realidade, ainda conta com cronocinese, manipulação de energia, imortalidade, telepatia, sobrevivência ao vácuo, entre outros. Não é pouca coisa não!
Super Heróis Negros que você PRECISA conhecer – DC Comics
Aço (DC Comics)
Após abandonar a indústria armamentista, o projetista de armas e físico, John Henry Irons criou uma armadura, inspirado no Homem de Aço, para combater gangues de rua que estavam utilizando suas armas para o crime.
O personagem teve muito destaque na saga A Morte do Superman e O Retorno do Superman (conheça as edições no Sobrecapa). Além disso, participou das animações do Homem de Aço e Liga da Justiça Sem Limites. Aço chegou até a ter um filme live action estrelado por ninguém menos que Shaquille O’Neal – mas esse, você não perde nada se deixar de assistir.
Naomi (DC Comics)
Refugiada de um outro planeta colapsado e enviada a terra para ser salva, Naomi é adotada e passa a viver uma vida normal até descobrir seus super poderes. Parece familiar?
Confira o vídeo do Sobrecapa sobre a HQ!
Escrita por Brian Michael Bendis (Miles Morales: The Ultimate Spider-Man) e desenhada por David F. Walker (Power Man and Iron Fist), Naomi trás uma história inspirada em clássicos, mas toda original, atual e bem trabalhada. A heroína mais recente desta lista, Naomi é a melhor personagem criada pela DC em muito tempo.
Saiba mais sobre a HQ em nossa matéria.
Vixen (DC Comics)
Mari Jiwe McCabe é uma modelo internacional que recebe um totem que dá ao portador o poder de acessar todos os poderes do reino animal. Já foi membro da Liga da Justiça, Esquadrão Suicida, Aves de Rapina entre outras equipes menores.
No desenho Liga da Justiça Sem Limites, ela é namorada do Lanterna Verde John Stewart e por esse motivo tem uma divergência natural com a Mulher-Gavião. Além disso, Vixen também participou do Arrowverso, interpretada por Megalyn Echikunwoke em Arrow, e Maisie Richardson-Sellers em DC’s Legends of Tomorrow.
Batwing (DC Comics)
O primeiro Batwing era um policial do Congo chamado David Zavimbe, na HQ Corporação Batman, do escritor Grant Morrison. Posteriormente, o manto é assumido por Luke Fox, filho de Lucius Fox – brilhantemente interpretado por Morgan Freeman na trilogia do Batman de Christopher Nolan.
Além de um incrível lutador, perito em boxe e MMA, Luke Fox também é um habilidoso engenheiro, realizando feitos incríveis como desarmar uma mini-bomba nuclear e criando um novo traje de Azrael para Jean-Paul Valley. Além disso, Luke conta um traje extremamente tecnológico no combate ao crime.
Rumores apontam o personagem como o sucessor de Bruce Wayne ao manto do Batman em futura HQ. Não é confirmada a informação e nem mesmo se será um material canônico. O anúncio foi feito no DC Fandome (saiba mais aqui e aqui).
Sr. Incrível (DC Comics)
O terceiro homem mais inteligente vivo no universo DC, Michael Holt foi desde criança um prodígio tanto intelectualmente quanto nos esportes. Atormentado pela lembrança de um irmão mais velho nascido com retardo mental e deficiências físicas, além da morte de sua amada esposa, Michael decidiu cometer suicídio. Porém, desistiu no último momento, passando a empregar toda sua genialidade e habilidades físicas para trazer justiça ao mundo.
Além de lutador, Michael Holt possui 14 PhDs (dentre eles doutorados e mestrados em Engenharia, Física, Química, Psicologia, Lei, Ciência Política e Matemática). Criou as esferas T, globos robóticos flutuantes que projetam hologramas e grades lasers, servem como câmeras e elos de dados.
Cyborg (DC Comics)
Após um acidente no laboratório de seu pai, Victor Stone recebe membros robóticos e uma caixa materna é integrada ao seu corpo, se transformando assim, no Cyborg.
Nos Novos 52, ele substitui o Caçador de Marte como um dos membros fundadores da Liga da Justiça. Mas para este que vos escreve, o Cyborg sempre vai ser lembrado como um dos mais importantes membros dos Jovens Titãs.
