Superman O Retorno (Superman Returns, 2006) é um filme injustiçado. Apesar de ter sido admirado e elogiado pela crítica, o público lá no começo dos anos 2000 queria um Superman mais – com o perdão das expressões – “fodão, porradeiro e sombrio”.
Pois é, a gente viu que a voz do povo deu em bigode…
A dica de hoje é justamente porque essa obra-prima de Bryan Singer chegou ao catálogo da Netflix. Caso você não tenha ideia do por que estou chamando este filme de obra-prima, aproveite pra ler também a matéria especial sobre a “trilogia Donner-Singer”.
A história de Superman O Retorno
E vamos lá. Se você já assistiu Superman, O Filme (Superman – The Movie, 1978) e gostou, esse filme vai ficar ainda mais interessante. Agora, se você conseguiu ver também Superman II: “A versão que você nunca viu” (Superman II – The Richard Donner Cut, 2006), sinceramente, tudo vai ser ainda mais empolgante, delicado, poético e interessante.
A grande questão de Superman O Retorno é que, apesar de funcionar como um filme isolado, ele é uma homenagem de Bryan Singer aos filmes de Richard Donner. Ele é pensado para ser o terceiro filme de uma saga originalmente planejada por Donner e Tom Mankiewicz que jamais foi realizada por completo.
Agora, se você não está ligando pra toda essa história e não quer ir atrás dos dois primeiros filmes do Superman (especialmente porque o segundo é difícil de conseguir oficialmente), não tem problema.
Superman O Retorno foi negligenciado na época pelos fãs mas hoje, após todo o sucesso do Marvel Studios, com filmes de super-heróis leves, coloridos e com notas mais cômicas, o longa de Singer acaba ficando ainda melhor que a maioria.
Não, não é clubismo! Notem que o filme com Brandon Routh no papel do Azulão saiu um ano depois de Batman Begins (2005) e a orientação “realista” de Christopher Nolan para o Homem-Morcego contaminou o imaginário geral a respeito de super-heróis. Era bastante óbvio que um filme leve como o de Singer, na época, fosse ser mal interpretado.
No entanto hoje, a questão parece ter se assentado. Filmes de super-heróis conquistaram seu próprio gênero e vemos atualmente a aparição de sub-gêneros como “filme de super-herói de terror”, “filme de super-herói infantil”, “filme de super-herói adulto” etc.
É o momento perfeito para se conferir novamente Superman O Retorno, sem preconceitos, e corrigir uma injustiça com um dos grandes filmes do gênero.
Superman O Retorno está na Netflix!
Trailer:
O que achou das dicas de hoje?
Fique ligado no Ultimato do Bacon todas as sextas-feiras para mais Dicas de Streaming!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Texto publicado originalmente em 07 de fevereiro de 2020. Atualizado em 15 de agosto de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!