Crossovers Marvel e DC eram a grande alegria dos fãs!
Antes da rivalidade das duas principais editoras dos quadrinhos americanos, Marvel e DC, ser acentuada pelo cinema e pelos fãs, era razoavelmente comum vermos os personagens das editoras se encontrando nos famosos Crossovers. O primeiro aconteceu em 1975 com Homem-Aranha e Superman se encontrando em “Superman vs. The Amazing Spiderman” que contou com roteiro de Gerry Conway, desenhos de Ross Andru e arte-final de Dick Giordano.
Depois do primeiro encontro as editoras parecem tomar gosto pelos crossovers e tivemos diversos encontros entre as editoras. Vamos listar abaixo as cinco melhores histórias de crossovers Marvel e DC que enchem os olhos dos fãs das editoras! Vamos lá?
.
Conheça os Melhores Crossovers Marvel e DC!
.
1- LJA/Vingadores
“LJA/Vingadores” é o melhor e mais grandioso dos Crossovers Marvel e DC
.
Lançada em 2003 e contando com arte de George Pérez e roteiro de Kurt Busiek, “LJA/Vingadores” é o melhor crossover pois conta com uma história coesa que reúne toneladas de personagens (e referências) das duas editoras. Confrontos incríveis marcam a HQ que respeita a essência das duas equipes ao mesmo tempo em que explora o passado das editoras. Apesar da história simples, linear e previsível (confronto inicial, ameaça cósmica, união e batalha final) Busiek consegue entregar momentos incríveis que agradam aos fãs e os diálogos (e embate de ideias) são simplesmente sensacionais! O final da HQ é de arrepiar e infelizmente esse foi o último crossover feito entre as duas empresas.
A HQ foi publicada em formato minissérie (4 edições) em 2004 e ganhou ainda versões em capa dura e cartão.
.
2- Os Fabulosos X-Men & Os Novos Titãs
.
Os Novos Titãs encontram os X-Men em um dos melhores crossovers Marvel e DC
.
“Uncanny X-Men And The New Teen Titans” foi lançado em 1982 e contou com roteiro de Chris Claremont e arte de “Walt” Simonson. A história começa com Darkseid querendo cruzar a muralha da fonte e ter acesso a um poder gigantesco: a força Fênix. As equipes, que eram as que mais vendiam nas duas editoras, se unem para deter o vilão em uma história com gostinho de era de prata!
No Brasil a HQ foi publicada em Grandes Heróis Marvel #9 (1985) e Grandes Encontros Marvel e DC #2 (1993) pela editora Abril.
.
3- Quarteto Fantástico e Superman
.
Superman e Quarteto Fantástico se unem para derrotar Galactus e Superciborgue em um dos grandes Crossovers Marvel e DC!
.
Galactus ameaça o multiverso em “Super-Homem & Quarteto Fantástico” de Dan Jurgens. A HQ, publicada no Brasil em 2000 pela editora Abril, traz os personagens unidos contra Galactus e Superciborgue em combates bem pensados e interessantes. O mais legal é que, nesse encontro, o Superman é um desenho no universo Marvel e Franklin, o filho do Sr. Fantástico e da Mulher Invisível, é fã do personagem. Isso dá um tom emocionante ao encontro e deixa tudo ainda mais divertido. Jurgens dá espaço para todos os personagens brilharem e a intenção de Galactus com o Superman é de gelar o sangue de qualquer fã dos dois universos!
.
4- Batman e Demolidor: O Rei de Nova Iorque
.
Batman e Demolidor se aliam em mais um dos Crossovers Marvel e DC
.
Os dois melhores personagens urbanos da Editora das Lendas e da Casa das Idéias se encontram para confrontar o Rei do Crime e o Espantalho em uma história para definir o dono de Nova York. A interação entre os dois personagens é bem legal e ver os universos urbanos se misturando é muito interessante – a sinergia é absurda e parece realmente que eles coexistem no mesmo universo. O confronto do Espantalho, que tem no medo sua principal arma, com o Homem Sem Medo é muito bem pensado!
Com roteiro de Alan Grant e tendo sido publicada originalmente em 2000, a HQ chegou ao Brasil pela editora Abril em “Batman & Demolidor – O Rei de Nova York” (2003).
.
5- Superman/Hulk
.
Superman e Hulk se digladiam em um dos Crossovers Marvel e DC – história com cara de Era de Ouro
.
“O Incrível Hulk Vs. Superman” é um encontro publicado originalmente em 1999 mas que tem muita cara de Era de Ouro. A história merece estar na lista por conta da ideia diferente que Roger Stern teve para o conto: A história é narrada por um Superman que se recorda do encontro enquanto assiste um programa de TV que conta a trágica vida do Doutor Banner. A forma como o personagem se recorda do conto contrasta com o destino de Banner e o paralelo entre a sorte dos dois personagens é muito bem traçado (Superman vive com Lois enquanto Banner vaga pelos EUA após perder tudo). A arte de Steve Rude só acentua a sensação clássica da HQ.
“O Incrível Hulk Vs. Superman” chegou ao Brasil em 2000 pela editora Abril e contém a história completa
.
Menção Honrosa: Amálgama
.
“Amálgama” é o ápice da loucura! É o Crossover mais inusitado de Marvel e DC
.
“Amálgama” é o ápice da Era dos Crossovers Marvel e DC. Colocar os personagens para se encontrarem não era mais o suficiente e por isso as editoras resolveram misturar os heróis. Wolverine com Batman, Superman com Capitão América, Superboy com Homem Aranha, Dr. Destino com Dr. Estranho, Mulher-Maravilha com Tempestade.. O resultado é um verdadeiro desfile de carnaval com roteiros que combinam elementos das origens dos personagens “amalgamados”. Se você procura diversão inusitada e despretensiosa, pode ser uma boa buscar por esse encontro.
“Amálgama” foi publicado no Brasil pela editora Abril em 1997 em formato minissérie de quatro edições.
.
A Era dos Crossovers Marvel e DC trouxe muitos encontros e ideias interessantes! Esperamos que em algum ponto as editoras retomem a parceria. Afinal, quem não quer ver seus personagens favoritos juntos?
Quer conferir mais HQ´s Memoráveis? confira nossa série Baú de HQ´s e nossas matérias sobre as versões mais inusitadas do Batman, as fases mais bizarras do Justiceiro e sobre versões alternativas marcantes de personagens clássicos!
Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!
Créditos:
crossovers marvel e dc crossovers marvel e dc crossovers marvel e dc crossovers marvel e dc crossovers marvel e dc crossovers marvel e dc crossovers marvel e dc