Em 1998 os aclamados autores Roger Stern e Kurt Busiek se juntavam ao desenhista Carlos Pacheco para dar vida ao audacioso Vingadores Eternamente (Avengers Forever no original). A saga visava reunir Vingadores de diversas eras e tratava diretamente dos eventos vistos na Guerra Kree Skrull e em Operação Tempestade Galáctica!
Vingadores Eternamente foi originalmente lançada em 1998 mas só chegou ao Brasil pela primeira vez em Grandes Heróis Marvel (2001) #6 – #16 da editora Abril sendo posteriormente compilado em duas edições capa dura da Salvat de 2015: Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #14 – #15. Ambas as publicações trouxeram as 12 edições originais de Avengers Forever.
.
Vingadores Eternamente de Busiek e Stern trazem uma formação inusitada da equipe
.
O que Vingadores Eternamente tem de bom?
Vingadores Eternamente nos transporta imediatamente para a década de 90 e 80 da equipe quando tínhamos uma “tonelada” de heróis por página e as tramas eram mais megalomaníacas e, por que não dizer, confusas. A melhor parte da trama de Kurt Busiek e Roger Stern é justamente o começo. A HQ cria uma trama que nos deixa curiosos ao colocar a vida de Rick Jones em perigo e sentimos que vem algo grande pela frente por conta do envolvimento de Kang, o Conquistador e da Suprema Inteligência Kree.
O final da primeira edição da saga de Busiek e Stern “explode a cabeça” dos leitores mais fãs dos Vingadores ao reunir uma equipe composta por Capitão América, Gavião Arqueiro, Gigante, Vespa, Jaqueta Amarela, Soprano e Capitão Marvel (o filho, não o original).
Como cada personagem veio de um momento no tempo, uma das partes mais interessantes das duas ou três primeiras edições de Vingadores Eternamente é justamente descobrir de onde esses personagens vieram e quais características específicas eles possuem. Jaqueta Amarela e Gigante, por exemplo, são a mesma pessoa em momentos muito distintos. A interação dos dois com a Vespa e com o resto da equipe é interessante!
O mais afetado e diferente é, sem dúvidas, o Capitão América – que vem de um momento no tempo no qual ele havia parado de acreditar no governo americano e deixa de usar as cores de bandeira. Toda essa mistura de épocas e personalidades cria uma interação de equipe incrível que faz com que os primeiros números da saga sejam excelentes. Infelizmente, Busiek e Stern começam a derrapar feio depois das primeiras edições…
.
Máquinas do tempo são constantes na trama de Vingadores Eternamente da Marvel Comics
.
O que deu errado em Vingadores Eternamente?
Com um começo que coloca a saga com potencial para figurar na lista de grandes histórias da equipe, Vingadores Eternamente parece querer entregar demais e isso atrapalha muito a história. Me parece que o intuito dos autores era nos levar para um passeio por grandes momentos do Universo Marvel e utilizar Kang e toda a trama cósmica que se desenrola e envolve o próprio tempo para dar ressignificado a diversos eventos. Uma ideia ousada que podia dar certo..
Mas infelizmente não deu. A leitura da saga Vingadores Eternamente começa a se tornar arrastada e bem “rocambolesca” depois de algumas edições e confesso que pensei em desistir da leitura. Os flashbacks excessivos e equipes divididas começam a cansar uma vez que vão se provando inúteis e não relevantes para a história.
O que me fez continuar foi justamente o mistério envolvendo Kang e o “perigo” que a humanidade representa para o futuro. Sem esse mote de mistério, eu certamente teria abandonado a aventura.
.
Uma das mais estranhas formações da equipe se une em Vingadores Eternamente de Busiek
Vingadores Eternamente passa longe de ser uma perda de tempo ou mesmo um desperdício. A saga, porém, frustra os fãs por conta da expectativa que as primeiras edições criam e dos nomes de peso envolvidos na saga. A realidade é que a trama tem muitos méritos mas o desenvolvimento arrastado acaba comprometendo muito o resultado final.
Se você é fã da equipe da Casa das Ideias, a leitura é sim super válida e vai te fazer recordar de diversos momentos importantes dos Vingadores. Se por outro lado você não é tão ligado ao grupo, a leitura deve te decepcionar.
Avaliação: Bom
Quer conhecer grandes sagas dos Vingadores?
Confira nossa matéria sobre Ultron Ilimitado, Infinito de Jonathan Hickman e A Essência do Medo!
Fique ligado no Ultimado do Bacon para mais sobre Quadrinhos!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista