A guerra é um campo fértil para boas histórias e poucos autores exploram a temática como Ennis. Sara de Garth Ennis é uma história magnética sobre mulheres snipers russas que atuam na 2ª Guerra Mundial. A trama fica ainda mais interessante por conta dos artistas Steve Epting e Elizabeth Breitweiser que tornam a gelada Rússia incrivelmente bela.
Publicada originalmente em 2018, Sara de Garth Ennis chegou ao Brasil em 2021 pela Panini Comics em uma edição capa dura que reúne a trama completa. Vale salientar para os leitores que aqui temos um Ennis com um conto mais sério e brutal que poderia facilmente se passar no mesmo universo do seu Justiceiro Max – uma obra mais distante do humor negro que temos na consagrada Preacher.
Conheça nossa lista de Melhores HQ´s de Garth Ennis!
.
A protagonista faz parte de mulheres franco-atiradoras na HQ Sara de Garth Ennis
.
A trama da HQ Sara de Garth Ennis
.
A HQ de Ennis se passa na Rússia durante a ocupação nazista – em 1942. Acompanhamos o dia a dia de mulheres franco-atiradoras que tem conseguido ajudar seu exército soviético a ter êxito em confrontos com os alemães.
Dentre as sete atiradoras, destaca-se Sara – uma exímia atiradora que tem conseguido dar muita dor de cabeça para o exército invasor e – segundo a “lenda” – já matou mais de 300 soldados inimigos.
O problema começa quando descobrimos que Sarah não tem “apego” pelo regime soviético. Ela é debochada e mostra desprezo pelos superiores em diversas situações. Ennis vai explorando esse comportamento no decorrer da história e ficamos sabendo mais sobre o passado da personagem e suas decepções com os superiores.
.
Sarah é temida e respeitada até pelos colegas homens na HQ de Garth Ennis
.
Tudo caminha bem para a nossa protagonista até o momento no qual os nazistas decidem revidar. Incomodados com o sucesso da sniper russa, os alemães decidem trazer seu melhor franco-atirador para caçar as sete mulheres.
A partir desse ponto a HQ muda completamente e se torna um jogo de gato e rato com as russas tentando antever os passos do misterioso soldado alemão.
.
.
Temos sequências de ação de tirar o folêgo – pode ficar tranquilo porque a HQ vai muito além de vermos um franco-atirador matando a distância. Temos confrontos próximos, armadilhas e muitas surpresas na obra de Ennis.
Nada de “violência engraçadinha” nessa trama: cada morte tem um peso e o passado de Sara adiciona demais na narrativa que passa longe de ser uma simples história de ação.
.
Paciência e concentração fazem parte da rotina da franco-atiradora protagonista na HQ Sara de Garth Ennis
.
Sara de Garth Ennis é uma daquelas obras que vão agradar em cheio os fãs de HQ´s de guerra mais realistas e viscerais. O interessante é que aqui Ennis cria um clima de tensão constante sem precisar apelar para o gore – como ele mesmo fez na série Crossed.
Os fãs de ação também podem mergulhar sem medo nessa obra que entrega sequências impressionantes com a arte e as cores de Steve Epting e Elizabeth Breitweiser.
Uma trama com um bom argumento e arte que consegue prender o leitor até a última página!
.
.
Avaliação: Ótimo!
.
Compre Sara de Garth Ennis clicando na capa abaixo!
.
Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!