Além do filme da Liga da Justiça, Cyborg também aparece nas animações Jovens Titãs, Jovens Titãs em Ação, Justiça Jovem: Renegados, no Universo animado da DC e até nos Super Amigos. De acordo com o cineasta Zack Snyder, ele é o eixo narrativo central do filme Liga da Justiça de Zack Snyder que estreia em 2021 no HBO Max.
Abelha (DC)
Karen Beecher-Duncan usava um traje que lhe concedia força, velocidade, vigor, resistência, agilidade, reflexos, além de servir como armadura. Mas não só isso, o traje também lhe permite voar e emitir rajadas elétricas, como ferroadas.
Atualmente, ela está presa num tamanho reduzido e agora possui superpoderes, portanto, pode voar e produzir explosões supersônicas excepcionalmente fortes.
Abelha foi a primeira super-heroína afro-americana da DC Comics
Lanterna Verde John Stewart (DC)
Arquiteto e veterano da Marinha dos EUA, John Stewart foi escolhido pelos guardiões para substituir Hal Jordan quando Guy Gardner estava fora de operação.
O herói teve aventuras ao lado da Tropa dos Lanternas Verdes, Darkstars e da Liga da Justiça.
Por falar em Liga da Justiça, o ápice da popularidade do personagem foi na animação da Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, onde ele era um dos personagens principais. Na animação, ele engatou romances com a Mulher-Gavião e a Vixen.
Bloodwynd (DC)
Criação de Dan Jurgens, Bloodwynd é um necromante – Tem poderes de falar com os mortos, além de voo, rajadas ópticas, super força e outros poderes místicos vindo da Gema de Sangue, uma joia passada de geração em geração, desde a sua criação, por um grupo de escravos que queria se vingar do homem que havia lhes escravizado.
O herói atuou como membro da Liga da Justiça e Sentinelas da Magia.
Aqualad (DC)
Kaldur’ahm é filho do vilão Arraia Negra, um dos maiores vilões do Aquaman. Nascido e criado em Atlântida, Kaldur estudou magia e é um habilidoso guerreiro.
Fez tanto sucesso na animação da Justiça Jovem, que migrou para os quadrinhos. Feito repetido por poucos personagens na história da cultura Pop.
Além de hidrocineses (capacidade de controlar fluxos de água), Kaldur também controla ondas elétricas, superforça, supervelocidade (em baixo d’água) entre outros vários poderes.
Super Heróis Negros que você PRECISA conhecer – Milestone (DC Comics)
Criado como um selo essencialmente negro na DC Comics, seus personagens têm um grande desenvolvimento e abordam histórias bastante profundas. Após problemas com um dos criadores do selo, atualmente falecido, acordos foram feitos e foi anunciado no DC Fandome (saiba mais aqui e aqui) o retorno da linha de quadrinhos da Milestone.
Conheça seus principais personagens!
Audaz (Milestone)
Inicialmente, uma sidekick do herói Ícone, da Milestone, Raquel Ervin assumiu a identidade “Audaz” (Rocket no original), uma heroína sem poderes, mas que utiliza a tecnologia de seu cinto para voar e lançar bolas de energia cinética.
Recentemente integrada ao universo DC, ela já apareceu na animação da Justiça Jovem e em breve deve ganhar uma série Live Action ao lado do herói Ícone.
Hardware (Milestone)
Um dos primeiros heróis da Milestone junto com o Super Choque e o Icone, Hardware é o inventor Curtis “Curt” Metcalf, que usa alta-tecnologia para combater o crime organizado. Curt era um garoto prodígio que que foi descoberto pelo empresário Edwin Alva, quando tinha 12 anos. Curiosamente, Edwin é, secretamente, o chefe do império do crime organizado que Hardware tenta derrubar.
Após a Crise Final, o universo Milestone foi fundido ao da DC, fazendo Hardware se integrar ao universo e interagindo com heróis como a Liga da Justiça. Após o Flashpoint (Ponto de Ignição) – confira aqui o comparativo do Sobrecapa – da DC, Hardware se torna uma espécie de mentor do Super Choque, criando equipamentos e até conseguindo um estágio para ele nos laboratórios S.T.A.R..
