Dois dos mais famosos últimos filhos se enfrentam em mais uma HQ do selo Black Label da DC Comics! Superman Vs Lobo de Tim Seeley e Sarah Beattie conta com a bela arte de Mirka Andolfo. Confesso que aguardei bastante por essa publicação, afinal são dois dos meus personagens favoritos e o contraste de comportamento que eles apresentam tende a render boas tramas.
Infelizmente não é o que acontece nessa obra que acaba aproveitando de forma muito pouco efetiva a liberdade que o selo traz para os autores.
Superman Vs Lobo de Tim Seeley e Sarah Beattie foi originalmente lançado como uma minissérie em 3 edições que foi publicada nos EUA entre 2021 e 2022. No Brasil a HQ chegou em 2022 na forma de um encadernado capa dura da Panini Comics que reúne a história na íntegra.
Dica para o leitor: Se você é fã do Azulão e quer conhecer as grandes aventuras do herói, confira nossa lista de Melhores HQs do Superman!
Se você é fã do Lobo, confira o memorável encontro Lobo e o Máskara de Alan Grant!
O maior caçador de recompensas da galáxia interrompe suas férias na HQ Superman Vs Lobo de Tim Seeley e Sarah Beattie
A trama da HQ Superman Vs Lobo de Tim Seeley e Sarah Beattie
Um dos maiores benefícios do selo Black Label da DC Comics é justamente a liberdade que os autores têm para trabalhar. Nada de amarras cronológicas ou compromissos com histórias anteriores! Ótimo, certo? Nem sempre.
Infelizmente a HQ Superman Vs Lobo de Tim Seeley e Sarah Beattie tinha tudo para promover um encontro memorável entre os dois personagens da Editora das Lendas – que possuem uma infinidade de similaridades em suas histórias de origem e uma tonelada de diferenças nos seus modus operandi.
A narrativa dos autores mostra Lobo e Superman se unindo para enfrentar um mal cósmico que pode destruir o planeta. A criatura, que parece extremamente perigosa e irracional no começo, logo se mostra inteligente e ainda mais poderosa do que parecia. Após a primeira interação com Lobo e Superman ela decide dar um presente aos dois: a reconstrução dos seus planetas natais. Infelizmente a tal criatura comete um erro e Superman vai a Czarnia enquanto Lobo acaba em Krypton.
Lobo tenta conquistar os terráqueos na HQ Superman Vs Lobo de Tim Seeley e Sarah Beattie
No meio de toda essa confusão somos apresentados a cientista alienígena que sabe tudo sobre os últimos filhos que estão espalhados pelo universo. A jovem (e cheia de tecnologia) estudiosa logo decide acompanhar o desenrolar das aventuras de Lobo e Superman. Seu juramento de “não intervir nos acontecimentos e ser apenas uma observadora” é posto à prova constantemente durante a obra.
A ideia de Tim Seeley e Sarah Beattie não é ruim e explora as diferenças e semelhanças que os dois personagens possuem.
É inegável que os autores estudaram bastante a história dos dois e temos muitas referências ao passado dos protagonistas. Esses detalhes são muito bem vindos e dão um sabor especial à leitura. Infelizmente, apesar da boa ideia e do cuidado com as referências, a narrattiva vai se perdendo no meio do caminho.
Parece que seu tom fica meio indefinido e ela nem é uma leitura tradicional de super-herói e nem é uma história “zombeteira” do Lobo. Os personagens também parecem mais caricatos do que deveriam e ver o grande caçador de recompensas da galáxia disputando popularidade com o Superman através de um canal nas redes sociais foi beeeeem complicado
Batalhas pouco empolgantes com personagens conhecidos do público estão na HQ Superman Vs Lobo de Tim Seeley e Sarah Beattie
As batalhas que Lobo e Superman enfrentam no decorrer da história mostram quão perdido o tom da HQ está. A batalha de popularidade rapidamente vira um confronto de vida ou morte com populares personagens da década de 90 – e no meio de tudo isso temos discursos motivacionais do Azulão. A sensação é que de fato faltou a história decidir o que quer ser.
No campo da arte, vale dizer que a representação do Superman de Mirka Andolfo não convence. Enquanto Lobo parece o mesmo “putardo” de sempre, o Homem de Aço de Mirka fica com uma cara “de bobo”, o que faz com que o herói ganhe ares ainda mais caricatos do que os já propostos pelo roteiro. Não sei se foi proposital, mas o herói (como um todo) não convence nessa obra e fica a dúvida: será que os autores realmente entenderam o Superman?
Dica para o leitor: Saiba mais do Azulão na nossa matéria Porque o Superman é um personagem tão difícil de escrever?
O poder regenerativo de Lobo está presente na HQ Superman Vs Lobo de Tim Seeley e Sarah Beattie
Superman Vs Lobo de Tim Seeley e Sarah Beattie é uma HQ com um enorme potencial e talvez por isso a leitura fique ainda mais dolorosa. A sensação é que faltou aos autores decidir o tipo de obra que queriam entregar: uma HQ de super-herói com uma pitada de comédia ou uma parábola violenta com momentos heróicos.
No fim das contas é essa aparente indecisão que torna a leitura indigesta. Momentos heróicos e discursos motivacionais dividem espaço com cenas bobas e brincalhonas que parecem feitas para um público mais infantil.
A leitura é válida para os curiosos e para aqueles que se interessaram pela proposta que detalhei no decorrer do texto. Infelizmente, a obra não agradou a esse que vos fala e me resta apenas esperar que o selo dê espaço para um novo encontro entre os dois mais famosos alienígenas da DC Comics.

Avaliação: Regular!
Compre Superman Vs Lobo de Tim Seeley e Sarah Beattie clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!