Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo – O Ultimato

Em 27 de Set de 2023 • 5 minutos de leitura

Qual o peso do Capitão América para os EUA? O que ele representa para os mais novos? Ele ainda é capaz de inspirar gerações e fazer a diferença? A minissérie em cinco partes chamada Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo aborda justamente essas questões ao mostrar o impacto do manto e do escudo em diferentes partes dos EUA. A trama empolga, tem bons momentos e é capaz de apresentar novos e cativantes personagens sem necessariamente inovar ou se arriscar muito.

Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo conta com grandes nomes comandando a arte: Jan Bazaldua, Dale Eaglesham e Ron Lim. Originalmente lançada em 2021, a obra chegou ao Brasil em 2022 em “Os Vingadores” #37 – #41 da Panini Comics. Vale dizer que a narrativa não pressupõe nenhum conhecimento prévio e se você conhece o básico do capitão e seu legado dá pra embarcar sem medo!

Dica para o leitor: Se você é fã do maior líder da Marvel Comics não deixe de conferir nossos reviews sobre Capitão América Branco de Jeph Loeb e Tim Sale e Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker

Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo (4)

O pensativo Steve Rogers embarca em uma aventura incrível na HQ Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo

A Trama da HQ Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo

É importante começar dizendo que essa é uma HQ que impressiona se você estiver disposto a refletir. Ela funciona como uma “aventura padrão” mas sua força vem de vermos o principal símbolo dos EUA na Marvel reavaliando a função do sonho americano e a própria relação entre o povo do país. A trama começa de forma melancólica e mostra Steve Rogers limpando o seu icônico escudo – que ficará em uma exposição durante alguns dias.

O momento reflexivo do herói logo é interrompido por um vilão vestido de… Capitão América! O misterioso vilão é um velocista e seu alvo é o escudo de Rogers. Uma perseguição tem início e as coisas não parecem boas para o bom e velho capitão – que simplesmente não consegue alcançar o “Capitão América falso”.

Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo (3)

Steve Rogers salva um Capitão América (?) na HQ Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo

Mesmo recebendo a ajuda do Falcão, o herói não consegue recuperar seu escudo e com isso se inicia uma perseguição que vai atravessar os EUA. O objetivo do malfeitor parece ser destruir o mito do herói americano e Steve precisa correr contra o tempo se quiser que isso não aconteça.

O interessante é que no meio dessa perseguição ele conhece um garoto que se veste de Capitão América para proteger seus amigos que moram e vagam pela linha do trem. Essa descoberta revela que existe uma rede de “capitães américa” que atuam localmente em diversas partes dos EUA. A inspiração é maior do que Rogers imaginava!

As andanças do protagonista não são solitárias e aos poucos ele ganha a companhia de outros heróis que vestiram o manto e o escudo nas HQs (Falcão, Soldado Invernal.. e até John Walker se unem!). Tudo isso enquanto conhece os “benfeitores do dia a dia” que se vestem com as cores e se inspiram nos feitos heróicos do Capitão.

Apesar do plot “precisamos recuperar o escudo” ser interessante, é inegável que é a interação entre os vários capitães américa (sejam eles novos ou antigos) que faz a leitura valer a pena. Josh Trujillo é hábil ao mostrar como a personalidade de cada um impacta no modus operandi de forma que eles tenham diferenças mas nem por isso deixem de honrar e representar o símbolo.

Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo

Diversos Capitães América aparecem na HQ Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo

Além da trama principal, as HQs trazem ainda pequenas narrativas que contam a origem e as histórias marcantes de cada um dos novos “capitães américa”. A pluralidade de histórias impressiona e por mais que falte carga dramática em alguns momentos (a ideia parece ser deixar os contos leves) é inegável que elas funcionam. As roupas desses novos heróis são muito inventivas e surpreendem pela criatividade e personalidade.

Minha única ressalva é com relação ao desfecho. Esperava um fechamento épico por conta de toda a proposta da HQ mas confesso que a revelação do vilão e o confronto final foram meio decepcionantes. Isso não invalida (de forma alguma!) a leitura mas fica aquela sensação de que faltou “capricho” no fechamento. A ideia é boa mas talvez tenha sido corrida demais – uma ou duas edições adicionais teriam feito bem a minissérie (e talvez tivessem dado mais espaço para todos os “capitães”).

Os Estados Unidos do Capitão América de Josh Trujillo é uma daquelas HQs que tem uma premissa tão boa e tão interessante que nem a execução apressada e falha (em alguns momentos) é capaz de tirar seu brilho. A trama funciona bem e é capaz de gerar reflexão (principalmente no começo) naqueles que estiverem abertos a mergulhar nos pensamentos de Steve.

Ela também funciona muito bem como uma história de aventura que se propõe a mostrar a força de um dos maiores e mais inspiradores heróis da Marvel Comics. O desfecho do “roubo do escudo” deixa a desejar, mas nem isso tira o brilho e a magia de ver todos os Capitães América reunidos com uma nova geração que se inspira neles para lutar suas batalhas diárias.

Uma boa leitura para os fãs do Capitão e do universo Marvel!

Conheça mais do Capitão América “linha dura” na nossa matéria Vale a pena ler a fase de John Walker como Capitão América?

Avaliação: Bom!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias relacionadas