Icone (Milestone)
Junto com o Super Choque e Hardware, Ícone estreou na Milestone em 1993, sendo um defensor de Dakota City. Arnus é um alienígena que caiu na terra por acidente. Seu pod alterou sua forma para se parecer com o primeiro ser senciente que encontrasse. Essa pessoa era Miriam, uma mulher negra escrava que adotou Arnus como um filho. Como ele aparentemente não envelhece além da idade adulta, periodicamente ele assume a identidade de um filho. Atualmente ele é o Augustus Freeman IV.
Seus poderem incluem: força, velocidade, sentidos e resistência sobre humanas, além de voo, fator de cura e geração de energia. Vai encarar?
Super Choque (Milestone)
Virgil Ovid Hawkins é um jovem negro que é exposto acidentalmente a um gás que lhe concede poderes eletroestáticos. Assim como ele, outros jovens também foram expostos ao gás e a série animada estrelada pelo Super Choque mostra justamente o protagonista lidando com esses novos meta-humanos, bem como seus próprios poderes.
A série animada do Super Choque fez tanto sucesso que, em 2008, foi migrado para os quadrinhos da DC, onde fez sua estréia ao lado dos Novos Titãs. Segue, até hoje, sendo um dos personagens negros mais populares e adorados por todo o público nerd.
Super Heróis Negros que você PRECISA conhecer – Marvel
Blade (Marvel Comics)
O caçador de vampiros, Blade, é um meio vampiro, meio humano. Por isso é um andarilho do dia (vampiro com capacidade de sobreviver ao sol). Tendo estreado na revista do Drácula e ganhado fama como coadjuvante nas revistas do Homem-Aranha ao tentar caçar o Vampiro Vivo Morbius, Blade trilhou um caminho de sucesso, que já lhe rendeu 3 filmes estrelados por Wesley Snipes, uma série, aparições em séries animadas e jogos.
Na San Diego Comic Con, foi anunciado que Blade irá ganhar um novo filme, desta vez no MCU, interpretado pelo premiado ator Mahershala Ali.
Tempestade (Marvel Comics)
Após perder os pais – uma princesa tribal do Quênia e um fotojornalista americano – num acidente aéreo, Ororo Munroe passa a vagar pelo Cairo, onde conhece o Professor Xavier. Um tempo depois, o professor X à convida para integrar os X-Men sob o codinome Tempestade. Na equipe, Tempestade não é somente uma das mais poderosas mutantes, como também é uma líder nata.
Tempestade venceu o Ciclope quando ela estava sem poderes… precisa dizer mais?
Em meados dos anos 2000, Tempestade se casa com o Pantera Negra e se torna a Rainha do Reino de Wakanda. A heroína chegou ainda a fazer parte dos Vingadores.
Embora hoje estejam separados, o casal deixou uma legião de fãs que até hoje pedem o retorno da dupla.
Homem-Aranha Miles Morales (Marvel Comics)
Certamente o herói negro adolescente mais famoso nos dias de hoje, Miles Morales, o Homem-Aranha, se tornou um sucesso entre o público mais jovem. Apesar do nome e a origem, Miles Morales, ao contrário do que muitos haters dizem, não cresce em cima da fama de Peter Parker.
Se fosse assim todo quadrinho derivado do Homem-Aranha seria um sucesso igual a Miles, né?
Nascido no universo Ultimate, Miles tem seu próprio universo com coadjuvantes, amigos, parceiros e está integrado ao universo Marvel 616 desde o fim das Guerras Secretas. Desde então faz parte dos Campeões, equipe de heróis adolescentes da Marvel fundada por ele, Nova, Ms. Marvel, Hulk (Amadeus Cho) e Viv Visão.
Coração de Ferro (Marvel Comics)
Criada por Brian Michael Bendis e o desenhista brasileiro Mike Deodato Jr, Riri Williams era uma estudante de 15 anos que ingressou precocemente no MIT. Lá ela conseguiu fazer a engenharia reversa das armaduras do Homem de Ferro, criando uma armadura para si e adotando o nome Coração de Ferro.
