A Panini lançou no fim de 2022 a minissérie O Coringa Apresenta: Quebra-Cabeça, em edição única com capa dura, 240 páginas. O quadrinho foi publicado originalmente pela DC com o título The Joker Presents: A Puzzlebox, em sete capítulos entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022.
A proposta do roteiro, por Mateus Rosenberg, é que o leitor resolva um crime no decorrer das sete edições, como se estivesse no papel do Comissário Jim Gordon e seu Departamento de Polícia de Gotham City (DPGC).
Nos EUA, os assinantes do DC Universe Infinite, espécie de streaming de HQs da editora, tiveram acesso antecipado à versão digital do quadrinho e algumas pistas a mais na edição especial “Director’s Cut”, com cenas “excluídas” do DPGC.
A arte de O Coringa Apresenta: Quebra-Cabeça é comandada pelo espanhol Jesús Merino nos desenhos e pelo mexicano Ulises Arreola nas cores, sempre com mais convidados a cada volume, incluindo Joshua Hixon, Keron Grant, Dani, Vanesa Del Rey, Domo Stanton e Juni Ba.
Qual a trama de O Coringa Apresenta: Quebra-Cabeça
Pequeno spoiler, daqueles que aparecem logo no início: o Charada está morto. O protagonista da história, obviamente, é o Coringa. Em meio a uma dezena de vilões presos no DPGC, é o único que aceita dar seu depoimento ao Jim Gordon.
Coringa depondo: você verá isso durante toda a HQ. Basta saber se ele é confiável
Se você conhece bem o personagem, sabe o tamanho do desafio. É difícil saber o que é verdade e o que é mentira quando vem do Palhaço do Crime. Ainda mais de forma tão fácil.
Segundo Coringa, todos foram capturados pela Batfamília durante uma festa surpresa de todos os vilões para ele. O motivo da comemoração, nem o Joker sabia – sente o drama! –.
O principal objetivo do Comissário Gordon é descobrir quem matou Charada, e ao mostrar fotos do personagem morto ao Coringa, descobre que o vilão assassinado estava atrás de uma caixa mágica chamada Motor Mestre, com a ajuda do arqueólogo Dr. Caro.
O problema é que eles encontram apenas um objeto que serviria de mapa para as diversas partes do tesouro espalhadas pelo mundo.
O Coringa descobriu tudo isso, conforme depõe, ao ser convidado pelo Charada para participar das buscas e, juntos, “dominarem o mundo”. O Motor Mestre realiza qualquer desejo e, para o mestre das questões, ambos seriam “espíritos irmãos. Piadas são charadas para os idiotas, não?”. O palhaço recusa.
É aí que a trama engrena e é necessário ter bastante atenção para não se perder no roteiro e nas versões do Coringa e, oportunamente, dos outros vilões. Para completar o Motor Mestre, Charada contrata cinco vilões: Bane, Máscara Negra, Arlequina, Professor Pyg e Mariposa Assassina. Um para cada parte da caixa.
Secretamente, a Mulher-Gato estava com uma escuta, e já tinha preparado uma equipe para passar a perna no Charada, incluindo o Duas Caras, o Pinguim, o Espantalho e o Chapeleiro Louco.
O Motor Mágico é a peça central para descobrirmos o que houve com Charada
Durante toda a HQ, acompanhamos Jim Gordon entrevistando o Coringa junto de Harvey Bullock, o “policial mal”. Enquanto isso, os policiais tentam administrar o monte de vilões presos em uma única cela e conseguir mais depoimentos para confrontar com a versão do Joker e seguir a investigação.
Por meio dos relatos, vamos descobrindo como foram as buscas das duas equipes – do Charada e da Mulher-Gato –, com interessantes disputas entre seus integrantes e a chegada de mais vilões, como Hera Venenosa, Senhor Frio e Exterminador, para complicar ainda mais a situação. Não é necessário adiantar que algum caos também será instaurado na sede do DPGC.
Vale a pena ler?
O Coringa Apresenta: Quebra-Cabeça é um quadrinho ótimo. No entanto, dá para dizer que para um público mais específico, que gosta de histórias detalhadas, investigação policial e é fã dos vilões do Batman.
Temos muita informação, muito texto nos balões e recordatórios, a prolixidade do Coringa, confusão entre as versões e, inclusive, a falta de certeza se o que estamos lendo é “verdade” ou apenas a imaginação ou plano de determinado vilão.
Por isso, se não compramos a ideia da HQ, pode parecer um produto chato. O Coringa Apresenta: Quebra-Cabeça é para quem gosta de “perder” tempo vendo detalhes de cada fala, leitura trabalhosa.
Todos os vilões em uma única cela no DPGC. O que pode acontecer?
Dito isso, um balde de água fria: pouquíssimas pessoas elucidarão o crime. Após a conclusão do quadrinho o reli e, sim, é possível supor ou ao menos chegar perto do que houve com o Charada ou quem é o responsável por toda a confusão. Não é fácil.
Normalmente, em histórias assim, o fato principal costuma ser simples e a genialidade do roteiro está na forma em que o autor nos apresenta o caso, com pequenas pistas, pouco a pouco, fora de ordem. Aqui, sem spoiler, descobrimos que a história é realmente complexa, inventiva e rocambolesca – um ponto fraco para quem curte quadrinho policial mas não de super-heróis –. Porém, impecavelmente encaixada.
A variedade de estilos na arte tem efeito duplo. O primeiro é destacar as narrativas do Coringa sobre a busca de cada peça do Motor Mestre. Outra é gerar um pouco de confusão mesmo. Não é um dos objetivos do Coringa? E vale dizer que Jesús Merino faz o Príncipe Palhaço como o senso comum prega, old school, com aquele queixo fino e cumprido.
O Coringa Apresenta: Quebra-Cabeça não agradará a todos, mas ver Joker contando histórias de alguns dos principais vilões de Gotham para um Jim Gordon que tem nele sua principal fonte de investigação é impagável.
Gostou do texto? Leia outras matérias do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!
LOUCO AMOR (1994) – BAÚ DE HQs
Avaliação: Ótimo!
Compre O Coringa Apresenta: Quebra-Cabeça clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!