A história de origem de Dick Grayson como parceiro mirim do Batman já foi explorada em diversas versões diferentes tanto nas HQs quanto em animações e até em filmes. Robin & Batman de Jeff Lemire e Dustin Nguyen retorna a esse período para tentar dar um enfoque diferente. A narrativa proposta é mais emocional e retrata de forma direta a dor do jovem que perdeu os pais e a inaptidão do Cavaleiro das Trevas ao lidar com crianças.
Robin & Batman de Jeff Lemire e Dustin Nguyen foi originalmente lançado em formato minissérie em 3 edições no ano de 2022 nos EUA. A obra chegou ao Brasil no mesmo ano pelas mãos da Panini Comics em uma bela edição capa dura com 150 páginas.
Dica para o leitor: Quer conhecer as grandes obras do Cavaleiro das Trevas? Confira nossa lista de Melhores HQs do Batman!
Dick Grayson conhece outros jovens heróis na HQ Robin & Batman de Jeff Lemire e Dustin Nguyen
A Trama da HQ Robin & Batman de Jeff Lemire e Dustin Nguyen
A história de origem do Robin e seus primeiros momentos ao lado de Batman e Alfred são recontados nessa HQ de Jeff Lemire e Dustin Nguyen. A obra tem um enfoque bem emocional e a ação acaba ficando em segundo plano. Isso não é ruim, muito pelo contrário. Contar uma história que já foi explorada tantas vezes é um desafio e acho que a dupla responsável pela obra acerta ao tentar dar um ar diferente para a narrativa.
O foco aqui é na vida pessoal de Dick Grayson. Acompanhamos o personagem pouco tempo depois de ele ter se mudado para a Mansão Wayne. Mesmo sob protestos de Alfred, o jovem está sendo treinado para se tornar o parceiro mirim do Batman. Os debates entre os dois tutores do jovem são frequentes e – em alguns momentos – acalorados.
Me arrisco a dizer que em 99% das vezes o Cavaleiro de Gotham está errado e é interessante perceber como ele e o próprio Dick estão tão mexidos com seus traumas que parecem não enxergar os erros que estão cometendo. Temas como obediência, infância, dever e privacidade acabam ganhando vez nos debates.
Dick Grayson sai em missão pela primeira vez em Robin & Batman de Jeff Lemire e Dustin Nguyen
Em meio a esse ambiente atribulado, vemos um jovem que busca achar sua voz e seu lugar. Sua vida social na escola é no mínimo catastrófica e o personagem mostra um humor que se alterna bastante entre a melancolia (contra a qual ele tenta lutar) e o otimismo. Esses momentos pessoais de Dick são, inclusive, o que fazem a leitura valer a pena. Jeff Lemire parece querer explorar bem os detalhes que tornam o jovem tão diferente do seu mentor.
A HQ faz questão de revisitar alguns momentos históricos como a origem do primeiro uniforme e do nome de “guerra” do herói, seu primeiro contato com a Liga da Justiça, seu primeiro confronto com um grande vilão e sua primeira missão com os Titãs.
A arte de Dustin Nguyen é simplesmente deslumbrante e ela ajuda a HQ a adquirir um ar único. O roteiro de Jeff Lemire tenta fugir do óbvio abordando as questões com a ótica de Dick e a leitura acaba sendo interessante e fluída.
Se você é um leitor “com bagagem” que já leu e visitou a origem de Robin muitas vezes, a história acaba não trazendo nada de muito “surpreendente” ou “novo”. Para o leitor antigo a obra pode até entreter mas é só.
Honestamente, acho que esses eventos que já foram contados e recontados muitas vezes precisam de um motivo/visão forte para serem revisitados. Nada contra novas histórias de origem de grandes personagens dos quadrinhos, mas se elas forem iguais ou muito similares a outras versões fica o questionamento: precisava?
O novo parceiro mirim do Batman conhece a LJA em Robin & Batman de Jeff Lemire e Dustin Nguyen
Como leitor, fiquei empolgado quando vi que Jeff Lemire e Dustin Nguyen iam trabalhar em uma nova versão da origem do primeiro Robin. Acreditava que eles pudessem trazer um enfoque novo e ousado para a origem do herói – como falei acima: acredito que revisitar eventos deve ser algo feito com um bom motivo.
Não vou dizer que a trama de Robin & Batman de Jeff Lemire e Dustin Nguyen é ruim – longe disso. A HQ tem um ritmo interessante e aborda a vida do novo parceiro do Batman em várias frentes: em casa (na mansão Wayne), no “trabalho” (seu relacionamento com seu mentor e outros heróis) e na escola (bullying e amizades “normais” são tema recorrente nessa frente).
O problema é que Lemire e Nguyen estão recontando uma história muito conhecida e ela pode ser “óbvia” para os leitores mais antigos. Me diverti com a leitura, mas confesso que esperava mais. Se a ideia era só atualizar o conto para novos leitores, o trabalho funciona bem. Se o objetivo era divertir e emocionar os antigos, para mim ficou devendo.
Se você é um leitor que teve pouco contato com o universo do Batman e não conhece (ou quer explorar mais) a origem do primeiro parceiro mirim do herói, a obra Robin & Batman de Jeff Lemire e Dustin Nguyen certamente vai agradar. Apesar de a ação estar em segundo plano, a obra traz bons confrontos que estão recheados embates dignos dos quadrinhos de Gotham.
A pegada emocional da HQ consegue envolver o leitor especialmente no núcleo composto por Alfred, Batman e o jovem Dick. Uma leitura boa e interessante que é prazerosa se você alinhar suas expectativas e não esperar inovação e ousadia – o famoso “arroz com feijão” bem feito.
Quer conhecer grandes obras desse autor? Confira nossa lista de Melhores HQs de Jeff Lemire
Avaliação: Bom!
Compre Robin & Batman de Jeff Lemire e Dustin Nguyen Clicando na Capa Abaixo:
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!