Em 2001 chegava às bancas italianas uma HQ com um dos maiores quadrinistas americanos desenhando o maior personagem de faroeste de todos os tempos! O roteiro do veterano Claudio Nizzi foi calibrado para o convidado de peso que ficou responsável pela arte. Nas palavras do próprio Bonelli, o protagonista trazido nessa história era mais “decidido, duro e violento para se adaptar à interpretação gráfica de Joe Kubert”. Assim nasceu Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert.
A obra de Claudio Nizzi e Joe Kubert, uma das histórias de Tex mais vendidas e mais publicadas no mundo, realmente é diferente. Saem de cena os pards de Tex e entram a solidão e obstinação do protagonista. O enredo é mais cruel do que o normal e envolve mortes violentas de amigos queridos e até de animais de estimação.
Normalmente dizemos que Tex é uma leitura “segura” onde o bem vence o mal com veemência e tudo termina bem (e isso passa longe de ser uma crítica). O roteiro de Nizzi (criador de Nick Rider) é uma das exceções que comprovam a regra e nessa narrativa por mais que o bem vença as coisas não tem como terminar de forma satisfatória.
Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert chegou ao Brasil pela primeira vez em 2022 e já foi publicado 3 vezes no país. “Tex Especial 50 Anos” de 2021 e “Tex Gold” #2 são as versões mais fáceis de serem encontradas. A obra conta com mais de 230 páginas e é uma grande história de vingança e perseguição protagonizada por Tex! Muita ação, reviravoltas e bons diálogos esperam pelo leitor!
Quer conhecer outras obras marcantes do quadrinista americano? Confira nossa lista de Melhores HQs de Joe Kubert
As ótimas brigas de saloon estão presentes na HQ Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert
A trama da HQ Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert
O ranger mais perigoso dos quadrinhos embarca em uma perigosa e complexa jornada de vingança que começa com o cruel assassinato de uma família amiga de Tex. O personagem está indo ao encontro dos Colters e chega poucas horas depois deles serem assassinados por inescrupulosos bandidos.
O requinte de crueldade e o motivo do crime já nos mostram que essa será uma história diferente. A cena de abertura da HQ é brutal e mostra em detalhes o triste fim dos colonos que são mortos por conta do desejo dos bandidos que colocam os olhos na filha do casal – até o pequeno cachorrinho da família é covardemente morto.
A cena horrenda, que ocorre na beira de um rio, faz o sangue de Tex ferver e ele parte em busca de vingança. A tarefa do personagem é inglória e por isso mesmo dizemos que mesmo que ele atinja seu objetivo, o final da história não pode ser feliz. Não temos risadas nem camaradas esperando pelo herói. Apenas ele, sozinho, em busca de reparação para uma família morta.
O protagonista segue um rastro de violência deixado pelos malfeitores em Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert
A missão de Tex fica mais complexa depois que os 4 responsáveis pelo crime se dividem e cada um segue o seu caminho. O herói acaba sendo obrigado a buscar um por um em cenários bem diversos: uma cidade dominada por um inescrupuloso poderoso, uma tribo indígena, uma pequena cidadezinha abandonada.
Os principais cenários de faroeste se apresentam e as habilidades do herói são testadas. Aliás, o Tex escrito por Claudio Nizzi é menos “perfeito e infalível” do que o normal.
Tradicionalmente, o protagonista está sempre um passo à frente de seus inimigos, mas nessa obra vemos a sorte e a vida do herói serem ameaçadas mais vezes do que o normal – o que cria uma tensão adicional na HQ!
Tiroteios, brigas de saloon, damas em perigo, duelos. Tudo que um leitor de faroeste gosta está aqui! É impossível não falar da arte marcante de Joe Kubert. O autor apresenta alguns enquadramentos surpreendentes no decorrer da história e o nível de expressividade de seus personagens, uma marca do quadrinista, dá um toque diferente na leitura.
Tex lida com a morte brutal dos Colters na HQ Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert
Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert é uma daquelas leituras prazerosas que fã nenhum de faroeste (ou de Tex) vai achar defeito.
Por mais que ela seja mais sombria e pesada do que outras histórias do personagem, é inegável que Nizzi e Kubert entregam um trabalho primoroso que consegue diversificar cenários e situações para mostrar bem todas as habilidades do protagonista! O roteiro é muito fluido e as 230 páginas passam voando, certamente a linda arte de Kubert torna tudo ainda mais especial.
Uma excelente leitura de faroeste!
Conheça outras grandes obras da editora italiana em Além de Tex: Séries e HQs da Bonelli que Você Precisa Conhecer!
Avaliação: Ótimo!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!