O ódio e o medo que os humanos sentem dos mutantes alcançam seu ápice nesta saga da década de 90 que mostra os heróis mais odiados da Marvel sendo caçados como criminosos! X-Men Operação Tolerância Zero coloca os mutantes em rota de colisão com o perigoso Bastion, que comanda uma força militar impiedosa com sentinelas que são incrivelmente mortais!
X-Men Operação Tolerância Zero se passa após a saga Massacre, que deu origem a polêmica Heróis Renascem, e não temos Vingadores, Quarteto Fantástico nem ninguém realmente poderoso e relevante que possa ajudar os pupilos de Xavier.
A história de caça aos mutantes contou com grandes nomes da Marvel Comics na década de 90 como Scott Lobdell, Carlos Pacheco, Joe Madureira, Joe Kelly e muitos outros.
A história pode ser encontrada nas antigas mensais dos X-Men da editora abril ou no encadernado chamado “As Maiores Sagas dos X-Men: Operação Tolerância Zero” lançado em 2022 pela Panini Comics.
Dica para o leitor: Se você é fã dos mutantes, confira nossa lista de Melhores HQs dos X-Men.
Ciclope, Jean, Tempestade, Wolverine e Míssil enfrentam os novos Sentinelas na HQ X-Men Operação Tolerância Zero
A Trama da HQ X-Men Operação Tolerância Zero
O ódio dos humanos pelos mutantes finalmente chega ao seu ápice nessa saga da década de 90 que mostrou os X-Men sendo caçados como vilões e criminosos em pleno território americano.
A HQ mostra o governo dos EUA aprovando a chamada Operação Tolerância Zero: um grande time militar comandado pelo misterioso Bastion. Esse time tem, além de soldados, os novos Sentinelas – que são mais perigosos e imprevisíveis do que as versões anteriores.
Podemos dizer que a história se desenvolve em 3 grandes frentes. Ciclope, Jean, Tempestade, Wolverine e Míssil são caçados enquanto voltavam de uma missão e precisam lutar para escapar de Bastion.
Cable tenta agir nas sombras para impedir que o perigoso comandante da operação anti-mutante coloque as mãos nos arquivos de Xavier e descubra outros segredos dos X-Men. Enquanto isso, temos o Homem de Gelo perdido em Nova York tentando salvar uma mutante das garras dos Sentinelas ao mesmo tempo que tenta chegar aos X-Men para ajudá-los.
Ciclope, Wolverine e Míssil enfrentam a fúria de um Sentinela na HQ X-Men Operação Tolerância Zero
A história está recheada de reviravoltas e uma das grandes revelações da HQ diz respeito à natureza de Bastion e de seus sentinelas. Cable e o Professor Xavier sentem que ele não é inteiramente humano e as revelações pegam o leitor de surpresa.
A trama ainda coloca em risco a vida de Ciclope – que é gravemente ferido em um dos atos finais da Operação Tolerância Zero.
No meio de toda essa ação e “correria”, temos ainda um pequeno arco político envolvendo o senador Kelly. O personagem, que frequentemente externou suas preocupações em relação aos mutantes, inicia a trama como um apoiador de Bastion mas logo começa a atuar nos corredores de Washington tentando desativar a operação – que se mostra brutal e impiedosa.
Bastion observa os X-Men na HQ X-Men Operação Tolerância Zero
A HQ possui diversas características do período na qual foi escrita e o exagero tão presente nas histórias da década de 90 também dá as caras nessa saga. Confesso que isso não me incomoda e serve – hoje – como um charme adicional.
O que acaba incomodando um pouco é o flerte frequente e nada sútil de Wolverine com Jean, esposa de Ciclope. O personagem fica até um pouco ridículo em alguns momentos por conta disso. Infelizmente isso era comum na década de 80 e 90…
Bastion se mostra um baita vilão! Sua motivação se mistura com lógica e psicopatia e ele parece um daqueles antagonistas imparáveis que vez ou outra cruzam o caminho dos mutantes.
Os atos finais da Operação Tolerância Zero mostram ainda que o personagem tem uma espécie de limite que não está disposto a cruzar e deixa claro que, na visão dele, tudo é feito em prol da proteção da raça humana. Ao contrário de vilões que usam isso como desculpa para atos hediondos, Bastion realmente acredita no que está fazendo.
Os modernos Sentinelas de Bastion aprisionam Ciclope em X-Men Operação Tolerância Zero
No mais, podemos dizer que a HQ X-Men Operação Tolerância Zero é “puro suco das histórias mutantes mais marcantes”.
A HQ possui um ritmo frenético, coloca o debate sobre o preconceito no centro da história, dá espaço para que cada personagem envolvido tenha seu momento de brilhar e ainda cria tensão no leitor com as revelações acerca da origem de Bastion e do destino de Ciclope.
Se você é fã dos X-Men e de suas histórias clássicas, essa deve ser uma leitura bem divertida que vai te agradar em cheio!
Avaliação: Ótimo!
Compre X-Men Operação Tolerância Zero clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!