Uma das histórias mais marcantes de Mega City Um aguarda o leitor em Juiz Dredd Mandroide de John Wagner e Kevin Walker. A obra conta como a vida do Sargento Nate Slaughterhouse se transforma em um inferno após uma missão mal sucedida o forçar a morar em uma metrópole com sua família. Seria a vida na cidade de Dredd pior do que viver em um campo de batalha? Ação, ficção científica e muita reflexão se misturam em uma trama que nos prende do começo ao fim!
Juiz Dredd Mandroide de John Wagner e Kevin Walker foi originalmente publicado na revista 2000 Ad em 2005. A obra chegou ao Brasil em 2014 em um encadernado de capa dura da Mythos Editora. Além do arco original a edição nacional traz ainda uma boa continuação lançada em 2007 que conta novamente com John Wagner no roteiro e Carl Critchlow e Simon Coleby na arte. Peter Doherty é o responsável pelas cores na trama original e na continuação.
Dica para o leitor: O Juíz mais durão de Mega City um tem muitas histórias boas e você pode conhecer algumas delas nas matérias Juiz Dredd A Guerra do Apocalipse (1981-1982), Juiz Dredd Necrópole de John Wagner e Carlos Ezquerra e Juiz Dredd América de John Wagner e Colin Macneil
O Sargento Nate Slaughterhouse é ferido em combate na HQ Juiz Dredd Mandroide de John Wagner e Kevin Walker
A Trama da HQ Juiz Dredd Mandroide de John Wagner e Kevin Walker
Nate Slaughterhouse é um soldado bravo e corajoso que é mortalmente ferido em combate. Sua esposa, a capitã Rosson, o salva mas a dura realidade é que não sobrou muita coisa do outrora orgulhoso soldado. Utilizando-se de tecnologia robótica, os médicos o transformam em uma espécie de ciborgue com mais partes sintéticas do que humanas.
Apesar de estar vivo, Nate amaldiçoa seu destino e deixa claro que preferia ter morrido em combate.. Seu psicológico abalado faz com que ele seja dispensado de forma honrosa do exército (apesar do seu novo e poderoso corpo). Sua esposa também pede baixa e parte com seu marido e filho para uma nova vida em uma tranquila(?) cidade chamada Mega City Um.
Por incrível que pareça é na cidade de Dredd que os problemas da família de Slaughterhouse começam de verdade. O pagamento do exército não era muito bom e isso garante uma moradia em um local perigoso da cidade. Para piorar vemos que Nate ainda está tendo problemas para se adaptar a sua nova condição e o pouco dinheiro faz com que a ex- capitã precise sair para procurar emprego… Calma, ainda vai piorar!
Nate Slaughterhouse se transforma em uma máquina na HQ Juiz Dredd Mandroide de John Wagner e Kevin Walker
Em Mega City Um tudo pode ficar pior e logo vemos Slaughterhouse e sua família sendo ameaçados por uma “vendedora de seguros” que quer garantir a “segurança” deles – a recusa provoca algumas reações mais violentas de aviso e logo Rosson some.. Simplesmente desaparece após ir procurar emprego. É nesse ponto que Dredd entra na narrativa!
O desespero de Nate e seu histórico fazem com que Dredd e os juízes deem uma atenção “especial” ao caso, mas tudo indica que é um beco sem saída. O dono da tal empresa de seguros é abordado e interrogado pelos juízes e isso só o deixa ainda mais furioso. Nate ainda não estava no seu ponto de ruptura, apesar do sumiço da esposa, e após alguns dias uma ação de retaliação envolvendo seu filho faz com que o antigo soldado “surte”…
John Wagner e Kevin Walker entregam uma história cheia de ação e reviravoltas que fala sobre vingança, violência, dever e merecimento. Tudo acontece sob o ponto de vista de Nate e vemos Dredd ir surgindo na trama de forma periférica até dividir os holofotes com o antigo soldado.
Vale dizer que o próprio Dredd traz algumas reflexões interessantes para a trama quando fala sobre os sucessivos erros que foram cometidos: o estado psicológico de Nate não foi corretamente avaliado, os juízes não se esforçaram tanto quanto deveriam no caso do sumiço da capitã Rosson, o interrogatório e vigilância do dono da “seguradora” foi falho.. Em suma: Dredd consegue ver de forma clara os erros do sistema que fizeram Nate Slaughterhouse tomar um rumo diferente daquele que é recomendado para um cidadão de bem.
Dredd confronta Nate na HQ Juiz Dredd Mandroide de John Wagner e Kevin Walker
Sabe aquelas tramas que conseguem equilibrar perfeitamente ação e construção de personagens? É isso que John Wagner entrega nesse roteiro brilhante que consegue fazer com que tenhamos empatia com o antagonista da história. Difícil ver certo e errado – ao menos de maneira clara – em um narrativa que constantemente joga as mais difíceis tragédias nos seus personagens.
A continuação de Juiz Dredd Mandroide, chamada “Mandroide: Instrumento de guerra”, está na edição da Mythos e nos mostra o que aconteceu com Nate Slaughterhouse após os eventos da primeira história. Não darei spoilers mas direi que mais uma vez o sistema faz com que Nate se levante para lutar – se é uma luta justa ou não cabe ao leitor avaliar. Essa segunda HQ vai por um caminho um pouco diferente e mostra como a dor pode tornar uma pessoa manipulável. Não tem o “brilho de novidade” da primeira história mas é uma leitura boa e que consegue adicionar camadas interessantes a Nate.
Juiz Dredd Mandroide de John Wagner e Kevin Walker é uma trama inteligente e bem pensada que tem um ritmo intenso do começo ao fim. É como se um Robocop descontrolado entrasse em rota de colisão com o Juiz Dredd. Os incríveis confrontos perdem protagonismo para uma trama extremamente bem pensada que cria um dos antagonistas mais marcantes de Dredd. Não se culpe se você se pegar torcendo para nosso Juíz favorito falhar
Avaliação: Excelente!
Compre Juiz Dredd Mandroide de John Wagner e Kevin Walker Clicando na Capa Abaixo:
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!