O mito arthuriano ganha contornos completamente diferentes e surpreendentes na série de HQ´s Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion. Acompanhe a jornada de Merlin para buscar o rei que irá unificar a Bretanha! Desenhos incríveis, reviravoltas de tirar o fôlego e outras fortes emoções aguardam o leitor que embarcarem nessa série.
Excalibur – Chroniques foi uma série lançada em 5 volumes de 2012 a 2018. A HQ francesa chegou ao Brasil pela Mythos no selo Gold Edition em 2 volumes chamados Crônicas de Excalibur que compilaram as 5 edições originais.
A trama da HQ Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion
É difícil falar da trama de Jean-Luc Istin sem entregar detalhes e spoilers. A trama possui 2 atrativos que vão agradar os leitores: a arte de Alain Brion e as inúmeras reviravoltas inesperadas do roteiro.
A arte de Alain Brion faz a trama crescer de maneira incrível! Cada uma das páginas merecem ser admiradas e as desventuras de Merlin, Avalon e da Excalibur ficam ainda mais magnéticas. O estilo de arte realista encaixa perfeitamente no conto de fantasia e acaba deixando tudo ainda mais épico e impressionante.
Se a arte de Alain Brion impressiona, o roteiro de Jean-Luc Istin não fica atrás. Na HQ vemos a busca de Merlin por um Rei que seja digno para unificar a Bretanha. A jornada começa com o mago elegendo Uther Pendragon como sendo o Rei que daria início a esse processo. Logo vemos a lendária Avalon e a Excalibur adentrando na história e os conflitos para unificação se intensificam.
A história se desenvolve colocando personagens famosos como Morgana, Lancelot, Arthur e outros na história – mas seus papéis são bem diferentes do que estamos habituados. A pegada voltada para cultura celta também é muito bem-vinda e dá um ar totalmente novo (e diferente do clássico) a HQ.
A história toda é contada sob a ótica de Merlin. O mago precisa antagonizar reis, homens que servem a outros deuses e até outras entidades para tentar garantir que a Excalibur chegue às mãos certas. Gigantes, monstros e outros seres mitológicos cruzam o caminho do mago – e do leitor – nessa jornada.
Vale salientar que a história é muito violenta e não tem medo de mostrar o “lado podre” da humanidade – seja através da crueldade ou do sexo. O Rei Luchar e seu filho são bons exemplos de psicopatas apegados ao poder que tem prazer em causar dor. A trama apresenta diversos personagens e cada um tem sua importância no decorrer da história, que avança bastante no tempo e, com o passar dos volumes, vai deixando mais claro o papel de cada um.
O tom é sempre épico mas em nenhum momento ele suaviza os erros dos personagens – sejam eles protagonistas ou não. Merlin não é perfeito e os erros – e grandes decisões que ele enfrenta – só deixam ele e os outros personagens ainda mais interessantes.
Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion é uma HQ difícil de ser apresentada para os leitores. Não porque ela seja complexa, mas porque é difícil falar dela sem entregar detalhes que estragam a experiência.Você só precisa saber que a saga da Excalibur ganha uma roupagem Celta e que possui diversas modificações (muito interessantes) quando comparada com a história original. A diversão é embarcar na proposta da trama e tentar descobrir para onde o autor está levando essa história – que só ganha contornos ainda mais épicos por conta da arte. Uma HQ incrível que – me arrisco a dizer – é uma das melhores adaptações dessa lendária história para os quadrinhos!
Avaliação: Excelente!
Quer conhecer uma HQ nacional que adapta o conto do Rei Arthur? Confira a HQ Lâmina Azulada!
Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!