Já ouviu falar de Haikyuu!!, não? Como assim? Onde você estava este tempo todo? Até outras dimensões já ouviram a respeito “daquele anime de vôlei”, conforme um amigo pessoal costuma dizer. No entanto, seria demasiado reducionista ou simplista designar Haikyuu!! a estes termos, afinal, o anime adaptado da obra original do mangaká Haruichi Furudate (e que será lançado no Brasil pela Editora JBC) traz à tona a nostalgia das quadras de vôlei que assistíamos na televisão durante a década de 90 e até hoje fazem tremendo sucesso no Brasil e Japão.
Além disso, o anime produzido pelo estúdio Production I.G (Ghost In The Shell, Psycho-Pass e Kuroko No Basket, dentre outros) aprofunda em temáticas como amadurecimento, espírito de equipe, relações interpessoais, amizades, rivalidades e ação, muita ação nas quadras. Confira com a gente a análise da 1ª temporada de Haikyuu!!
.
Apresentando Haikyuu!!
.
Em Haikyuu!!, Hinata Shouyou e Tobyo Kageyama (dois protagonistas principais) possuem talentos e defeitos que deverão ser confrontados dentro e fora das quadras, afinal, ambos detêm uma força de vontade que ultrapassa barreiras. Hinata, ao assistir uma partida de vôlei pela televisão, nutre uma imensa paixão pelo esporte e deseja se tornar o melhor das quadras. No entanto, seu grande adversário é Kageyama (também conhecido como “Rei das Quadras”), talentoso jogador egocêntrico e de pavio curto.
.
Hinata vs Kageyama: quem é o melhor?
.
Numa mistura bem-vinda de shonen (categoria de mangás destinados ao público adolescente, reconhecido por lutas grandiosas e personagens poderosos) e realismo, Haikyuu!! apresenta uma história de companheirismo e amadurecimento, possuindo o mérito de ser algo mais “pé no chão” e concentrando seu foco numa narrativa que capta a atenção de quem assiste ao explicar as motivações por trás dos personagens de maneira emocionante.
.
Uma Jornada Além das Quadras de Vôlei
.
Outro grande acerto do anime pode ser encontrado na evolução e crescimento dos demais personagens coadjuvantes: Daichi, Sugawara, Asahi, Nishinoya, Tanaka, Tsukushima e Yamaguchi, dentre outros, formam uma equipe tão carismática que dá gosto ver cada um deles em seus momentos de brilho – o protagonismo dos jogadores explora várias camadas que podem até mesmo ser percebidas como reais.
.
.
Afinal de contas, gerar catarse e identificação é um processo notório em produções que primam pelo apelo emocional na hora de alcançar o espectador.
Durante os episódios, o time do Colégio Karasuno busca reintegrar os jogadores (até então, afastados) no intuito de enfrentar outros times de vôlei nas quadras. A primeira temporada de Haikyuu!! consiste, portanto, na jornada destes personagens para superar suas próprias barreiras e dificuldades de relacionamento no intuito de conseguir a vitória nos campeonatos estaduais contra os demais colégios.
.
O time do Colégio Karasuno em Haikyuu!!
.
Enquanto o time vai se formando, podem ser vistos os pontos altos e baixos da Karasuno durante os treinos, cenas cômicas de descontração e flashbacks que retratam o dia a dia de cada personagem. Medos e ansiedades são apresentados de maneira fabulosa, fazendo com que a gente se sinta no lugar dos jogadores e isto acaba despertando um sentimento de empatia – me peguei várias vezes, durante o anime, vibrando a cada saque, cortada de bola ou torcendo pela evolução destes garotos (confesso que Hinata e Nishinoya se tornaram meus xodós).
São 25 episódios que exploram a máxima do espírito de equipe, com sementes plantadas de amizade, rivalidade, solidariedade e competição que darão a tônica do anime, permitindo observar o desenvolvimento de cada integrante e surpreendente por abordar temas como aceitação, solidão, união e trabalhar egos inflados nos maiores momentos de tensão nas quadras (um dos episódios retrata muito bem o peso que Kageyama carrega nas costas devido ao fato de ser tão egoísta e não agir em equipe contra os times rivais, o que faz com que obtenha a alcunha de “Rei Solitário”).
.
Kageyama, o rei solitário em Haikyuu!!
.
Animação e Trilha Sonora Contagiantes
.
Embalado por uma animação fluída e trilha sonora que envolve desde o primeiro minuto, Haikyuu!! oferece uma imersão nas quadras de vôlei como nunca antes vista, é como que se o espectador estivesse dentro dos jogos e se emocionando a cada saque ou corte dos personagens – é impressionante o som que sai da palma das mãos dos jogadores e atinge a bola, bem como os gritos de torcida.
As músicas de abertura, “Imagination” (produzida pela banda japonesa Spyair), “Ah Yeah!!” (produzido por Sukima Switch) trazem uma pegada de rock/pop com riffs de guitarra e letras inspiradas que traduzem a essência de Haikyuu!! Além disto, a sonoplastia presente no anime – sons de saques, cortes de bola, corridas pela quadra e vôos realizados pelos jogadores durante os lances – são um deleite para quem ouve e presta atenção aos detalhes.
.
Um Anime Marcante
.
Umberto Eco disse, certa vez, que a ficção “nos proporciona a oportunidade de utilizar nossas faculdades para perceber o mundo ao redor” e isto Haikyuu!! tem de sobra, pois aponta para aquilo que nós buscamos: histórias de origens, protagonismo, jornadas de desenvolvimento e superação para vencer os maiores desafios da vida. Haikyuu!! extrapola as partidas das quadras para ir ao coração do espectador apresentando personagens e cenários tão críveis quanto nossa própria realidade.
Certamente, Haikyuu!! é um anime que ficará marcado na memória por muito tempo, quiçá para sempre. Se ainda não assistiu ou se emocionou com estes personagens, dê uma chance. O saldo final será positivo de todas as formas, seja entretenimento, diversão ou reflexão. Se gostou da temática esportes e animes, não perca as outras matérias presentes no Ultimato do Bacon.
.
Não deixe de conferir nossas listas com As Melhores Obras de Junji Ito, os melhores mangás de Akira Toriyama, os melhores mangás de Osamu Tezuka, a lista de melhores mangás shoujo e melhores mangás já publicados no Brasil, além de outras matérias e guias de HQs!
.
.
Avaliação: Ótimo!
.
Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!
Créditos:
Texto: André “Brasuka” – @brasuka10 e @comunicafic
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!