Prepare-se para mergulhar em uma saga espacial com uma pegada forte de terror e muita ação na primeira aparição de uma das raças mais temidas do Universo Marvel! X-Men A Saga da Ninhada de Chris Claremont é uma história clássica em 15 partes que é extremamente importante para os mutantes, basta vermos alguns dos acontecimentos icônicos da saga: Ciclope descobre que seu pai é o Corsário, os Novos Mutantes surgem, Carol Denvers (Miss Marvel) se torna a Binária. E isso é só para citar alguns exemplos!
X-Men A Saga da Ninhada de Chris Claremont foi originalmente publicada em 1982/1983 e contou com grandes desenhistas da Marvel como Bob McLeod, Paul Smith e Dave Cockrum.
Se você é fã dessa história ou quer lê-la pela primeira vez, a Panini Comics lançou ela na íntegra em “Coleção Histórica Marvel X-Men” #6 – #8. Vale lembrar que nessa época Jean-Grey tinha falecido a pouco (na lendária “A Saga da Fênix Negra”) e a dor e a memória dela ainda atormentavam bastante a equipe.
Dica para o leitor: Se você é fã dos mutantes, vale conferir nossa lista de Melhores HQs dos X-Men
Os X-Men enfrentam um de seus maiores desafios na Saga da Ninhada de Chris Claremont
A Trama da HQ X-Men A Saga da Ninhada de Chris Claremont
A equipe de mutantes mais famosa dos quadrinhos havia acabado de derrotar Magneto e estava tomando posse de sua ilha no meio do triângulo das bermudas. Esse era um daqueles raros momentos de paz que os mutantes eventualmente desfrutam. A calmaria é interrompida quando o Corsário (dos Piratas Siderais) chega à Terra de forma atabalhoada e quase morre no processo.
O personagem é resgatado por Tempestade e Ciclope e está sendo perseguido pelos temidos Caçadores Sidris e no meio desse feroz confronto descobrimos que o planeta está sendo ameaçado pelo Grande Conselho Shiar – Lilandra foi sequestrada e o rastro indica que foi um trabalho da Terra. O Conselho busca vingança.
A trama se desenvolve mostrando os X-Men tendo que achar os verdadeiros culpados pelo crime em menos de 24hrs ou o planeta será duramente atacado. Nesse momento descobrimos que Rapina (irmã da imperatriz Lilandra) está envolvida e se tornou aliada de uma raça temida chamada Ninhada.
A temida raça alienígena busca hospedeiros para seus filhotes na HQ X-Men A Saga da Ninhada de Chris Claremont
A presença dessa nova raça alienígena leva a história para caminhos totalmente diferentes. Com aspecto brutal e aterrorizante, a raça tem uma espécie de consciência coletiva e vive para dominar.
Eles usam naves espaciais orgânicas (de grandes seres lobotomizados) e buscam hospedeiros para servirem de “incubadoras” para seu filhotes – no melhor estilo “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979), a diferença é que aqui os hospedeiros são transformados e não mortos.
A insistência dos X-Men em defender a Terra os coloca em rota de colisão com a Ninhada que se mostra cada vez mais ameaçadora e poderosa.
Xavier, Ciclope, Tempestade, Noturno, Colossus, Kitty Pryde, Lilanda e Carol Denvers são os que mais se envolvem no conflito e em dado ponto alguns deles chegam a ser infectados pela temida rainha da Ninhada.
Charles Xavier se transforma na HQ X-Men A Saga da Ninhada de Chris Claremont
A saga de Chris Claremont é frenética e nos apresenta um confronto atrás do outro. O bacana é que o autor faz de tudo para que eles tenham dinâmicas completamente diferentes e temos confrontos em Nova York, no espaço, dentro de uma nave orgânica e até na Mansão X.
Cada evento é muito bem explicado e eles usam constantemente da urgência para se tornarem ainda mais dramáticos – a equipe primeiro corre para impedir o Império Shiar e depois corre para salvar a própria vida da temida Ninhada.
No meio de toda essa correria, Xavier se separa do grupo e chega a pensar que seus pupilos morreram e é aí que ele cria os Novos Mutantes. O grupo chega a ter as suas 3 primeiras edições envolvidas no evento e é bem bacana ver os primeiros passos de mutantes que se tornaram famosos como Danielle Moonstar, Roberto Da Costa e outros.
X-Men A Saga da Ninhada de Chris Claremont é uma daquelas histórias que envelheceu muito bem e consegue empolgar até hoje! As sequências de ação são de tirar o fôlego e a Ninhada é um oponente realmente ameaçador – e obviamente funciona bem demais. Os acontecimentos marcantes e históricos da saga são a “cereja do bolo” e só fazem ela ter um sabor ainda mais especial.
Ótima leitura para os fãs dos X-Men
Avaliação: Excelente!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!