Comemorando os 80 anos da Mulher-Maravilha, a DC Comics lançou em 2021 uma antologia de histórias curtas que homenageiam a heroína. Grandes nomes da Editora das Lendas, como Peter Tomasi, Kurt Busiek, Liam Sharp, Kevin Maguire, Mariko Tamaki e outros, deram suas visões sobre a personagem. Mulher-Maravilha Preto e Dourado, como foi nomeada a minissérie, teve 06 edições nos EUA e trouxe 30 pequenos contos de 8 páginas que retratam a maior heroína da editora!
A coletânea Mulher-Maravilha Preto e Dourado chegou ao Brasil em 2022 pelas mãos da Panini Comics. A luxuosa edição capa dura conta com sobrecapa e mais de 270 páginas! O preto e dourado, predominante na capa e nas histórias, dá um ar diferente para a publicação que parece emanar uma certa classe! Um dos acabamentos mais belos que vi recentemente.
Dica para o leitor: Se você é fã das aventuras da amazona, confira nossa lista de Melhores HQs da Mulher-Maravilha onde apresentamos nossas 19 tramas favoritas da personagem!
E se você gosta de “antologias especiais”, vale conferir nosso review de Superman Vermelho e Azul
Interpretações diversas da vida de Diana esperam o leitor na HQ Mulher-Maravilha Preto e Dourado
As Tramas da HQ Mulher-Maravilha Preto e Dourado
Prepare-se para ver a Mulher-Maravilha em muitas histórias inusitadas e diferentes umas das outras.
A coletânea que comemora os 80 anos da personagem tem histórias para todos os gostos: voltadas para ação, com pegada mais emotiva, com narrativa mais teen, falando do papel da personagem no universo feminino, mostrando como a heroína inspira novas gerações e até retratando o cotidiano da personagem e suas relações com parentes e amigos. A variedade de traços e narrativas, por si só, já é um ótimo motivo para mergulhar no universo proposto pela obra.
Como sempre falamos, coletâneas são ótimas para nos apresentar diversas histórias (nesse caso elas tem em média 8 páginas) e nos ajudam a ver abordagens distintas. Naturalmente seu gosto e experiência pessoal vão gerar identificação maior com algumas narrativas em detrimento de outras.
Separamos abaixo 06 histórias que gostamos bastante e se destacaram dentre as 30 que lemos. Vale dizer que o nível da coletânea é alto e poucas são as narrativas que falham em entregar algo minimamente interessante dentro das 8 páginas disponíveis.
Diana ganha os poderes de uma vilã em uma das tramas da HQ Mulher-Maravilha Preto e Dourado
A primeira narrativa que chamou nossa atenção é a intitulada “A Aposta” de Becky Cloonan. A história mostra a heroína tendo que interrogar um preso. Ao invés de utilizar seu laço da verdade de forma imediata, ela conversa com o vilão e é o teor dessa conversa (e o final da narrativa) que torna essas 8 páginas memoráveis. Já imaginou a Mulher-Maravilha fazendo o papel de “tira mal” em uma interrogação? É mais ou menos isso que Becky Cloonan entrega!
“Um Deus Sem Nome” de Che Grayson e Corin Howell é uma história que vai por um caminho totalmente diferente e surpreende. A trama mostra uma vigília noturna pela saúde da Rainha Hipólita atraindo um poderoso oponente que tem ligações com o próprio Olimpo. A narrativa tem contornos de terror e é recheada de ação!
“Deus Sem Nome” de Che Grayson e Corin Howell é uma das ótimas histórias da HQ Mulher-Maravilha Preto e Dourado
A terceira trama que nos cativou é a chamada “Espionagem” de Robert Venditti e Steve Epting. Na história vemos a Mulher-Maravilha sendo mantida prisioneira em uma espécie de instalação militar. Ela não responde a seus interrogadores e parece muito silenciosa e passiva diante da situação. O final mostra que a heroína possui uma resiliência incrível! Um lado da Mulher-Maravilha que não estamos muito habituados a ver.
“O Roubo do Laço da Verdade” é uma das muitas histórias “fofas” da edição. Aimee Garcia e Sebastian Fiumara mostram uma jovem que acha o laço da verdade da Mulher-Maravilha e o utiliza em colegas e pessoas que cruzam seu caminho na noite de Halloween.
O laço da verdade pode não ser tão legal para seu dono quanto se imagina. A trama é divertida e inspira!
Paul Azaceta traz uma história incrível chamada “Espetacular”. Acompanhamos uma jovem fã do Batman que é salva pela Mulher-Maravilha durante um combate com uma super-vilã. A delicadeza e gentileza de Diana cativam a jovem que parece ter um novo herói favorito. Narrativa extremamente bem pensada e muito bem executada. Simples mas marcante!
Histórias clássicas com muita ação também tem espaço na coletânea Mulher-Maravilha Preto e Dourado
A última história que destacamos é a “pés de barro” de Josie Campbell e Carlos D´anda. A trama, que traz uma arte deslumbrante, mostra a jornada de Diana e de Antíope até o lendário torneio que faz com que a jovem se torne a Mulher-Maravilha.
O foco é na relação das duas que surge mesmo contra a vontade de Antíope. Um roteiro ágil e cativante que está em total sinergia com uma arte clássica e impressionante! Uma daquelas histórias que nos fazem retornar para ficar “babando” nas páginas.
Destacamos 06 grandes narrativas que mostram a diversidade e a qualidade da HQ Mulher-Maravilha Preto e Dourado, mas a realidade é que temos mais histórias marcantes nessa coletânea. Assim como outras coletâneas comemorativas recentes da DC, essa funciona muito bem pela liberdade que os autores parecem ter e pela diversidade que as histórias trazem. Independente do seu gosto, tem boas histórias te aguardando nesta edição.
Uma ótima pedida para os fãs de super-heróis e para aqueles que acompanham a jornada de Diana de Temiscira!
Quer conhecer grandes obras da Editora das Lendas? Confira nossa lista de Melhores HQs da DC Comics
Avaliação: Excelente!
Compre Mulher-Maravilha Preto e Dourado clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!