Histórias de detetives são bem comuns de serem encontradas nas HQ´s ou nos livros. Histórias boas de detetives, essas sim, são raras. Evaristo de Carlos Sampayo e Francisco Solano López tem elementos marcantes que fogem dos clichês do gênero. Esqueça o policial bonitão que sabe tudo e está sempre um passo à frente. A HQ argentina apresenta um personagem título muito mais real e falho!
Publicado originalmente em 1986 na Argentina, a HQ finalmente chegou ao Brasil em uma luxuosa edição da editora Comix Zone. São mais de 229 páginas em preto e branco que trazem 16 contos do Comissário Evaristo.
.
O comissário Evaristo é um personagem que apresenta características muito humanas e realistas
.
As tramas da HQ argentina Evaristo de Carlos Sampayo e Francisco Solano López
.
Carlos Sampayo e Francisco Solano López criam narrativas gráficas que tem um senso de realidade que é, muitas vezes, assustador. A página da imagem acima, por exemplo, apresenta o comissário Evaristo tendo problemas por conta do excesso de fumo. Isso não é relevante para o conto em si, mas humaniza o personagem e faz com que ele passe a ter algumas reações divertidas quando seus policiais fumam ao seu redor. Aliás, o grande mérito da obra é o seu protagonista que está, claramente, acima do peso e já com uma idade avançada – nada que o impeça de ter seu charme e de conseguir se sobressair em boa parte das 16 tramas que compõem a edição.
.
.
As histórias da HQ Evaristo se passam na Argentina na década de 60 e retratam um cenário político instável “regado” a muito preconceito, corrupção e privilégio para os mais ricos. Os crimes nos quais o comissário se vê envolvido também não são muito comuns.Temos sim os tradicionais assassinatos mas temos também fuga de Leão de zoológico, tramas envolvendo sindicato e corrupção de alto escalão e até sequestro de bebês (com motivos bem pouco tradicionais!).
.
As tramas da HQ Evaristo de Carlos Sampayo e Francisco Solano López são recheadas de mistérios
.
As tramas de Carlos Sampayo e Francisco Solano López também são marcantes pelo “tom de cinza” que possuem. O certo e o errado não estão tão bem definidos e comissário, vira e mexe, toma decisões pouco corretas como ignorar transgressões e afins. Tudo em busca do famoso “mal menor”.
Vale ressaltar também a arte de Francisco Solano López. O clima noir que a arte detalhada do autor cria é perfeita e tem uma sinergia ímpar com o roteiro. Essa é uma daquelas HQ´s que o preto e branco é essencial. A arte ainda ajuda a humanizar Evaristo ao mostrar suas imperfeições físicas e destacar suas expressões faciais fora do comum.
.
A HQ Evaristo de Carlos Sampayo e Francisco Solano López mostra um comissário de polícia que parece muito real
.
Vale a pena ler a HQ Evaristo de Carlos Sampayo e Francisco Solano López?
.
Se você busca os detetives tradicionais, perfeitos, magnéticos e com uma inteligência ímpar, a HQ Evaristo de Carlos Sampayo e Francisco Solano López pode te decepcionar. O personagem-título é tudo menos perfeito. Ele nem sempre está um passo à frente, nem sempre toma decisões que seguem um padrão e agradam o leitor e, em alguns casos, ele até é enganado (e em outros ele nem é o protagonista). O que torna essa HQ memorável é justamente o fato de termos desfechos e desenvolvimentos imprevisíveis, além de podermos acompanhar de perto situações políticas e sociais da Argentina nos anos 60.
Para os leitores que querem algo menos “limpo e perfeito”, a HQ é uma excelente pedida e vai ficar na memória durante um bom tempo!
.
Quer conhecer mais obras incríveis? Confira nossa sessão de HQ´s Brasileiras e não deixe de conhecer nossa lista de 20 grandes quadrinistas brasileiros que você precisa conhecer!
.
.
Avaliação: Excelente!
.
Compre Evaristo de Carlos Sampayo e Francisco Solano López clicando na capa abaixo!
.
Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!