Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka – O Ultimato

Em 19 de Set de 2023 • 6 minutos de leitura

O Deus do mangá mostra toda sua genialidade em uma bela edição da New Pop que compila grandes contos do autor. Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka traz 5 histórias shoujo (mangás direcionados à agradar meninas), classificação dada pelo próprio autor, que vão te emocionar. Todas as narrativas apresentam tramas completas que ou são inéditas ou são adaptações de clássicos – como é o caso de “O Mercador de Veneza”.

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka chegou ao Brasil pelas mãos da editora New Pop em 2018 e traz as histórias: “Prelúdio do arco-íris”, “A Cortina é Azul nesta Noite Também”, “O Mercador de Veneza”, “A Concha” e “A Canção do Pavão Branco”.

Dica para o leitor: Conheça a versatilidade do Deus do mangá na nossa lista Os Melhores Mangás de Osamu Tezuka

A trama que dá nome a edição é uma das mais fascinantes do mangá Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka

As tramas do mangá Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka

Nessa coletânea de cinco histórias vemos uma faceta mais infantil e cômica da obra do Deus do mangá. Apesar de entregar tramas cheias de mensagem e lições de moral (que são capazes de emocionar), a simplicidade das adaptações e o humor caricato reinam. Isso não quer dizer que temas complexos como amor, sacrifício, ignorância e dever não serão abordados – a diferença é que eles aparecem de uma forma mais simples e didática. Não se iluda: mesmo em um formato mais “infantilizado”, Tezuka é capaz de surpreender!

A primeira trama (das cinco) que me conquistou se chama “Prelúdio do Arco-Íris” e nos mostra a jornada da jovem Louise. Ela ingressa em uma famosa escola de música polonesa (seu país de origem) utilizando-se do nome do seu falecido irmão.

A jovem é uma pianista genial mas as circunstâncias não permitem que ela foque apenas na música: ela precisa decidir se deve se envolver ou não na invasão russa que está acontecendo no país e ameaça esmagar a cultura e a soberania polonesa. No meio desse cenário conturbado, a jovem precisa decidir entre dois pretendentes que enxergam a vida de forma bem diferente.

Esse roteiro é extremamente interessante e cativante e me lembra muito a trama do famoso romance Les Misérables de Victor Hugo. Roteiro competente, ágil e magnético. Não é à toa que dá nome a edição!

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

“O Mercador de Veneza” de William Shakespeare também é adaptado no mangá Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka

Apesar de ter adorado a obra que dá nome a edição, e dela ter sido uma das tramas mais interessantes do mangá para mim, estava muito ansioso para ler a adaptação de Tezuka para “O Mercador de Veneza” (uma das minhas peças favoritas). Não me decepcionei e ela foi a segunda trama que mais me chamou a atenção.

A narrativa adapta o conto de Shakespeare para tempos mais modernos e mostra um homem “maléfico” que empresta dinheiro a juros altíssimos usando-se do sistema para se vingar daquele que é considerado o melhor “mercador” da cidade. Shylock, o icônico vilão da trama, está mais caricato do que nunca e faz caras e bocas (no meio de poses de vilania clássica) enquanto tenta arrancar a tal “libra de carne” do corpo de seu antagonista.

A famosa trama ganha ares cômicos e Tezuka faz questão de tratar o desenvolvimento como uma peça de teatro – repare nos incríveis detalhes! Confesso que esperava mais “camadas” nos personagens e senti que nesse quesito o lendário autor simplificou demais.

Independente disso, a narrativa funciona muito bem e quem nunca leu a história (ou não a conhece) vai se surpreender ao reconhecer detalhes da trama que podem ser encontrados em grandes obras da cultura pop. 

Obs. Lembre-se da icônica passagem no final de “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna 😉

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka - O Ultimato (3)

“A Canção do Pavão Branco” é a trama mais emocionante do mangá Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka

As duas tramas que citei previamente me pegaram em cheio por me ativarem memórias que dialogam diretamente com obras que eu adoro e certamente isso influenciou minha opinião. Se eu for 100% isento direi que “A Canção do Pavão Branco” é a grande leitura dessa edição. A obra versa sobre ganância, gratidão e prioridades de forma direta com analogias bem simples de serem captadas pelo leitor.

Na HQ acompanhamos a jovem Yuri. Ela perdeu seu pai na guerra e vive com sua mãe – que atravessa problemas financeiros. Um dia elas são chamadas pelo exército para recolher os pertences de seu falecido pai: um capacete “surrado” e um lindo pavão branco. Mesmo sem dinheiro, Yuri pede para ficar com o pavão e eles se tornam amigos inseparáveis.

O pavão é capaz de dançar quando Yuri toca piano e isso alça os dois ao estrelado no Japão. O efeito que o sucesso tem na pequena Yuri é devastador e é aqui que está a poderosa mensagem da obra: sucesso e dinheiro são capazes de mudar a nossa percepção e nos transformar em algo que não somos. Apesar de simples e direto, o desenvolvimento é incrível e o final vai arrancar lágrimas dos leitores!

Uma história poderosa que explica situações da vida real de forma lúdica e direta. Simplesmente inesquecível!

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka - O Ultimato (4)

O lindo pavão branco dança para Yuri no mangá Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka é uma coletânea de cinco contos excelentes do autor. Elenquei meus três favoritos mas a realidade é que os cinco são muito bons – no caso o gosto e as minhas referências pessoais definiram os “favoritos”.

Todas as tramas se usam da simplicidade e do humor em diversos momentos para suavizar a mensagem que está sendo passada. Apesar de serem relativamente curtos (os cinco somam apenas 224 páginas), os contos de Tezuka são potentes e capazes de gerar um impacto relevante no leitor que estiver disposto a mergulhar nas camadas mais profundas desse mangá.

Confira nosso review de uma das mais famosas obras do autor: Adolf de Osamu Tezuka 

Não deixe de conferir nossa lista de Os Melhores Mangás Shoujo

Avaliação: Excelente!

Compre Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias relacionadas