Se você busca uma boa história de aventura com um clima leve mas que ainda tem espaço para muitas reflexões e temas relevantes, o personagem criado por Hugo Pratt em 1967 é uma boa pedida. Corto Maltese Sob o Sol da Meia Noite de Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero é, inclusive, um bom ponto de partida para leitores que nunca tiveram nenhum contato com o universo criado por Pratt e nos oferece uma história fechada sem necessidade de conhecimentos prévios!
Corto Maltese Sob o Sol da Meia Noite de Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero foi originalmente lançado em 2015 e chegou ao Brasil em 2021 em uma bela edição da Trem Fantasma. Vale dizer que a edição nacional é recheada de extras que nos ajudam a saber mais sobre o rico mundo criado por Pratt.
Dica para o leitor: Quem quiser conhecer mais da obra de Juan Díaz Canales pode mergulhar em uma de suas grandes criações Blacksad. E quem quiser conhecer outra obra de Hugo Pratt, pode conferir nosso review sobre Morgan – também lançado no Brasil pela Trem Fantasma!
Corto Maltese enfrenta muitos desafios para cumprir uma promessa feita para um velho amigo na obra de Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero
A trama de Corto Maltese Sob o Sol da Meia Noite de Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero
A aventura de Corto Maltese escrita por Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero começa bem agitada com o final de uma jornada que o protagonista e seu amigo Ras estão fazendo em trilhas do Ártico. Esse início é ótimo para estabelecer o clima da trama e a personalidade de Corto – que se mostra divertido, carismático e cheio de recursos!
A trama avança e nos mostra a verdadeira aventura que irá contar. Corto recebe duas cartas de Jack London, um antigo amigo que está doente. Na carta endereçada para o protagonista, ele pede a Corto que entregue a segunda correspondência para Waka Yamada, uma linda mulher com quem Jack teve um relacionamento durante a corrida do ouro em Dawson City. E assim se inicia a grande aventura de Corto nessa HQ!
As interações de Corto Maltese com seus amigos e companheiros de viagem são um dos grandes atrativos da HQ!
É difícil falar sobre a jornada de Corto em busca de Waka Yamada se dar spoilers mas o que podemos dizer é que é uma busca cheia de reviravoltas interessantes que incluem contato com “revoluções” não tão bem intencionadas, ladrões e até misteriosos personagens que buscam ganho próprio em terras americanas.
É impressionante como Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero conseguem, em menos de 90 páginas, abordar diversos assuntos diferentes (e relevantes!) dando espaço para que personagens muito carismáticos e interessantes se desenvolvam. Apesar do clima de aventura, confesso que para mim foi esse cuidado ao desenvolver os personagens que realmente me prendeu a trama.
Corto Maltese Sob o Sol da Meia Noite de Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero é uma HQ divertida e surpreendente que traz o clima de aventura estampado em todas as suas páginas.
A jornada de Corto nessa HQ é interessante e todos os personagens que cruzam o seu caminho são extremamente carismáticos e divertidos – o que só torna a HQ ainda mais impressionante. Uma leitura leve e ágil que traz um clima de nostalgia muito interessante em todo seu desenvolvimento!

Avaliação: Ótimo!
Compre Corto Maltese Sob o Sol da Meia Noite de Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!