O RPG (“Role-Playing Game”) surgiu na década de 70 e logo se tornou mundialmente popular. Com o advento da internet, contudo, evoluiu para o formato MMORPG (“Massively Multiplayer Online Role-Playing Game”), através do qual gamers ao redor do mundo se reúnem para jogar simultaneamente.
Desde então, alguns dos melhores jogos da modalidade têm se inspirado nos personagens e tramas das histórias em quadrinhos. Mas o que faz com que os gibis e os videogames casem tão bem?
Fonte: Pixabay
Jogos de MMORPG e as histórias em quadrinhos
O universo das HQs inspiram séries, filmes e diversas outras formas de entretenimento atuais. Com os games não poderia ser diferente e, desse modo, um dos primeiros jogos de sucesso com essa temática foi Spider-Man (Homem-Aranha), que chegou ao mercado para o Atari 2600 em 1982.
Ao longo do tempo, contudo, essa influência naturalmente chegou à modalidade de multijogadores. Alguns dos melhores jogos MMORPG, encontrados em plataformas online e muitas vezes gratuitos, se inspiram no universo dos gibis com histórias de sobrevivência em lugares históricos, em reinos de fantasia e com temáticas de super-heróis.
O primeiro passo para que as histórias dos quadrinhos não estivessem mais restritas apenas aos gibis aconteceu quando os super-heróis ganharam as telas dos cinemas. Um dos primeiros filmes com essa temática a se tornar sucesso de bilheteria foi Superman – O Filme, de 1978.
Daí em diante era natural que o fascínio pelos quadrinhos migrasse para outros setores do entretenimento e, desde então, o sucesso do Homem-Aranha e de muitos outros personagens das tirinhas cresceu e continua a cativar novos fãs e entusiastas do gênero.
Como o universo dos quadrinhos influencia o mundo dos games?
Fonte: Pixabay
Por alimentarem a cultura de massa, muitas histórias em quadrinhos possuem uma legião de fãs e, desse modo, acabam por funcionar como um gancho para que eventuais jogos e outros formatos de entretenimento com a mesma temática sejam criados.
É o caso do mangá One Piece, que possui muitos aficionados e, além de já ter inspirado jogos e um filme, está prestes a se tornar série em uma plataforma de streaming.
No que diz respeito à estética, o formato dos quadrinhos, isto é, a junção harmoniosa de imagens e textos, serve de inspiração para a composição visual dos cenários de jogos. Os videogames também trazem aos jogadores a possibilidade de comandar, em um mundo de fantasia, seus personagens favoritos dos gibis.
Além disso, com gráficos cada vez melhores e mais envolventes, os gamers têm uma experiência de imersão no mundo virtual mais satisfatória. Como exemplo temos o Marvel Heroes, jogo de MMORPG em que é possível jogar com vários super-heróis da franquia, como Iron Man, Wolverine e Capitão América.
Esses e muitos outros heróis das HQs também foram fundamentais para ajudar os desenvolvedores de games na criação e evolução de personagens. Desse modo, com os avanços tecnológicos ocorridos ao longo das décadas, sua caracterização se tornou mais realista, fazendo com que passassem a ser mais expressivos e adquirissem novos traços de personalidade.
Por sua vez, o enriquecimento de características dos heróis tem feito com que os videogames se tornem cada vez mais cativantes e dinâmicos.
A influência dos quadrinhos elevou os games a outro patamar, trazendo mais engajamento e novos aficionados para esse universo. Espera-se que essa parceria continue rendendo bons frutos e atendendo às expectativas dos jogadores que, graças às constantes inovações trazidas pelos avanços tecnológicos, estão cada vez mais exigentes.
Créditos:
Texto: Redação
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!