Se você é do time dos leitores que não entende muito bem o apelo de um dos maiores heróis da Editora das Lendas, a antologia Superman Vermelho e Azul é uma ótima pedida para te ajudar a compreender melhor o que os fãs veem no Azulão.
A minissérie, originalmente lançada em 06 edições nos EUA, conta com histórias curtas de diversos autores (Mark Waid, Tom King, Matt Wagner, Jill Thompson e muito mais!) que nos ajudam a criar (ou resgatar) uma conexão mais profunda com o mito do último filho de Krypton.
São contos extremamente emocionantes que versam sobre a bondade do maior herói de Metrópolis e das pessoas que estão ao seu redor. Otimismo e esperança são as grandes temáticas da edição.
Originalmente lançado em 2021 com o nome Superman Red and Blue, a HQ chegou ao Brasil em 2022 em uma bela edição capa dura da Panini que compila todo o material original em pouco mais de 250 páginas.
Infelizmente o preço da obra é extremamente proibitivo para boa parte dos leitores (preço de capa de R$199,90) como já havia acontecido com outros dois excelentes materiais do universo do herói: Lois Lane de Greg Rucka e O Amigo do Superman Jimmy Olsen de Matt Fraction.
Dica para o leitor: Se você é fã do Azulão, não deixe de conferir as nossas listas de Melhores HQs do Superman e Melhores HQs da DC Comics!
Histórias emocionantes que falam sobre o mito do maior herói de Metrópolis se encontram na HQ Superman Vermelho e Azul
As tramas da HQ Superman Vermelho e Azul da DC Comics
Desde o primeiro conto ficou nítido para mim que o objetivo da coletânea Superman Vermelho e Azul é ajudar o leitor a se (re)conectar com o mito do Azulão.
Por isso o foco das histórias não está nas grandes batalhas ou nos confrontos e sim no impacto positivo que o herói causa naqueles que estão ao seu redor e alguns autores também abordam o impacto que as pessoas causam no guardião de Metrópolis.
Poucas vezes vi uma coletânea que tivesse apenas histórias boas e marcantes. Esse é um dos raros casos onde isso acontece.
Parece que todas as histórias foram extremamente bem pensadas e construídas para enaltecer algum aspecto do mito do herói – desde Krypton, até a Fortaleza da Solidão e passando por Smallville e Metrópolis, além de explorar sua relação com os pais, com Lois, com outros heróis e com as pessoas comuns.
Clark Kent relembra a morte do pai no conto “O Especial” de Tom King e Paolo Rivera
As Melhores Histórias da Coletânea Superman Vermelho e Azul da DC Comics
É difícil elencar algumas histórias para citar, já que todas elas tem algo positivo que impacta o leitor. Escolhi algumas que ficaram na minha mente após a leitura.
Essas são as que mais me emocionaram (emoção é algo muito pessoal então é possível que seja diferente para cada leitor) e realmente me fizeram refletir.
1- O Especial de Tom King e Paolo Rivera: Essa HQ mostra os principais eventos da vida do Superman sendo contados (ou vistos) através das interações familiares que acontecem em uma tradicional cafeteria de Smallville. A obra mostra o herói interagindo com sua família e com a garçonete – que acaba se tornando uma das protagonistas da história!
2- Daniel Warren Johnson cria uma história de 8 páginas (e sem nome) que mostra o impacto positivo que Jonathan Kent causou no seu filho Clark. A história mostra o personagem tentando entender seu papel na criação do filho e como um conselho que recebe ajuda a moldar o maior herói da Terra.
Daniel Warren Johnson cria uma das histórias mais bonitas da coletânea Superman Vermelho e Azul
3- Solução Pacífica de G. Willow Wilson e Valentine De Landro mostra um assalto a uma loja sendo impedido por.. Clark Kent! A história mostra como os valores podem salvar as pessoas de uma tragédia e se eu ainda não te convenci de que essa é uma ótima história, me resta dizer que o Clark Kent da obra é idêntico ao ator Christopher Reeve (responsável por interpretar o herói nos filmes clássicos do personagem).
4- #SalvopeloSuperman é a história de Rich Douek e Joe Quinones para a coletânea. A obra nos apresenta um jovem que se coloca em situações de risco para ser salvo pelo Superman diante das câmeras e de seus seguidores. Suas ações logo criam um desafio que se alastra pela internet. Ver o Superman lidando com um perigo criado pelas redes sociais e pela cultura do exibicionismo é simplesmente sensacional!
“Solução Pacífica” mostra Clark Kent impedindo um assalto na HQ Superman Vermelho e Azul
5- “Aliado” de Rex Ogle e Mike Norton é uma história que mostra como um menino com um segredo se sente inspirado pela revelação que Superman faz ao mundo sobre sua identidade secreta (evento que ocorreu no arco “Verdade” no run de Bendis no Superman). O emocionante conto fala sobre inspiração, aceitação e verdade.
6- “A Medida da Esperança” de Brandon Easton e Steve Lieber fecha nosso injusto Top 6 (que viraria fácil um top 12). A trama mostra a relação do Superman com um jovem adulto que perdeu sua mãe para as drogas. A história dos dois é antiga e vemos os personagens falando sobre culpa, inspiração e a batalha diária que é tentar ser alguém melhor. Simplesmente emocionante!
Vale a pena ler Superman Vermelho e Azul da DC Comics?
Mesmo que você não seja fã do Superman, me arrisco a dizer que essa é uma história que vai dialogar com você (para quem é fã, não preciso nem falar mais nada!).
A obra fala mais sobre o impacto que temos uns na vida dos outros do que sobre qualquer outra coisa – é uma história sobre pessoas que buscam ser melhores, fazer o bem e superar seus desafios de forma justa e honrada.
Temos o Azulão em muitas situações diferentes e interagindo com pessoas em todo tipo de situação – o bacana é que em muitos momentos essas pessoas também ajudam e fazem a diferença na vida do herói.
Uma daquelas leituras que tem capacidade de nos inspirar e emocionar.
Avaliação: Excelente!
Compre Superman Vermelho e Azul clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!