Notícia saiu pela coluna de Miguel Barbieri Jr. na Veja SP
por Alexandre Baptista
A coluna de Miguel Barbieri Jr. na Veja, Tudo Sobre Cinema, publicou ontem, 07 de Fevereiro, uma notícia bombástica (mas já antecipada) para muitos. Rubens Ewald Filho, tido por muitos como o melhor crítico de cinema da Brasil e, sem dúvida, o mais famoso, estará de fora dos comentários do Oscar em 2019.
Contratado pela TNT até 2020, foi transformado em youtuber recentemente, ganhando popularidade entre o público mais jovem. Numa renovação feita pelo canal de TV por assinatura, foi colocado em segundo plano nos comentários do Oscar em favor de Michel Arouca, jovem comentarista do canal no Globo de Ouro e SAG Awards. Domingas Person, parceira de Rubens de longa data, também foi dispensada pela TNT.
O corte foi motivado pela gafe cometida pelo crítico em 2018, quando afirmou que a atriz chilena Daniela Vergas era, “na verdade, um rapaz”. Transgênero, a atriz interpretava uma mulher transgênero no longa Uma Mulher Fantástica, vencedor do Oscar de Melhro Filme em Língua Estrangeira no ano passado. Posteriormente o comentarista se desculpou, confessando que se confundiu com as palavras.
“O que aconteceu com relação à atriz Daniela Vega, foi, no fundo, uma confusão minha de termos técnicos de expressão, mas nunca, em hipótese alguma, uma atitude sexista e transfóbica”, afirmou Rubens ao site da Veja.
De toda forma, a situação parece refletir a polarização que vivemos atualmente. Se por um lado a gafe de Ewald Filho não deve passar incólume, por outro lado a tendência parece ser de que as premiações se aproximem cada vez mais da simples transmissão dos eventos – como são feitas nos Estados Unidos, sem comentaristas – e essa estratégia, a de colocar críticos que não sabem opiniar, não viram os filmes (né Glória?) ou somente bajulam as produções, a Academia, os diretores etc., seja apenas uma fase de transição até chegarmos ao ponto de acompanharmos a transmissão original, seguindo os comentários de nossos críticos preferidos pelas redes sociais.
Glória Pires comentando o Oscar 2016: "Não sou capaz de opinar". Embora seja complicadíssimo conferir absolutamente todos os concorrentes, espera-se de uma comentarista que tenha ao menos, conferido mais da metade dos filmes (ou pelo menos os principais).
Ironias à parte, ainda que os jovens talentos da área mereçam uma chance, é palpável o abismo de conteúdo entre ambos os críticos e talvez, uma transição mais paulatina fosse mais profissional, prudente e até mesmo, decente. A presença do novo, lado a lado com o clássico – afinal, falamos de um senhor de 73 anos – seria certamente interessante ao público. E, aposto, extremamente enriquecedora a ambos.
Por aqui já é certo que estaremos acompanhando o Twitter de Rubens Ewald Filho no dia 24 de fevereiro.
Conheça todos os indicados ao 91o Oscar 2019 abaixo:
O vídeo das indicações pode ser revisto abaixo:
Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon