Uma poderosa e imparável doença chega a Terra vinda do espaço! Essa doença mata todos os homens do planeta e o único que restou é o Superman. Essa é a premissa da HQ LJA Supergênese de Fabian Nicieza e Kevin Maguire. A obra é um elseworld da DC Comics e isso só a torna mais interessante – afinal, sem amarras cronológicas e preocupação com a continuidade tudo pode acontecer.
A HQ LJA Supergênese de Fabian Nicieza e Kevin Maguire foi originalmente publicada nos EUA com o nome JLA: Created Equal em 2000. A obra chegou ao Brasil em 2003 na íntegra em uma minissérie em 2 partes pela mão da Mythos Editora.
Curiosidade para o leitor: adoramos essa obra aqui no Ultimato do Bacon! E ela é tão centrada no Homem de Aço que inclusive a colocamos na nossa lista de Melhores HQs do Superman. É como se o Universo DC encontrasse a trama da Vertigo Y O Último Homem – no mínimo desperta a curiosidade do leitor!
Após a morte dos homens uma nova equipe se forma na HQ LJA Supergênese de Fabian Nicieza e Kevin Maguire
A trama da HQ LJA Supergênese de Fabian Nicieza e Kevin Maguire
Fabian Nicieza traz para as páginas dessa história da Liga da Justiça uma trama que mistura perda, reconstrução e a busca por novos caminhos. A narrativa mostra o Universo DC mudando após uma espécie de vírus espacial acabar com todos os homens da Terra – exceto o Superman. O personagem se une as heroínas da editora para resolver todos os problemas e tragédias que ocorrem por conta dessas mortes e a trama mostra que todos estão simplesmente exaustos.
Passado o susto inicial e resolvidas as crises mais urgentes, uma pergunta começa a pairar na mente dos personagens: como repovoar e garantir a continuidade da raça humana?
Lois Lane engravida do herói e tudo parece se encaminhar para um desfecho positivo – até a chegada de Lex Luthor. O vilão mostra que Clark ainda tem em suas células o componente que afetou os homens e que isso pode matar qualquer nova vida que surja. O herói então se vê forçado a sumir e se exilar no espaço.
Superman usa um traje diferente na HQ LJA Supergênese de Fabian Nicieza e Kevin Maguire
É nesse ponto da história que as coisas ficam muito interessantes. Antes de partir o Superman deixa com Diana (a Mulher-Maravilha) a dádiva para poder repovoar a Terra (sim, é o que você está pensando) e depois de alguns anos vemos o surgimento de novas super crianças. O tempo de espera serviu para ver se o primeiro filho do herói com Lois ia se desenvolver sem nenhuma dificuldade.
A ausência de Clark e a não existência de homens no mundo criam um cenário diferente e harmonioso. Infelizmente essa paz é quebrada por Lex Luthor que tenta manipular os jovens super poderosos em seu benefício.
Talvez esse seja o grande mérito da obra: criar uma narrativa que consegue sair dos problemas óbvios e transforma a história em uma espécie de guerra de influência sob os pequenos filhos do Superman.
A visão de Fabian Nicieza sobre os super poderes do Superman é meio pessimista: os bebês descontrolados chegam até a matar seus pais com abraços em alguns casos.
Essas situações que ele cria mostram que a ideia de repovoar a Terra com crianças superpoderosas pode não ser fácil de executar e uma nova solução de criação de crianças e adolescentes surge (sem spoilers, mas foge bastante do tradicional e gera debates).
Superman deixa meios de criar novos bebês com a Mulher-Maravilha na HQ LJA Supergênese de Fabian Nicieza e Kevin Maguire
LJA Supergênese de Fabian Nicieza e Kevin Maguire é uma leitura especial porque consegue equilibrar bem os principais conceitos do Universo DC com um debate interessante sobre influência, criação de uma nova sociedade, inveja e dever. Alguns personagens brilham e ganham os holofotes como a Mulher-Maravilha (uma espécie de tutora para as crianças) e Barbara Gordon (que passa a ser uma Lanterna Verde).
Vale dizer que fazer a leitura em 2023 dá um benefício adicional: comparar Adão Kent (o filho do Superman na história) com Jon (o filho do universo regular). Os dois são bem diferentes e cresceram com influências e circunstâncias distintas. Comparar as ações e escolhas deles gera um debate adicional válido!
LJA Supergênese de Fabian Nicieza e Kevin Maguire é uma HQ divertida que consegue impor um ótimo ritmo narrativo enquanto cria um mundo distópico fascinante. A arte de Kevin Maguire ajuda a dar um ar clássico a história e o foco na construção de um novo mundo e nas ações do Homem de Aço e de Lex Luthor dão um ar único à proposta.
Se você é fã da Liga e de universos alternativos, essa é uma leitura rápida que vai te cativar!
Conheça as melhores HQs da Editora das Lendas na nossa lista de Melhores Quadrinhos da DC Comics
Avaliação: Ótimo!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!