Os Sete Samurais é um famoso filme japonês de 1954 que mostra sete espadachins tentando defender uma vila que é constantemente alvo de saques e roubos. A obra do famoso diretor Akira Kurosawa é a inspiração para o mangá Samurai 7 de Mizutaka Suhou.
O mangá muda alguns detalhes em relação ao filme de 1954 e temos uma história que se passa em um futuro com espadachins que possuem personalidade levemente diferente das originais. Mas em linhas gerais, Suhou segue exatamente o plot criado por Kurosawa.
Samurai 7 de Mizutaka Suhou foi originalmente lançado no Japão em 2006. A obra, compilada em 2 volumes de pouco mais de 200 páginas, foi lançada no Brasil pela JBC em 2017.
Curiosidade para o leitor: Mizutaka Suhou sabe que sua grande inspiração é o filme de 1954. Como forma de deixar isso claro, ele coloca em seu mangá o crédito de história original para Akira Kurosawa (um dos roteiristas e o diretor de Os Sete Samurais).
Legal né?
Se você é fã da temática, não deixe de conferir nossa lista de Melhores Mangás de Samurai!Sete homens se reúnem para defender uma vila de ataques no mangá Samurai 7 de Mizutaka Suhou
A trama de Samurai 7 de Mizutaka Suhou
Mizutaka Suhou cria uma obra que segue à risca a estrutura e o roteiro do clássico filme de 1954. A obra é um shonen e isso – somado ao fato de o mangá ser bem curto – fazem com que a história dos samurais não tenha muito aprofundamento. O foco da trama é na missão de proteger a vila – o que cria cenas de batalha incríveis.
A obra se passa no futuro onde a Terra teve sua atmosfera dividida em duas por conta de uma guerra espacial causada pela migração dos terráqueos para outros planetas.
É nesse cenário que conhecemos Katsushiro, um jovem que vaga pela cidade de Tanizoko buscando oportunidades de mostrar suas (inexistentes) habilidades de samurai – o que não é fácil já que após a guerra espacial a categoria perdeu seu prestígio.
Kyuzo é um dos samurais que defende a vila no mangá Samurai 7 de Mizutaka Suhou
O jovem Katsushiro logo conhece a jovem Kirara, que foi a cidade com a missão de reunir samurais para a ajudarem a proteger a vila Kanna – um local que tem sido alvo de ataques de nobuseri (grupos de guerreiros que viram saqueadores).
A trama evoluiu e logo um eclético grupo de samurais é formado – e temos até um ciborgue (que é apenas uma cabeça em boa parte da história) compondo a equipe.
A HQ esquenta mesmo quando o grupo chega a vila Kanna e vemos os samurais entrarem em confronto com o grupo nobuseri.
O fato de a obra se passar no futuro é ótimo porque vemos robôs, naves e espadas de todos os tipos se misturando em cenas de batalha que conseguem prender a atenção dos leitores!
Katsushiro conhece a jovem Kirara que busca samurais para defenderem sua vila no mangá Samurai 7 de Mizutaka Suhou
Samurai 7 de Mizutaka Suhou é uma obra simples e linear que não faz questão de se aprofundar muito na história dos personagens que compõem o grupo que defende a vila Kanna – o que é uma pena pois muitos deles apresentam traços interessantes que renderiam boas histórias!
A história em si é bem superficial e a leitura acaba valendo a pena mesmo por conta das ótimas cenas de ação que misturam elementos futuristas (robôs, naves espaciais, armaduras e espadas especiais) com cenas clássicas de samurai.
Samurai 7 de Mizutaka Suhou é uma obra que eu indicaria para quem está buscando uma leitura leve, rápida e divertida – sem muito compromisso. Se você estiver no momento de consumir materiais nesse estilo, a obra é uma ótima pedida!
Confira nossa lista de melhores mangás já publicados no Brasil!

Avaliação: Bom!
Compre Samurai 7 de Mizutaka Suhou clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!