Depois de um tempo atuando sozinha, Coração de Ferro passou a combater ao lado dos Campeões, equipe de heróis adolescentes da Marvel, ao lado de Miles Morales, Ms. Marvel, Viv Visão e tantos outros.
Em março de 2017, o departamento de admissões do MIT lançou um curto vídeo de ação onde Riri Williams / Coração de Ferro, interpretada pela estudante Ayomide F. caminha pelo campus, vai às aulas e constrói uma armadura em seu dormitório.
Capitã Marvel – A Original (Marvel Comics)
Monica Rambeau recebeu poderes de converter o corpo em energia viva ao sabotar um gerador de energia extra-dimensional que seria utilizado para o mal. Após receber um treinamento de heróis como Homem de Ferro, Capitão América, Vespa e Homem Aranha, recebeu o nome de Capitã Marvel e passou a integrar os Vingadores. Algum tempo depois, durante a famosa Saga Guerra Kree-Skrull, a Capitã Marvel ainda liderou um dos destacamentos dos Vingadores.
Quando Genis-Vell, filho do Capitão Marvel, resolveu adotar o nome do pai, a Capitã Marvel passou a se chamar Fóton. Depois mudou de nome de novo para Pulsar. E hoje é conhecida como Espectro.
Luke Cage (Marvel Comics)
Nascido na década de 70, fruto do Blaxploitation, Luke Cage foi um negro do Harlem condenado por um crime que não cometeu. Na cadeia, foi submetido a um procedimento experimental que acaba lhe dando super-força e uma pele inquebrável.
Luke Cage foi o primeiro herói negro a ter sua própria revista. E algum tempo depois, a dividir um título com seu parceiro Punho de Ferro, no título Heróis de Aluguel. Luke Cage já foi líder dos Vingadores e dos Thunderbolts. Em 2016 estreou sua própria série na Netflix, com 2 temporadas de 26 episódios além de participação na série dos Defensores.
Irmão Vodu (Marvel Comics)
Jericho Drumm, após a morte de seu irmão gêmeo, Daniel Drumm, passa a estudar artes místicas relacionadas ao vodu e com a ajuda do espírito do seu irmão, se torna um protetor do Haiti.
Ao longo de sua carreira heroíca, o Irmão Vodu participou de aventuras ao lado do Dr. Estranho, Homem-Aranha, Pantera Negra, Cavaleiro da Lua, entre outros. Durante os eventos do Reinado Sombrio, ele passou a ser possuidor do Olho de Agamotto, se tornando assim o novo feiticeiro supremo da terra, até ser morto num sacrifício para salvar nossa dimensão.
Como ninguém fica morto no mundo dos quadrinhos, o Irmão Vodu (ou Dr. Vodu) já está vivo e sua última aparição foi na revista Vingadores Selvagens, despedida do brasileiro Mike Deodato Jr. da Casa das Ideias.
Silhueta (Marvel Comics)
Silhueta Chord é uma mutante, integrante da equipe Novos Guerreiros, que apareceu pela primeira vez em 1990 na segunda edição da equipe de heróis adolescentes. Após as pernas serem paralisadas devido a lesões por arma de fogo, Silhueta passou a usar um par de muletas e órteses na perna – como um exoesqueleto.
No entanto, o poder mutante de Silhueta é de manipulação da força negra, com teletransporte de curtas distancias, viajar pela sombra, manipulação de energia escura e capacidade de se tornar uma sombra viva.
Pantera Negra (Marvel Comics)
Eis que chegamos no mais famoso. Internacionalmente conhecido por leitores e não leitores. O Rei de Wakanda, T’Challa, o Pantera Negra.
Pantera Negra foi criado ainda na década de 60, na HQ do Quarteto Fantástico. De lá pra cá, o Pantera Negra não só cresceu, como se tornou o personagem negro mais popular do mundo, tendo estrelado um filme aclamado por público e crítica ao trazer para o mainstream o conceito do afrofuturismo – confira a crítica do filme e saiba mais aqui e aqui.
O mais interessante das HQs do Rei de Wakanda é que, apesar de ser o personagem principal, muitos outros personagens cresceram e se popularizaram em torno dele. Sua Irmã Shuri, que portou o manto do Pantera Negra durante um tempo e as Dora Milaje são exemplos de protagonismo feminino negro dentro dos quadrinhos – como mencionamos nesta matéria. E é claro, a Rainha de Wakanda que todos amamos, a Tempestade.
