Uma horripilante e bela garota ganha os holofotes nesse mangá de terror que é um dos primeiros trabalhos de um dos mestres do gênero no Japão. Tomie de Junji Ito narra as desventuras das pessoas que têm o azar de cruzar seus caminhos com o dessa jovem que além de narcisista possui poderes que a tornam extremamente assustadora.
Tomie de Junji Ito chegou ao Brasil em 2021 pelas mãos da Editora Pipoca e Nanquim. A obra possui dois volumes e vale dizer que a editora já trouxe outros mangás do autor para o país. Entre as obras do autor publicadas em terras brazucas, destacamos Gyo, A Sala de Aula que Derreteu e Frankenstein – consideramos esses ótimos títulos para quem quer ter o primeiro contato com o trabalho de Junji Ito.
Dica para o leitor: Se você é fã de horror, confira nossa lista de Melhores HQs, Mangás, Séries e Filmes de Terror!
Uma bela jovem aterroriza os que cruzam seu caminho no mangá Tomie de Junji Ito
A trama do mangá Tomie de Junji Ito
Tomie é um mangá que segue um pouco do padrão dos trabalhos de Junji Ito. Ele nos choca pelo ineditismo das situações que propõe e pela deslumbrante arte do autor.
O apelo do gore também é algo que chama a atenção e marca a leitura. Nessa obra vemos o autor começar contando a história de uma jovem que foi morta e esquartejada.
A trágica história se torna bizarra quando a jovem reaparece no dia seguinte na escola como se nada houvesse acontecido. Logo descobrimos que a personalidade da jovem era “difícil” e que os colegas de classe sabem mais do que aparentam sobre a morte da jovem.
Esse começo avassalador serve para estabelecer e dar dicas do poder da jovem Tomie – que parece uma “super lagartixa” capaz de se regenerar a partir de qualquer pedaço do seu corpo.
Os capítulos do mangá seguem de forma episódica mostrando desafortunados que cruzam com “Tomies” que se espalharam pelo país por conta dessa regeneração.
A jovem protagonista controla homens e desperta neles os instintos mais primitivos na obra Tomie de Junji Ito
Apesar de termos episódios do mangá que se completam (em especial os 3 últimos), a realidade é que Junji Ito cria contos fechados que se sustentam sozinhos na maioria dos casos.
As histórias, que sempre tem Tomie no centro de suas narrativas, mostra o efeito que ela tem nos homens e o nível de sua maldade e narcisismo. O interessante é que quanto mais a trama avança, mais difícil fica sentirmos pena dos personagens envolvidos.
O autor consegue fazer com que a gente deseje que todos eles se deem mal em algum ponto. Sejam eles homens que sucumbiram aos seus instintos mais primordiais ou mulheres invejosas que decidiram dar cabo da horripilante protagonista.
Vale destacar que o autor consegue criar cenas bem nojentas na obra (o que já considero uma marca registrada do seu trabalho). Vemos sangue, partes arrancadas de corpos, misturas de cabeças e muito mais em representações gráficas que ficam na memória do leitor de forma bem vívida.
Cenas como essa são comuns no mangá Tomie de Junji Ito
A sensação que temos é de que Junji Ito critica – de alguma forma – a nossa sociedade atual onde a beleza e o status parecem estar acima de tudo. A beleza da protagonista contrasta com sua horrenda personalidade que está sempre preocupada em tirar vantagens pessoais em tudo: seja em comida, dinheiro ou prestígio.
Tomie de Junji Ito é uma boa leitura mas fica a sensação de que o autor “esticou” demais a temática e temos capítulos que parecem desnecessários ou pouco inspirados.
Apesar disso, é válido vermos como o autor conseguiu destrinchar o tema em diversas situações que colocam a atitude dos afetados em cheque, de forma que faz o leitor pensar que “talvez eles mereçam o que Tomie está fazendo com eles”.
Uma boa leitura para os fãs do autor e para os fãs de terror em geral!
Quer conhecer mais obras do autor? Confira nossa lista de Melhores Mangás de Junji Ito!
Avaliação: Bom!
Compre Tomie de Junji Ito clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!