Kick-Ass de Mark Millar – Guia de Leitura

Em 20 de Jul de 2023 • 5 minutos de leitura
Kick-Ass de Mark Millar

Kick-Ass de Mark Millar foi uma HQ que rendeu alguns derivados e, com mudanças na editora onde eram publicados, gerou novas edições com nomes diferentes. O guia de leitura de hoje vem tirar a dúvida de alguns leitores que, depois de entender o que rolou/está rolando nesta coleção vão dizer “ah, mas nem precisava de guia de leitura então”.

Sim, fazer um ovo parar em pé é fácil, depois que você descobre como fazer!

Kick-Ass é o codinome de dois heróis do Millarworld. O primeiro, Dave Lizewski, depois de lutar contra a máfia genovesa abandona o uniforme, entrando para a força policial. É então que a “nova garota”, uma veterana da guerra do Afeganistão e mãe solteira, Patience Lee, adota o uniforme de Kick-Ass.

Mark Millar criou e publicou originalmente o personagem entre 2008 e 2014 pela Marvel, no selo Icon Comics. Com Dave Lizewski sob a máscara de Kick-Ass, o personagem ganhou um filme homônimo em 2010 e uma sequência em 2013 com Kick-Ass 2. Este filme de 2013 resume a história dos volumes 2 e 3 dos encadernados originais; um filme final para a trilogia do personagem nos cinemas nunca foi realizado, mas abordaria a história do volume 4.

No entanto, em 2018 Mark Millar passou a publicar a nova série do personagem e seus companheiros, agora pela Image Comics. Patience Lee assume o manto de Kick-Ass e Hit-Girl, agora mais velha, ganha um título próprio e sai pelo mundo.

Isso explica porque temos os títulos originais republicados com nomes diferentes atualmente e toda a confusão sobre o que é novo, o que é republicação, o que é inédito.

Vamos lá?

Kick-Ass de Mark Millar – Os anos de Dave Lizewski

São as HQs originais de Mark Millar com o personagem, aquelas que viraram dois filmes em 2010 e 2013. Quando ganharam um encadernado pela Marvel, foram chamadas no Brasil de Kick-Ass: Quebrando Tudo; Hit-Girl: Prelúdio para Kick-Ass 2; Kick-Ass 2 e Kick-Ass 3 pela Panini.

Republicados pela Image, tiveram um novo título pela Panini também, para acompanhar o fluxo: Kick-Ass – A Era de Dave Lizewski – Volume #1 a 4.

Kick-Ass: Quebrando Tudo! (2010)
Kick-Ass – A Era de Dave Lizewski – Livro Um (2019)
Reúne as edições originalmente publicadas em Kick-Ass (2008) #1-8 entre 2008 e 2009.

Hit-Girl: Prelúdio para Kick-Ass 2 (2013)
Kick-Ass – A Era de Dave Lizewski – Livro Dois (2019)
Reúne as edições originalmente publicadas em Hit-Girl (2012) Millarworld #1-5 entre 2012 e 2013.

Kick-Ass 2 (2013)
Kick-Ass – A Era de Dave Lizewski – Livro Três (2019)
Reúne as edições originalmente publicadas em Kick-Ass 2 (2010) #1-7 entre 2010 e 2012.

Kick-Ass 3 (2015)
Kick-Ass – A Era de Dave Lizewski – Livro Quatro (2019)
Reúne as edições originalmente publicadas em Kick-Ass 3 (2013) #1-8 entre 2013 e 2014.

Ou seja, se você tem os originais, não precisa – a menos que seja um colecionador verme como alguns aqui do UB – comprar nenhum volume de Kick-Ass – A Era de Dave Lizewski.

Kick-Ass de Mark Millar – Hit-Girl viaja o mundo

São as novas histórias da Hit-Girl, depois que Dave desiste de ser super-herói e entra para a polícia. O antigo volume Hit-Girl: Prelúdio para Kick-Ass 2 não entra aqui!

Esta fase nova é de 2018 pra frente e considera só as novas aventuras de Mindy McCready, solo. Depois da primeira HQ, escrita por Mark Millar, as demais contam com a presença de convidados ilustres como Peter Milligan, Jeff Lemire, Rafael Albuquerque, Daniel Way e Kevin Smith.

Fazem parte da lista, até agora:

  • Hit-Girl: Colombia (Hit-Girl in Colombia)
  • Hit-Girl: Canadá (Hit-Girl in Canada)

  • Hit-Girl: Roma (Hit-Girl in Rome)
  • Hit-Girl: Hollywood (Hit-Girl in Hollywood)
  • Hit-Girl: Hong Kong (Hit-Girl in Hong Kong)

  • Hit-Girl: India (Hit-Girl in India)

Kick-Ass de Mark Millar – A Nova Garota

São as aventuras de Patience Lee como Kick-Ass, publicadas somente pela Image Comics a partir de 2018 e que não tem nada a ver com os filmes já lançados.

Como já mencionamos antes, Patience assume o manto de Kick-Ass e sai chutando bundas por aí de um modo mais experiente do que Dave fazia no começo… afinal, como comparar uma ex-combatente da guerra do Afeganistão com um garoto meio nerd que leia revistinhas de super-heróis?

Negra e mãe solteira, suas histórias têm similaridades com as da Dave em alguns pontos, mas caminham por outros caminhos BEM diferentes em outros. É um material que realmente mostra a evolução de uma franquia e vale bastante a pena de ser conferido.

Até agora são 3 volumes nos Estados Unidos, dos quais 2 já saíram pela Panini no Brasil.

  • Kick-Ass: A Nova Garota – Livro Um
  • Kick-Ass: A Nova Garota – Livro Dois
  • Kick-Ass: A Nova Garota – Livro Três

Kick-Ass de Mark Millar – Kick-Ass vs Hit-Girl

A viagem pelo mundo de Mindy McCready leva a Hit-Girl de volta a Albuquerque e em rota de conflito com Patience Lee, a nova garota vestindo o uniforme de Kick-Ass!

A série terá 5 edições de banca nos EUA e seus dois primeiros números estão programados para serem lançados até Março de 2021. A primeira saiu em Novembro de 2020, mas não temos previsão de quando esta parte da saga chega ao Brasil, se terá formato individual, ou se veremos os 5 volumes em um encadernado:

Em uma decisão editorial interessante, a panini lançou, em dezembro de 2021, essa run em um encadernado, como parte da série A Nova Garota.

  • Kick-Ass: A Nova Garota – Livro Quatro

  • E com isso chegamos ao fim, por equanto, deste guia! Com certeza ele será atualizado tão logo a Panini publique o material restante no Brasil – ou caso Mark Millar crie mais histórias deste universo situado dentro do Millarworld!

    E aí, curtiu o guia? Faltou alguma coisa?

    Não deixe de dizer o que achou nas redes sociais!


    Créditos:

    Texto e Edição: Alexandre Baptista

    Black Mirror Bandersnatch - O Ultimato 26

    Imagens: Reprodução

    Guia publicado originalmente em 15 de junho de 2020. Atualizado em 20 de julho de 2023.


    Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

    Conheça nosso grupo no WhatsApp!

    Notícias relacionadas