O selo Black Label da DC Comics tem a proposta de dar liberdade para autores criarem histórias sem amarras cronológicas e “medo” das consequências no universo regular. A HQ Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev é mais uma narrativa desse selo. Na obra vemos um novo Esquadrão Suicida, liderado pelo Capuz Vermelho, receber a missão de dar um fim no Palhaço do Crime. Mas com o arquiinimigo do Batman nada é tão simples quanto parece.
Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev foi originalmente lançado nos EUA em formato minissérie em 3 edições. A obra chegou ao Brasil em 2022 em um encadernado capa dura da Panini Comics que compila toda a história. Se você sabe que o Coringa matou Jason Todd e se você conhece o conceito do Esquadrão Suicida, dá para mergulhar na obra sem medo – ela não pede nenhum outro conhecimento prévio.
Dica para o leitor: Se você é fã de Azzarello e quer conhecer outros trabalhos do autor, recomendamos conferir nossos reviews sobre Sargento Rock Entre a Morte e o Inferno de Brian Azzarello e Joe Kubert, MoonShine de Eduardo Risso e Brian Azzarello e 100 Balas – As Melhores Séries da Vertigo.
Capuz Vermelho e Arlequina tentam dar cabo do Coringa na HQ Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev
A trama da HQ Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev
A trama proposta por Brian Azzarello e magistralmente desenhada por Alex Maleev tem uma premissa simples e direta: Amanda Waller reúne um novo Esquadrão Suicida que tem como líder o Capuz Vermelho.
Por conhecer e já ter sofrido nas mãos do vilão, Waller entende que ele tem o que é necessário para comandar o time e ter êxito na missão de matar o Coringa. O desajustado time de Jason Todd conta ainda com nomes como Arlequina, Vagalume e Cão Raivoso.
Preciso começar dizendo que a premissa me agrada muito! Ver o Palhaço do Crime sendo confrontado pelo Capuz Vermelho e pela Arlequina (pessoas que ele feriu de forma irremediável) é interessante e pode gerar bons debates e narrativas.
Infelizmente, achei que o desenvolvimento proposto por Azzarello ficou truncado e confuso em alguns momentos. Ele tenta desenvolver a premissa de uma forma pouco convencional e utilizando-se frequentemente de plot twists. Eles funcionam em boa parte do tempo, mas em alguns momentos acredito que outros leitores – assim como eu – vão ficar perdidos.
Capuz Vermelho se preocupa com as ações do Palhaço do Crime na HQ Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev
Waller decidiu virar o “canhão” do Esquadrão Suicida para o Coringa porque ele está sendo financiado pelos russos para causar o caos nos EUA. Na obra, Azzarello retrata o vilão como sendo um louco desvairado que entende a psique das pessoas e usa isso para controlá-las e fazê-las ter medo.
Essas características aparecem quando a missão – que começa bem tradicional e mostrando os vilões do Esquadrão entrando em Gotham – tem uma reviravolta por conta de um ataque a Waller que faz com que o controle das bombas que ficam na cabeça dos membros do grupo acabe nas mãos do Coringa!
Essa reviravolta funciona bem e faz com que os membros do esquadrão passem boa parte da jornada temendo que o palhaço do crime simplesmente exploda suas cabeças!
Comentei acima que algumas situações parecem um pouco “truncadas e mal explicadas” e podemos dizer que é nesse primeiro encontro com o vilão onde vemos mais essa característica. Os heróis são convocados para um bar em uma parte barra pesada de Gotham.
O convite e toda a sequência dentro do bar parecem ter sido mal desenvolvidas (talvez tenha faltado páginas para que elas funcionassem de fato). Não vou dizer que isso estragou a experiência mas confesso que me tirou da leitura algumas vezes.
Por outro lado, a sequência final traz surpresas e mostra mais a loucura e a crueldade do Coringa. O diálogo de encerramento do vilão com o Capuz Vermelho é muito interessante (com pitadas de metalinguagem e direcionamento de fala para o leitor) e funciona bem.
Arlequina enfrenta capangas armados em sequência da HQ Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev
Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev é uma tentativa de trazer um confronto psicológico e envolvente que oponha Coringa e dois dos personagens que mais foram afetados por suas loucuras.
A narrativa funciona na maior parte do tempo mas em alguns momentos a sensação é que Azzarello tentou fazer algo complexo demais que ficou pouco explicado e pouco fluido – o que não invalida a leitura, que continua divertida, mas fica aquela sensação de que a HQ poderia ser bem melhor do que foi (principalmente por não ter amarras cronológicas).
No fim, A HQ de Brian Azzarello e Alex Maleev ganha o leitor pelos bons diálogos e pela estupenda arte. Dose sua expectativa (que tem potencial de ser a grande vilã do leitor nesse caso) e você sairá satisfeito – mesmo sabendo que Azzarello tem potencial para entregar muito mais.
É fã da Editora das Lendas? Confira nossa lista de Melhores HQs da DC Comics!

Avaliação: Bom!
Compre Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!