Grandes sagas cósmicas com direito a várias equipes de Vingadores são razoavelmente comuns na Casa das Ideias. Vez ou outra, porém, elas são especiais. A Guerra Kree-Skrull é um grande exemplo de história que continua reverberando até hoje – e Vingadores Operação Tempestade Galáctica não fica atrás! Um dos grandes méritos da Guerra Kree-Skrull é ter um ritmo alucinante, grandes reviravoltas e mostrar – de alguma forma – a impotência dos Vingadores (que apesar de tudo nunca param de lutar!).
Vingadores Operação Tempestade Galáctica veio em 1992 com a proposta de ser uma espécie de continuação da Guerra Kree-Skrull. Ela teve 19 partes (SIM!! 19 PARTES!) e envolveu as revistas americanas de Quasar, Wonder Man, The Avengers, Iron Man, Thor, Captain America e West Cost Avengers. Aqui no Brasil, ela foi publicada em 1995 pela editora Abril em Capitão América #194 – #199
Grupo de Vingadores Chefiados pelo Homem de Ferro confronta a Suprema Inteligência Kree em Vingadores Operação Tempestade Galática
A saga de Vingadores Operação Tempestade Galáctica
Em suas 19 partes, Vingadores Operação Tempestade Galáctica dá um show de grandes confrontos. A trama é relativamente simples: Rick Jones, figura importante na Guerra Kree-Skrull, acorda depois de sonhar com Kree Lar e prever que a Terra estava em perigo. Ele aciona o Capitão América e juntos eles descobrem que a Raça Shiar está violando o túmulo do Capitão Marvel atrás dos braceletes (isso, aquele que ele e Rick usavam para trocar de lugar).
Esse primeiro confronto revela que a constante passagem de Krees, Skrulls e Shiars próximos ao sol está deixando o mesmo instável. Se isso não fosse o bastante, descobrimos também que uma nova guerra se iniciou: a Guerra Kree-Shiar. Mais uma vez, dois poderosos impérios estão guerreando e a Terra está em perigo por isso.
Apesar de a premissa não ser tão original, o desenvolvimento é o que torna a história chamativa e, em algumas passagens, boba. A parte positiva, é que temos o envolvimento de boa parte dos grandes personagens da Marvel – a exceção dos X-Men e do Quarteto. Thor, Piratas Siderais, Starfox, Gavião Arqueiro, Quasar, Visão, Mulher-Hulk… Quase todos os personagens relacionados aos Vingadores estão na história e desempenham alguma função.
Tensão é uma constante nas páginas de Vingadores Operação Tempestade Galáctica
Em um determinado ponto, a história começa a se desenvolver em 3 frentes diferentes. Isso dá um ritmo de leitura mais interessante a saga Vingadores Operação Tempestade Galáctica e começa a justificar, de alguma forma, a sua gigantesca quantidade de páginas. O problema é que essa ideia não deixa mostrar diversos furos no roteiro. Confrontos aparentemente resolvidos em uma edição são reiniciados na seguinte com intensidade até maior do que já tinham. A personalidade psicótica do Visão em dado ponto da história também me pareceu um pouco descabida.
A sensação que fica em boa parte da interação do Vingadores com as outras raças é que se eles conseguissem trocar três palavras sem entrar em confronto a saga teria 3-4 partes no máximo. Eles até tentam justificar isso de alguma forma mas.. não colou. A HQ é fantástica, mas não envelheceu tão bem por conta desses detalhes. O grande ponto alto fica na relação do Homem de Ferro com o Capitão América. Os dois entram em colisão durante toda a saga e parecem estar completamente fora de sintonia. Nada tão polêmico quanto Guerra Civil, mas as últimas partes da história dão um belo debate sobre vingança e justiça.
Entre erros e acertos, o saldo final de Vingadores Tempestade Galáctica continua sendo positivo. Os confrontos, as consequências e a relação entre os Vingadores são o verdadeiro ponto alto de um roteiro que, em sua essência, tem muito pouco de novo. Sabe aquela emoção que você sentiu ao ler a Guerra Kree-Skrull? Tudo está aqui novamente: traição, clima tenso, espionagem, confrontos espaciais e muito mais. O problema é que tudo isso está diluído em 19 partes que eventualmente deixam furos e transformam alguns personagens em trogloditas inaptos para o diálogo… Se você for tão persistente quando um Vingador e passar das três primeiras partes, garanto que você será recompensado!
Gosta da Tempestade Galáctica? Confira também nossas matérias sobre A Saga de Korvac e Infinito!
Avante, Vingadores!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Texto publicado originalmente em 10 de março 2019. Atualizado em 20 de abril de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!