A banda tocou metade do álbum lançado no mês passado, This Is Why, e clássicos do pop punk dos anos 2000, como Misery Business. A última aparição do Paramore pela capital paulista havia sido em 2014.
No último domingo (12/03), o trio Hayley Williams (voz), Zac Farro (bateria) e Taylor York (guitarra) fez sua última apresentação no Brasil pela turnê “Paramore in South America“. A despedida aconteceu no Centro Esportivo Tietê, bairro da Luz, centro de São Paulo, para 18 mil pessoas, segundo a produtora Time for Fun. Embora a previsão do tempo indicasse chuva, ela não veio.
O show extra na capital paulista foi anunciado pela banda do Tennessee após os ingressos para o dia anterior, sábado, terem acabado em menos de meia hora. A tour marca a volta do Paramore depois de nove anos fora do país, quando participou do festival itinerante Circuito Banco do Brasil de 2014, compartilhando o palco com Kings Of Leon, MGMT, Skank e Pitty.
No domingo, o setlist foi semelhante ao das apresentações no Rio de Janeiro e São Paulo nos dias 9 e 11 de março, mas a banda atendeu a um pedido recorrente dos fãs: tocou o sucesso criado para a trilha sonora do filme Crepúsculo (2008), Decode – o que não aconteceu nos dias anteriores –.
O público foi caloroso desde a abertura, pontualmente às 20h, com You First. A música, uma das poucas sem ser single tocadas, é do álbum This Is Why (2023), lançado em fevereiro, e que a banda promove durante a viagem pela América Latina. Quase metade do show foi dedicado a fase mais madura – 2017 em diante –, com nove faixas, sendo quatro do After Laughter (2017) e cinco do recém-lançado.
A carismática e elétrica vocalista parecia se divertir no palco. Dança, interage com a plateia, faz caretas e não fica parada. Chegou até a levar um tombo correndo, dando risada e levantando em seguida como se nada tivesse acontecido.
Os músicos de apoio transformam o trio em septeto, incluindo o plácido Joey Howard, baixista que participa da carreira solo de Hayley e da HalfNois, projeto paralelo de Zac Farro; os guitarristas Logan MacKenzie e Brian Robert Jones, este sempre muito animado; e o percussionista Joseph Mullen.
That’s What You Get foi a segunda da noite, do álbum que catapultou o Paramore para o mundo, Riot (2007), clássico do pop punk e do emo. O megahit tirou a massa do chão com vocal grudento e recordou os tempos em que o lugar de os jovens assistirem videoclipes era a MTV Brasil. I Caught Myself, outra da trilha sonora de Crepúsculo, entusiasmou a audiência e advertiu que boa parte dela também é fã do longa-metragem de qualidade duvidosa.
A mais cadenciada Playng God inaugurou o álbum Brand New Eyes (2009). O agito voltou com The News, dos novos singles. A tensão do ritmo e das notas, que lembra Ignorance, é alinhada com a letra, sobre a dificuldade em tirar da cabeça as recorrentes notícias ruins dos jornais.
O público comemorou a introdução de Told You So, que trouxe a pegada mais new wave do penúltimo disco. Ain’t It Fun, uma das duas tocadas do álbum Paramore (2013), é outra que evocou a MTV Brasil em seus últimos anos. Dos momentos mais empolgantes do espetáculo, com os presentes fazendo o coro soul da canção, “don’t go crying to your mama […]”. A ruiva convidou todos a se mexerem com a pop dançante Caught in the Middle.
C’est Comme Ça fala sobre envelhecer, ter um “compromisso quiroprático”. Ironicamente, Hayley se agita e dança no acelerado ritmo da música. Do 8 ao 80, a seguinte The Only Exception, com York tocando violão, é a mais lenta da noite. A emoção, porém, foi enorme, e a galera cantou de ponta a ponta.
Eis que surge a mais recente música de trabalho da banda, Running Out Of Time, que vinha sendo executada na volta para o bis nas outras cidades da turnê, dando a dica de que veríamos alguma mudança importante no setlist. Apesar de nova, o público tinha total familiaridade com ela.
O grupo mostra entrega mesmo nas composições menos destacadas, como na dispensável (One of Those) Crazy Girls, seguida de uma das preferidas da plateia, Rose-Colored Boy.
Hayley fala do entusiasmo de Zac, que não estava entre eles na última visita ao Brasil, em 2014. Nessa hora ele vai para os vocais, ela para os bongôs e Mullen assume a bateria. Assim o Paramore toca Scooby’s in the Back, cover da HalfNoise. O fato é que Farro tem um jeito engraçado e cativante, animando e orientando os participantes a levantar e abaixar as mãos no refrão.
Não há muito o que falar de Hard Times, marco da fase que trouxe o som dos anos 1980 ao Paramore, otimamente executada e com adição de um trecho de Heart Of Glass, da Blondie. Todos gritaram a letra. All I Wanted, que por conta da extensão vocal, apesar de estar num álbum de 2009, foi tocada pela primeira vez em outubro de 2022, encerrou o show. A ruiva preencheu todas as notas altas com energia nas duas repetições do refrão, efeito da evolução de Hayley como cantora.
Curiosamente, em meio aos pedidos de bis, não foi Decode que os espectadores de domingo pediram, mas Brick By Boring Brick, entoando diversas vezes o “parapapapapa” da música. Não surtiu efeito. Ao menos a levemente sombria Decode, para a felicidade dos fãs, veio com o retorno do conjunto ao palco.
Em Misery Business, momento mais energético do show, uma representante da plateia subiu ao palco para cantar, como de costume. A faixa dos anos 2000 foi aposentada entre 2018 e 2022 por Hayley interpretá-la como machista.
O encerramento ficou com a principal música do novo álbum, This Is Why, uma das melhores do trio, quando a vocalista foi cantar junto dos fãs. Entre um som e outro, Hayley teve tempo de falar sobre saúde mental, amor, dança, o tempo que ficaram longe do Brasil e prometeu não demorarem tanto para voltar.
O disco de estreia do Paramore, All We Know Is Falling (2005), não foi lembrado. Crushcrushcrush, Careful, Ignorance, Now e Still Into You também ficaram de fora, para a tristeza dos que esperavam mais da fase pop punk / emo da banda. O público geral, no entanto, acompanhou todo o setlist e saiu satisfeito por volta das 21h35.
Após as passagens por Peru, Chile, Argentina e Brasil, o Paramore se apresenta em Bogotá, Colômbia, nesta terça-feira (14/03). A abertura da turnê fica por conta da Elke, apelido da cantora e modelo Kayla Graninger, namorada de Zac Farro.
Banda:
Voz: Hayley Williams
Guitarras: Taylor York, Brian Robert Jones, Logan MacKenzie
Baixo: Joey Howard
Bateria: Zac Farro
Percussão: Joseph Mullen
Setlist:
1 You First
2 That’s What You Get
3 I Caught Myself
4 Playing God
5 The News
6 Told You So
7 Ain’t It Fun
8 Caught in the Middle
9 C’est Comme Ça
10 The Only Exception
11 Running Out Of Time
12 (One of Those) Crazy Girls
13 Rose-Colored Boy
14 Scooby’s in the Back (cover de HalfNoise)
15 Hard Times
16 All I Wanted
Bis:
17 Decode
18 Misery Business
19 This Is Why
Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
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