A HQ Providence de Alan Moore, que conta com os desenhos de Jacen Burrows, é uma HQ de terror bem diferente do convencional. Aqui as perseguições infinitas dão lugar a uma sensação de ansiedade que só cresce com o passar das edições. A sensação de medo é maior e mais poderosa do que os próprios “monstros” que espreitam no escuro.
Providence de Alan Moore teve 12 edições que começaram a ser lançadas em 2015 no exterior. No Brasil as 12 edições foram compiladas em três encadernados capa dura “Providence” #1 – #3 pela Panini Comics entre 2017 e 2018.Vale relembrar que a trama tem uma espécie de Spin-off chamada Neonomicon que pode ser lida separadamente mas que adiciona bastante ao entendimento do fim de Providence.
.
O escritor Robert Black é o protagonista da HQ de terror Providence de Alan Moore
.
A trama da HQ de terror Providence de Alan Moore
.
Antes de falarmos da trama, é importante dizer que a HQ Providence de Alan Moore não é uma história que eu indicaria para qualquer pessoa. O desenvolvimento é lento, temos páginas e mais páginas do diário do protagonista Robert Black que precisam ser lidas e ainda temos diversos fenômenos sobrenaturais que não tem uma explicação simples.
A trama é um terror que segue 100% o estilo de H.P Lovecraft, cuja obra inspirou o trabalho de Moore nessa série. Não é uma leitura simples e nem fácil e o terror aqui vem muito mais do estranho e do desconforto do que de cenas e monstros assustadores. Cabe ao leitor decidir se esse é o tipo de trama que quer ler. Minha sugestão? Se você quer algo sanguinolento e de pouco raciocínio, procure Crossed de Garth Ennis. Caso contrário, a HQ Providence de Alan Moore pode ser uma boa pedida.
.
O escritor Robert Black passa por situações assustadoras na HQ Providence de Alan Moore
.
A HQ começa em 1919 na cidade de Nova York e acompanha o então jornalista Robert Black. Ele trabalha para um jornal de pequeno porte que está buscando uma matéria para “tapar buraco”. Logo, Black e o Sr. Posey (responsável pelo jornal) decidem fazer uma matéria falando sobre lendas locais. Black sai para conversar com um médico que havia escrito ensaios sobre o tema. Essa pesquisa inicial do jornalista e o falecimento de uma pessoa muito próxima fazem com que ele decida deixar a cidade para realizar seu sonho de escrever um livro. O tema? Ocultismo.
Desde o começo a HQ Providence de Alan Moore deixa claro que ela iria se desenrolar junto com a busca por conhecimento do escritor Robert Black. Cada pessoa que ele conhece leva a outra e, cada vez mais, ele vai se aprofundando em seitas e histórias assustadoras. Apesar de tem um tom mais intelectual e de conversa, a HQ coloca seu protagonista em diversas situações bizarras, inusitadas e que causam desconforto no leitor. Como falamos acima: é um terror diferente que mora nos conceitos de mundo que Black está desbravando.
.
Situações estranhas que geram aflição são comuns em Providence de Alan Moore
.
Apesar das situações estranhas e dos personagens inusitados que o protagonista conhece pelo caminho, é seguro dizer que o terror está nas entrelinhas. No que Black não viu ou no que ele teve medo de aceitar.
Apesar de algumas conversas pretensiosas sobre o funcionamento do mundo (o próprio H.P Lovecraft aparece na HQ com algumas declarações que não acrescentam muito à trama e soam como Moore querendo transformar a sua trama em algo mais inteligente do que de fato é), a história de Providence pode ser lida de maneira simplificada. O que dita o quanto você vai mergulhar na trama é sua predisposição para abraçar os devaneios de Moore e de Lovecraft. O “outro mundo” que eles propõe é aterrador mas o quanto ele vai te afetar é assustar é com você.
.
Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!
.
A HQ Providence de Alan Moore foi anunciada como o “Watchmen do terror”. Honestamente, acho que passa longe disso. Pode ser minha implicância com o ritmo demasiadamente lento, com o excesso de páginas de diário ou simplesmente o fato de eu nunca ter achado a obra de H.P. Lovecraft muito atrativa. O fato é que considero Providence uma boa HQ de terror e só. Super indicada para os fãs de Lovecraft e para aqueles que curtem um terror mais lento e subjetivo.
Confira outras grandes obras de terror como Gideons Fall de Lemire e Lavagem do Brasileiro Shiko!
.
Avaliação: Bom!
.
Compre Providence de Alan Moore clicando na capa abaixo!
.
.
.
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!