Uma das histórias mais trágicas da Era de Prata da DC Comics finalmente chegou ao Brasil em um merecido tratamento de luxo. Flash A Morte de Iris West de Cary Bates coloca Barry Allen tendo que investigar o assassinato de sua esposa. Nada de duplicatas ou ressuscitações nessa trama: Íris de fato morreu e o Flash tem que lidar com o luto e com o desejo de vingança que se apossa dele.
Flash A Morte de Iris West de Cary Bates conta com talentosos desenhistas comandando a arte e vale destacar nomes como Irv Novick e Don Heck. A obra chegou ao Brasil em 2023 em um encadernado capa dura da Panini Comics com 280 páginas. O bacana é que a publicação aborda algumas histórias antes do evento, o que ajuda o leitor a ter um contexto do momento no qual a trama do Velocista Escarlate se passa.
Dica para o leitor: Essa é uma excelente história da Era de Prata do Flash – sem sombra de dúvidas uma das mais marcantes. Contudo, se você não é fã desse período das HQs e busca outras publicações do herói, recomendamos que visite nossa lista de Melhores HQs do Flash
O Velocista Escarlate lida com diversos tipos de ameaça na HQ Flash A Morte de Iris West de Cary Bates
A Trama da HQ Flash A Morte de Iris West de Cary Bates
Iris West e Barry Allen são um dos casais mais famosos da HQ e nessa obra vemos Barry tendo que lidar com a perda de sua amada. A morte é cercada de mistérios e nosso herói sofre com uma verdadeira montanha-russa de emoções: medo, raiva, sede de vingança, desespero e muito mais.
O encadernado começa nos mostrando o movimentado dia a dia do casal. Barry está sempre “correndo” de um lado para o outro e parece não estar dando conta de conciliar seus papéis de herói, cientista forense e marido. A dura realidade é que ele está deixando a desejar nas três frentes.
Iris está buscando uma reaproximação com seu amado, mas é perceptível que a falta de organização e previsibilidade na agenda de Barry está sendo um empecilho para a vida a dois – e é inegável que estamos vendo uma crise conjugal.
Barry encontra Iris desmaiada em uma festa a fantasia na HQ Flash A Morte de Iris West de Cary Bates
A vida de Barry Allen fica ainda mais complicada quando dois acontecimentos importantes começam a se desenrolar. O primeiro está relacionado a uma grande quantidade de cocaína que o herói acha em seu laboratório – ela está escondida e parece que foi retirada da sala de provas. Esse problema se desenvolve e acaba colocando o departamento de polícia em alerta e todos que trabalham no local passam a ser suspeitos de alguma forma.
O segundo acontecimento também tem relação com o trabalho de cientista do protagonista e mostra ele acompanhando uma espécie de tratamento de cura de criminosos. No melhor estilo “Laranja Mecânica” (filme famoso de 1971, você viu né?) vemos Clive Yorkin, um bandido e assassino da pior espécie, ser submetido a uma máquina que promete fazer com que ele tenha asco de atos ilícitos e seja incapaz de cometê-los.
A ideia, inicialmente supervisionada por um desconfiado Barry Allen, obviamente apresenta problemas e Clive logo se torna mais uma questão que o Flash precisa lidar.
Acha pouco? No meio dessa loucura toda ainda vemos Barry tendo que enfrentar uma jovem misteriosa e super poderosa que é capaz de atrair o Flash com sua mente. A perigosa “vilã” logo revela uma obsessão pelo velocista. Nada fácil a vida do nosso Velocista Escarlate e as coisas não estão prestes a melhorar.
Barry é informado sobre a morte de sua esposa por um amigo policial na HQ Flash A Morte de Iris West de Cary Bates
Apesar dessa avalanche de acontecimentos, Barry e Iris seguiam tentando se reaproximar e parecia que um final feliz estava a caminho. Infelizmente Íris encontra seu triste fim em uma festa a fantasia que ela vai com Barry. O compromisso social do trabalho de Allen exigia que todos usassem uma roupa de super-herói ou super-vilão. É nesse ambiente que Barry é drogado e Íris é morta.
A partir desse acontecimento a história passa por dois grandes momentos. O primeiro está relacionado ao luto: vemos Barry pensar em desistir de tudo e ficar descontrolado. O enlutado Flash até luta com a Liga da Justiça tentando exigir que seus amigos o ajudem a ressuscitar sua esposa.. Essas passagens são de partir o coração e mesmo sendo uma história da Era de Prata (onde tudo tende a ser mais simples e otimista) é impossível não se emocionar.
O segundo momento após a morte de Íris mostra o Flash buscando desvendar o asassinato de sua esposa. Muita ação e boas reviravoltas esperam pelo leitor nessa etapa e é interessante perceber como o autor planta pistas falsas para despistar os leitores mais propensos a tentar adivinhar o que aconteceu.
Particularmente não sou tão fã do último ato da história que acaba se tornando um pouco “psicodélico” e “viajado” demais para o meu gosto. A identidade do assassino, sua motivação, o grande confronto.. é tudo muito bem executado só esse último pedaço do último ato que – na minha visão – destoa.
Barry Allen persegue um de seus vilões mais perigosos na HQ Flash A Morte de Iris West de Cary Bates
Flash A Morte de Iris West de Cary Bates é uma história marcante pois lida com algo incomum naquela época: o sofrimento de um herói por conta da perda de sua amada. Essa não é uma morte planejada desde o começo – como a do Tio Ben ou dos pais do Superman e do Batman.
Estamos falando da morte de uma personagem com a qual os leitores tinham um relacionamento de longa data (criada em 1956). Nesse sentido a história consegue chocar. Outro ponto que tira a narrativa do lugar comum é o fato de vermos o Flash lidando com seu luto de forma muito humana: o personagem sofre, chora, se desespera, se revolta e erra como qualquer um de nós.
Além da proposta e da ótima arte, a HQ ainda se destaca por conseguir imprimir um bom ritmo narrativo que acelera nos momentos de confrontos e sabe dar espaço para os momentos mais emocionais e reflexivos. O único ponto negativo fica por conta do final do último ato que acaba destoando do resto da trama e se torna “cósmico demais” – nada que atrapalhe a experiência ou diminua o prazer dessa leitura é só mais um caso de “será que precisava disso aí?”.
Flash A Morte de Iris West de Cary Bates é uma excelente história e não é à toa que é constantemente citada como uma das grandes histórias do Velocista Escarlate!
Quer conhecer grandes obras da Editora das Lendas? Confira nossa lista de Melhores HQs da DC Comics!
Avaliação: Ótimo!
Compre Flash A Morte de Iris West Clicando na Capa Abaixo:
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!