O livro Duna é considerado um dos maiores clássicos da ficção científica. Lançado em agosto de 1965, o livro de Frank Herbert influenciou diversas obras conhecidas do gênero. Duna Graphic Novel adapta o clássico literário em três volumes. Nesse primeiro volume já dá para ter uma noção de como o universo criado por Frank Herbert é rico.
E sim, esse foi o meu primeiro contato com o universo Duna. Mas será que a adaptação foi boa ao ponto de atrair meu interesse pelo material clássico que deu origem a Duna Graphic Novel?
.
Duna Graphic Novel Vol 1 – O Ultimato
.
Sinopse: Num futuro distante, a casa Atreides, liderada pelo duque Leto, se prepara para uma jornada até o planeta desértico de Arrakis. Também conhecido como “Duna”, esse lugar cercado de mistérios e perigos é a única fonte da substância mais valiosa do cosmos. O duque precisará se aliar aos nativos, os fremen, se quiser impedir que a casa Harkonnen assuma o controle do planeta. E é lá que seu filho, Paul, conhecerá seu destino. O jovem pode ser a chave de um plano traçado há séculos e uma peça importante no jogo de poderes do império.
Duna Graphic Novel Vol 1 (e também seus outros volumes) foi adaptada por Brian Herbert (filho de Frank Herbert) e Kevin J. Anderson. No prefácio os autores declaram que a proposta foi adaptar o livro de maneiro muito precisa, com sutis alterações para se adequar ao formato.
.
.
Duna Graphic Novel Vol 1 começa com um ritmo monótono, chega a ser confuso. Somos apresentados a diversos personagens de uma maneira um tanto confusa, passando uma sensação de que a trama foi compactada demais.
Porém a trama aguça a curiosidade do leitor e a partir de um determinado momento fica meio impossível parar de ler.
Duna Graphic Novel Vol.1 não é uma leitura das mais fáceis, para quem está mais acostumado com os gibis clássicos de super heróis, pode estranhar um pouco a leitura densa.
.
.
Não que seja complexo e difícil de entender, é apenas uma leitura que exige uma atenção maior do leitor, em especial pela velocidade com que a trama se desenrola e somos apresentados ao universo e a seus diversos personagens.
Mesmo o livro sendo uma obra de 1965, a adaptação Duna Graphic Novel Vol 1 aborda alguns temas muito atuais. A trama fala muito sobre disputa política e social, mas a linha principal e a famosa jornada do herói, com aquela abordagem “messiânica”, com profecias, escolhidos e tudo que tem direito.
.
.
Vale a pena ler Duna Graphic Novel Vol 1 ?
.
Mesmo tendo achado a leitura um tanto cansativa nas primeiras páginas, Duna Graphic Novel Vol 1 não só me agradou bastante, como despertou imensamente meu interesse na saga, o que me fez buscar a obra original e iniciar a leitura,
A trama, mesmo com diversos clichês, afinal estamos falando de uma adaptação de um livro de mais de 50 anos, é inteligente e instiga o leitor. Ao final a de leitura, estava ansioso para ver o desenrolar da história.
A arte casa muito bem com a história, os designs são muito interessantes e impressiona em como Frank Herbert em 1965 abordava algumas tecnologias.
.
E você, já leu Duna? Diga em nossas redes sociais e se você curte ficção científica, não deixe de conferir nossas matérias das HQs Seven To Eternity, Projeto Manhattan e Tokyo Ghost.
Confira também: As Melhores HQ´s de Mark Waid, Melhores HQ´s de Grant Morrison, As Melhores Hqs de Garth Ennis e Melhores HQ´s de Scott Snyder!
.
.
Avaliação: Ótimo!
.
Compre Duna Graphic Novel Vol 1 clicando na capa abaixo!
.
.
Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!
Créditos:
Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!