Sabe quando você compra uma HQ sem saber absolutamente nada sobre ela e é surpreendido positivamente? Essa foi a minha experiência com Parque Chas de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso. Confesso que adquiri a obra por conta do nome de Risso (de quem sou muito fã) e me surpreendi com um roteiro inspirado que prende o leitor do começo ao fim. As pouco mais de 150 páginas da HQ passam voando!
Parque Chas de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso foi lançado originalmente entre 1987 e 1992 e chegou ao Brasil em 2023 em uma linda edição capa dura da Comix Zone. A versão nacional publica na íntegra tudo que foi lançado desse universo.
Dica para o leitor: Se você é fã de Eduardo Risso vale conferir nossas matérias sobre 100 Balas, Torpedo 1972 e Fulù – todas obras lançadas no Brasil!
Ação, reviravoltas e muita loucura esperam pelo leitor em Parque Chas de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso
A trama da HQ Parque Chas de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso
A obra de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso lembra muito um bom episódio da série Twilight Zone – ficção científica misturada com leves doses de terror e muitos “causos” inexplicáveis. O título da obra é o nome do bairro onde as tramas se passam e ele parece uma espécie de região mística que atrai tudo que é inexplicável e estranho.
Nosso protagonista se envolve com as loucuras do Parque Chas e se torna obcecado por elas após alugar um apartamento incrível com um baixo preço que tem apenas um porém: uma janela estranha que nunca pode ser aberta. Os mistérios da janela e a beleza da dona do imóvel logo povoam o imaginário desse locatário que não tarda muito a quebrar as regras.
Referências a grandes personagens das HQs aparecem em Parque Chas de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso
Atormentado pelos mistérios e pelos sonhos que teve no apartamento (seriam sonhos?), nosso protagonista embarca em uma jornada de descoberta e começa a reunir contos misteriosos e estranhos que aconteceram no local.
Desde carros assassinos (no melhor estilo Stephen King) até encontros com crianças malignas, tudo acontece no local. E essas histórias fazem nosso protagonista ficar cada vez mais obcecado.
O grand finale dessa HQ vem justamente quando nosso protagonista reencontra a dona do apartamento com a misteriosa janela. É desse encontro que descobrimos as explicações de tudo que acontece ao redor do mítico bairro.
Nesse sentido Ricardo Barreiro e Eduardo Risso não têm medo de abraçar o absurdo e é impressionante como as mirabolantes explicações tem sentido e acabam criando (propositalmente) paralelos interessantes com a realidade.
Histórias incríveis chegam ao ouvido do protagonista na HQ Parque Chas de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso
Parque Chas de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso é uma obra incrível que vai agradar – e muito! – os fãs de uma boa ficção científica. A arte de Risso impressiona e dá vida de forma magistral ao inspirado roteiro de Ricardo Barreiro.
O ritmo invejável, as boas propostas de contos e a potente explicação final se somam à arte impressionante de Risso para criar uma obra que prende o leitor do começo ao fim. O tipo de leitura que você não esquece.
Uma ótima pedida!
Avaliação: Excelente!
Compre Parque Chas de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso Clicando na Capa Abaixo:
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!