Estamos em 1993 e o selo Túnel do Tempo (Elseworlds no original) está no auge! É nesse selo que surge a HQ Super-Homem Morcego de Aço de J.M. Dematteis. A trama de Dematteis mistura a origem dos dois maiores super-heróis da DC Comics. E o resultado final surpreende!
Super-Homem Morcego de Aço de J.M. Dematteis foi originalmente lançado nos EUA com o nome “Superman: Speeding Bullets”. A HQ chegou ao Brasil em 1994 pelas mãos da editora Abril com o nome completamente modificado. A história é um one-shot que não possui nenhuma continuação.
.
Imagine um Batman mais violento e super-poderoso. É isso que temos na HQ Super-Homem Morcego de Aço de J.M. Dematteis
.
A trama da HQ Super-Homem Morcego de Aço de J.M. Dematteis
.
Muitas HQ´s brincam com o destino da nave do Homem de Aço. A maioria dessas versões, imagina uma realidade onde o foguete que leva o Último Filho de Krypton cai muito longe dos Kent (a exceção é a HQ “O Prego” que está na nossa lista de Melhores HQ´s da DC Comics).
.
Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!
.
Em Super-Homem Morcego de Aço de J.M. Dematteis temos uma verdadeira mistura da origem do Superman com a origem do Batman. Nessa realidade o foguete cai em Gotham e é encontrado pela família Wayne. Thomas e Martha dão o nome de Bruce para o menino do foguete e acabam não tendo filhos.
O menino cresce isolado mas rodeado do amor de seus pais e do fiel mordomo Alfred. Até que voltando do cinema (sim, vai ter assassinato!) os Wayne encontram seu destino nas mãos de Joe Chill. O pequeno Bruce cresceu frustrado e afastado de tudo e de todos.
Até que um dia invadem a mansão Wayne e ele descobre seus poderes. A história de um “Batman” super poderoso não é exatamente original. O que chama a atenção na HQ é a raiva que eles colocam dentro do pequeno Bruce (que na verdade é Clark – o garoto da nave!). Isso cria um vigilante ainda mais impiedoso e cruel. Não chega a ser um Justiceiro mas passa perto!
.
A HQ Super-Homem Morcego de Aço de J.M. Dematteis erra ao amalgamar Coringa e Lex Luthor
.
O roteiro de J.M. Dematteis é fluido e interessante. O surgimento do novo herói, os negócios dos Wayne e o começo do relacionamento com Lois Lane funcionam bem demais. O problema da HQ é o vilão. Dá a sensação que Dematteis se sente obrigado a amalgamar tudo que vê pela frente e isso gera uma bizarra versão de Lex Luthor. O vilão simplesmente não funciona.
O que salva a HQ, que começa promissora, de ser um desastre é o desenvolvimento de Lois e Bruce. E isso é realmente impressionante. Se você está acostumado a ler HQ´s do selo Túnel do Tempo da DC Comics, você sabe que o desenvolvimento de personagens não é um dos pontos mais fortes (Batman a Guerra de Secessão é um ótimo exemplo disso). Grande acerto de Dematteis que salva a HQ!
.
Lois descobre que Clark – ops – Bruce é o vigilante de Gotham na HQ Super-Homem Morcego de Aço de J.M. Dematteis
.
No fim das contas podemos dizer que a HQ Super-Homem Morcego de Aço de J.M. Dematteis é uma excelente representante do selo Túnel do Tempo da Editora das Lendas. Uma história cativante e com diferenças que mudam profundamente os personagens.
A ideia de amalgamar Superman e Batman funciona bem, o grande problema de Dematteis foi achar que ele era obrigado a amalgamar tudo que visse pela frente. Uma pena que ele não tenha conseguido criar um vilão melhor. A HQ merecia. De qualquer forma, uma ótima leitura para os fãs do Superman!
Obs. Se você é fã do Azulão, confira nossa matéria sobre Coadjuvantes Desconhecidos do Superman!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!