Todos nós conhecemos a tradicional origem do Superman, certo? Enviado de um planeta moribundo, ele chega a Terra e ganha poderes por conta de nosso Sol amarelo e passa a ser o defensor da justiça e da paz.. Mas e se o papel se invertesse?
E se a Terra tivesse enviado seu último filho para o planeta Krypton? É justamente esse o mote da HQ Superman O Último Filho da Terra de Steve Gerber e Doug Wheatley que nos apresentam uma realidade alternativa onde o último filho da Terra acaba se tornando o salvador de Krypton!
Superman O Último Filho da Terra de Steve Gerber e Doug Wheatley conta com as belas cores de Chris Chucry e foi lançado em 2000 nos EUA. A HQ foi publicada no Brasil em uma minissérie em duas partes pela Mythos Editora em 2003.
Curiosidade para o leitor: A interpretação usada para Krypton na HQ é a mesma criada por Byrne no pós-crise (na minissérie “O Mundo de Krypton” de 1987). O que vemos é um planeta onde os cidadãos crescem acreditando que o contato físico é prejudicial e que o isolamento e a tecnologia são as grandes forças da sociedade.
Quer conhecer mais histórias do Azulão? Confira nossa lista de Melhores HQs do Superman!Superman se torna um Lanterna Verde na HQ Superman O Último Filho da Terra de Steve Gerber e Doug Wheatley
A trama da HQ Superman O Último Filho da Terra de Steve Gerber e Doug Wheatley
O ano é 1968 e vemos Martha finalmente conseguir engravidar. A jovem, muito empolgada, corre para contar as boas novas para seu marido, o astrofísico Jonathan Kent. Ele não fica animado com as boas novas porque descobriu que um grande asteroide está a caminho da Terra.. O gigantesco corpo celeste vai dizimar a vida no planeta.
Contando com o apoio de sua esposa, Jonathan tenta convencer o povo da Terra da ameaça iminente mas, infelizmente, sua voz se perde no meio da vaidade e da ganância humana. Desesperado, ele constrói um foguete que teria a missão de levar seu filho para fora do planeta e retornar depois de algum tempo para que o pequeno Clark tivesse uma chance de sobreviver.
A premissa da HQ é instigante e é interessante ver Jonathan e Martha no papel que normalmente cabe a Jor-El e Lara. Não preciso nem dizer que o foguete sofre um desvio e acaba parando em Krypton, certo?
Clark precisa usar um exoesqueleto para sobreviver em Krypton na HQ Superman O Último Filho da Terra de Steve Gerber e Doug Wheatley
Na história original vemos o Superman ser beneficiado pelo Sol amarelo e se tornando um herói após ser criado por pais amorosos. Em Krypton a vida de Claro, ou Kal-El, é completamente diferente.
Ele aterriza em uma sociedade com um passado aterrador que acabou se fechando para o contato com outros membros da sua própria espécie. Tudo é muito tecnológico e as relações entre as pessoas são frias e distantes.
Para a sorte do pequeno bebê, sua chegada é percebida por Jor-El – um homem que questiona muito o formato de sociedade atual de Krypton.
Jor-El tem a companhia, por mero acaso, de Lara (que se tornaria sua cônjuge mais tarde). O personagem salva o bebê e precisa criar uma câmara de gravidade zero para que ele sobreviva. A pesada atmosfera do planeta não é adequada para o bebê que é criado por eles sem saber de sua verdadeira origem.
A história se desenrola mostrando Kal-El crescendo como um jovem curioso e, assim como seu pai adotivo Kryptoniano, questionador. O destino coloca o personagem em contato com um antigo artefato que é, na verdade, uma bateria de Lanterna Verde. A partir dessa descoberta, o jovem consegue enfrentar o destino de Krypton e questionar sua origem.
Kal-El encontra uma bateria energética e ganha poderes na HQ Superman O Último Filho da Terra de Steve Gerber e Doug Wheatley
Toda a jornada de Kal-El em Krypton é interessante e cativante. Mas a história se torna realmente magnífica quando o personagem retorna a Terra. Ele encontra sobreviventes que estão sendo reprimidos por um regime ditatorial comandado por Lex Luthor. O vilão é enfrentado por personagens como Perry White e Lois Lane mas a realidade é que o poderio militar de Luthor o coloca em vantagem.
Relembre 5 coadjuvantes esquecidos do Superman!
Esse retorno à Terra é usado pelo roteirista Steve Gerber para nos relembrar que nenhuma das duas sociedades é perfeita. O medo e o isolamento social que dominam Krypton não são piores do que a busca pelo poder e a ganância que dominam a Terra. No meio dessa jornada em dois planetas, ainda vemos Clark ser treinado pelos Lanternas Verdes!
Superman O Último Filho da Terra fazia parte do selo Elseworlds da DC Comics
Superman O Último Filho da Terra de Steve Gerber e Doug Wheatley é uma HQ que tem um ritmo narrativo acelerado e que consegue tratar de questões interessantes, como a ganância e o medo, de forma simples e direta. Por tratar de muitas coisas e por fazer questão de abordar a realidade de Krypton e da Terra, a HQ parece apressada em alguns momentos – principalmente quando precisa construir e trabalhar a relação entre os personagens.
Mas a trama é tão cativante e tão interessante que isso acaba se tornando um detalhe. A história de Steve Gerber consegue deixar o leitor curioso e vidrado nas páginas querendo saber o que irá acontecer a seguir.
Superman O Último Filho da Terra de Steve Gerber e Doug Wheatley é um ótimo exemplo de como histórias sem amarras cronológicas podem gerar tramas divertidas e que abordam questões que fazem o leitor pensar e refletir – mesmo em uma HQ de super-herói!
Confira a lista de Melhores HQs da DC Comics!

Avaliação: Ótimo!..
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!