A HQ Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni (com cores de Gaspard Ivan) é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores espetáculos gráficos que já vi em quadrinhos. A arte da HQ é o seu grande ponto forte e por mais que o roteiro steampunk de Denis-Pierre Filippi seja interessante, sem o trabalho feito pela equipe responsável pela arte e pelas cores podemos dizer que essa seria só mais uma boa HQ da Disney.
Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni foi lançado no Brasil em 2021 e marca a estreia do selo “BD Disney” da Panini Comics. Teremos nele os álbuns produzidos pela Glénat para o mercado francês. As histórias do selo trazem representações dos tradicionais personagens da Disney com abordagens novas e alternativas!
Quer ler um clássico com “cara” de Disney? Confira nosso review sobre Drácula de Bram Ratoker!
A arte é o grande ponto forte da HQ Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni
A trama da HQ Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni
Imagine um futuro distópico e bem steampunk onde combustível é um problema e a ciência avançou de forma bem diferente do nosso mundo. É nesse cenário que encontramos a equipe composta por Mickey, Minnie e Pateta. Os três são exploradores que estão sempre atrás de naufrágios antigos que possuem “coralite” (uma espécie de combustível que ficou raro e difícil de ser encontrado).
O problema que o time enfrenta é a concorrência de João Bafo de Onça, um trambiqueiro que sempre aparece na hora certa para roubar os espólios de Mickey e Cia.
A história se desenvolve mostrando o time Mickey desenvolvendo uma unidade de mergulho que funciona por controle cerebral – a ideia do time é ganhar o concurso que busca um artefato que consiga ficar submerso na famosa “fossa das Nemedas”.
Após participar e ganhar o concurso, o time descobre que as intenções do professor Tiraprosa não eram tão puras e científicas assim e o inventor acaba deixando o oceano flutuante após usar seu sistema de “inversão de polaridade” na água do mar – tudo isso para tentar recuperar a tal “coralite”.
Com isso passamos a ter, por exemplo, tempestades de água com tubarões dentro! Uma verdadeira catástrofe planetária – e é nesse ponto que a HQ fica realmente interessante, tanto pelo roteiro que consegue surpreender como pela arte que entrega cenários completamente insanos.
Mickey descobre o que Tiraprosa causou na HQ Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni
O roteiro criado por Denis-Pierre Filippi é interessante e brinca com muitos conceitos “científicos” para criar ameaças e situações inusitadas. Em pouco mais de 60 páginas ele consegue criar um mundo novo que é bem crível e fascinante – além de manter a leveza e o tom aventuresco que são tão característicos das obras Disney.
Mas o que faz essa HQ realmente sair do lugar comum é a arte. Cada painel é uma verdadeira obra prima. As cores vibram e Silvio Camboni projeta os quadros de forma que os cenários sempre sejam muito valorizados. Consegue imaginar as belas pinturas que temos com um oceano flutuante?
Algumas vezes me pego pensando: Que HQ seria boa para iniciar um jovem leitor nos quadrinhos? É difícil trabalhar com Marvel e DC por conta das cronologias pouco convidativas e por conta da necessidade de acompanhamento constante. Quando terminei a leitura de Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni fiquei com a sensação de que essa é uma HQ perfeita para presentear um não leitor de HQ´s.
Apesar do preço não convidativo (em torno de R$60,00), a obra vale a pena e entrega um roteiro fechado, simples, divertido e com artes que deixam qualquer leitor impressionado! Uma ótima pedida (principalmente em uma eventual promoção).
um oceano flutuante é o problema do mundo na HQ Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni
Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni é uma HQ que vai agradar os fãs de histórias leves com clima de aventura por conta de seu roteiro simples e direto (e bem criativo!).
A arte, o ponto alto do espetáculo, impressiona com painéis grandes que mostram muito bem os cenários desse mundo steampunk – o formato gigante (20.5X31.5 cm) mantido pela panini é um grande acerto e deixa a experiência de leitura ainda mais interessante . Uma HQ sem contra indicação que merece ser lida e admirada muitas e muitas vezes!
Avaliação: Excelente!
Compre Mickey e o Oceano Perdido clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!