O perigoso cavaleiro britânico James Jennings é o protagonista desse excelente western que acompanha uma das animadas missões do procurador que precisa proteger seu cliente até que ele coloque as mãos em uma grande herança! O Procurador de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro tem tudo que os fãs do gênero adoram: ação, bons diálogos e muitas reviravoltas!
A obra, que é um original da editora Pipoca e Nanquim lançado em 2022, reúne dois dos grandes nomes do faroeste em uma história completa de pouco mais de 190 páginas em preto e branco.
O Procurador de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro trabalha todos os clichês do gênero de forma bem feita e com uma arte deslumbrante – na minha opinião é uma ótima HQ para iniciar novos leitores no western!
Dica para o leitor: Conheça mais trabalhos de Gianfranco Manfredi lendo nossos reviews sobre Mugiko (outro trabalho do autor com Pedro Mauro!) e sobre o clássico Mágico Vento!
E se você quer conhecer outra grande obra de faroeste de Pedro Mauro, confira nosso review sobre A Trilogia Gatilho!
James Jennings precisa garantir que seu cliente receba uma herança na HQ O Procurador de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro
A trama da HQ O Procurador de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro
James Jennings é um pomposo inglês que trabalha como procurador nos EUA. A obra de Manfredi e Mauro acompanha o personagem em sua busca pelo boxeador King.
Fato é que um parente distante do pugilista morreu e ele agora está rico! Jennings precisa comunicar o ocorrido ao lutador e levá-lo para Nova York para que ele receba a herança.
O pugilista está sempre acompanhado de seu empresário fanfarrão Charles Ramsey e de Caleb. A trama retrata a perigosa viagem do quarteto para que King receba sua herança.
O grupo enfrenta perigos de diversas naturezas diferentes e esses perigos vão – aos poucos – mostrando toda a sagacidade do procurador – que é muito mais do que aparenta.
A bela arte do brasileiro Pedro Mauro é um dos atrativos da HQ O Procurador
Na minha visão a obra de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro para o Pipoca e Nanquim se encaixa na mesma categoria de leitura de um Tex da Bonelli porque apresenta uma trama simples, direta, relativamente previsível, extremamente divertida e muito bem executada!
Os diálogos de Manfredi estão incríveis e a arte de Pedro Mauro parece cada dia melhor – com cenários belíssimos e cenas de ação de tirar o fôlego.
Além da arte, chama muita atenção a construção do protagonista James Jennings. Em um primeiro olhar ele parece até deslocado do cenário de faroeste. Suas roupas são mais elegantes do que o tradicional e sua forma de se portar parece – em um primeiro e desatento olhar – mostrar um personagem pomposo e sem muito carisma.
Conforme a história avança, a nossa “primeira impressão” do personagem vai se desfazendo e vemos que essa caracterização diferente escondia um personagem com muito faro e habilidade para lidar com situações de perigo – em todos os sentidos da palavra!
James Jennings não parece um grande personagem de ação no começo da HQ O Procurador de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro
O Procurador de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro é uma leitura divertida e segura (e digo isso no bom sentido!). A obra é bem linear e parece um excelente ponto de partida para novos leitores de western.
O que não quer dizer que ela não seja ótima também para os leitores antigos. Excelente cenas de ação, bons diálogos, química que funciona entre os integrantes do quarteto viajante e um final explosivo. Tudo como manda o figurino em uma HQ com acabamento impecável.
Simplesmente uma ótima leitura para quem ama ou quer se apaixonar pelo gênero!
Avaliação: Ótimo!
Compre O Procurador de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!