Recentemente a morte inesperada de Chadwick Boseman, que interpretou T’Challa no MCU, chocou o mundo. Confira nossa matéria em homenagem ao ator aqui.
Falcão (Marvel)
Um dos mais antigos parceiros do Capitão América, Sam Wilson ganhou poderes de se comunicar telepaticamente com pássaros – em especial, a águia Asa Vermelha. Depois, com ajuda do Pantera Negra, conseguiu um traje que lhe permitia voar. Desde então, tem combatido o crime como o Super-herói Falcão.
Em alguns momentos, Sam acabou trabalhando com a Shield e os Vingadores. Mas um dos seus momentos de maior destaque nas HQs foi quando ele foi escolhido para ser o novo Capitão América. Arco muito bem adaptado na série Falcão e o Soldado Invernal. No MCU ele é interpretado pelo ator Anthony Mackie
Mancha Solar (Marvel)
Roberto da Costa, um dos mais importantes e conhecidos super-heróis brasileiros das HQs, começou sua carreira nos Novos Mutantes, mas já fez parte dos X-Men, X-Force, Clube do Inferno… e até dos Vingadores!
Seus poderes são de absorver e converter energia solar em força e resistência sobre humana. Roberto é tão poderoso que é considerado um mutante nível omega.
Vale destacar que o herói já ganhou uma versão live action no filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, onde foi interpretado pelo ator mexicano Adan Canto.
Nick Fury Jr. (Marvel)
A Vida imita a arte que imita a vida que imita a arte.
Samuel L. Jackson inspirou a versão Ultimate do espião e líder da Shield, Nick Fury. Quando o personagem foi adaptado para as telas, parecia que Samuel L. Jackson havia nascido para aquele papel. Porém, o universo 616 precisava de um Nick Fury que fosse parecido com aquele do cinema.
Então, surge um filho secreto do Nick Fury Sr.
O Nick Fury Jr, também conhecido como Marcus Johnson, já tomou o lugar do pai e agora é uma das figuras mais icônicas do multiverso Marvel.
Misty Knight (Marvel)
A detetive da NYDP, Mercedes “Misty” Knight, perdeu o braço em um ataque terrorista. Reconhecendo seu heroísmo, Tony Stark, o Homem de Ferro, desenvolveu um braço biônico para Misty.
Grande lutadora, estrategista, Misty esteve, junto com sua parceira Colleen Wing à frente dos Heróis de Aluguel, equipe de super-heróis que podem ser contratados para alguns serviços.
A personagem foi adaptada em Live Action nas séries da Marvel para a Netflix, interpretada pela atriz Simone Missick.
Máquina de Guerra (Marvel)
Um dos maiores amigos de Tony Stark, o Tenente Coronel da Marinha dos EUA, James Rupert “Rhodey” Rhodes, assumiu o manto do Homem de Ferro quando Tony tinha sucumbido ao alcoolismo. Depois de um tempo, Tony construiu uma armadura para Rhodes, conhecida como Máquina de Combate.
O herói fez parte dos Vingadores e Vingadores da Costa Oeste, da Shield, dos Defensores Secretos. Já apareceu na série animada do Homem de Ferro dos anos 90 e do final dos anos 2000, nos desenhos dos Vingadores de 2010 e 2013.
Mas o grande destaque mesmo, foi sua participação no MCU, originalmente interpretado pelo ator Terrence Howard, porém substituído no segundo filme do Homem de Ferro pelo ator Don Cheadle.
Nossa lista chegou ao fim, mas ainda existem muitos outros Super Heróis negros que você precisa conhecer.
Lembrou de algum que está faltando aqui? Comente com a gente nas redes sociais.
Fique ligado no Ultimato do Bacon e confira nossas outras listas clicando aqui!
Créditos:
Texto: Daniel Miranda – @negrogeek
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse e Alexandre Baptista
Matéria originalmente publicada em 06 de Agosto de 2020. Atualizada em 20 de novembro de 2021.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!