Se você é fã de histórias que misturam elementos reais com muita fantasia e ficção, Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy é uma ótima pedida. A história tem como seu grande trunfo a bela arte e o roteiro completamente imprevisível! Essa é uma daquelas obras onde o autor sai tanto do “lugar comum” que fica difícil adivinhar para onde a história está indo. Isso, obviamente, só torna a leitura ainda mais interessante.
Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy é composto, originalmente, de 4 álbuns que foram lançados entre 2017 e 2020 pela editora Glénat. A obra foi reunida no Brasil em 2 luxuosos volumes lançados pela Editora Mythos (no selo Gold Edition) que trazem os 4 álbuns originais na íntegra!
Dica para o leitor: A obra de Jodorowsky e Jérémy é uma obra que aborda de forma diferente (e eventualmente gráfica) assuntos como violência, sexo e outras temáticas adultas. Vale dar uma olhada na faixa etária do leitor que irá consumir a obra! 😉
Quer conhecer uma HQ Disney da editora Glénat? Confira nosso review da obra Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni!
Eventos inusitados são comuns na HQ européia Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy
A trama da HQ Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy
A história de Jodorowsky e Jérémy começa mostrando uma sociedade secreta de cavaleiros alquimistas que está testando o mais novo candidato a suas fileiras: o número 17.
O teste final é de natureza física e coloca o pequeno jovem em confronto com um poderoso gorila (inteligente e falante) chamado Beto. O misterioso 17 consegue mostrar seu valor e seu tutor revela sua verdadeira identidade: Luís XVII, o legítimo rei da França!
A história se desenvolve a partir dessa revelação e conta a jornada do jovem que deveria ter se tornado rei da França rumo ao seu encontro com os cavaleiros de Heliópolis.
Após esses flashbacks vemos o protagonista ter que se envolver em missões para conquistar sua imortalidade e para proteger o mundo de um poderoso vilão: Napoleão Bonaparte!
O protagonista Luís XVII executa missões ao redor do mundo na HQ Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy
A maioria dos homens que compõem as fileiras dos cavaleiros de Heliópolis são figuras históricas que se tornaram imortais, como Imhotep, o apóstolo João e Nostradamus (entre outros). A história da formação dos cavaleiros, seus objetivos e seus mistérios são abordados na trama do último álbum (publicado no Vol.2 da Mythos no Brasil).
Vi alguns leitores comparando Os Cavaleiros de Heliópolis com o conto “O Homem da Máscara de Ferro”.
Honestamente acho a comparação pouco efetiva. A obra de Jodorowsky e Jérémy me parece muito uma versão mais “surtada” (e com personagens reais) de A Liga Extraordinária. A trama “capricha” no uso dos elementos mágicos e avança tanto no tempo que é difícil (depois de 2 dos 4 álbuns) perceber alguma grande semelhança com o conto “O Homem da Máscara de Ferro”.
O autor não faz nenhuma questão de tornar o desenvolvimento da trama crível e isso realmente afasta o desenvolvimento da HQ de qualquer outra história que seja mais “pé no chão”.
Se você gosta de história de espada e magia, não deixe de conferir nosso review sobre Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel!
Luís XVII encara o desafio final para se juntar a ordem secreta da HQ Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy
Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy é uma obra muito interessante que nos leva a crer que irá apresentar uma fórmula simples de história (Luís XVII em missões para salvar o mundo) e acaba subvertendo e brincando com a própria expectativa que cria – o que gera surpresas frequentes para o leitor.
Apesar de manter um ritmo frenético durante todos os álbuns, a obra “escorrega” no final do último volume e temos uma solução apressada para o mistério dos cavaleiros e seu futuro. A solução é bem inteligente e surpreende mas infelizmente é desenvolvida de forma abrupta e pouco profunda.
Apesar de Luís XVII ser um personagem magnético e cheio de mistérios, confesso que gostaria de ter visto mais dos outros cavaleiros. Jodorowsky e Jérémy falham em conseguir dar um pouco de protagonismo para os outros membros da ordem que, infelizmente, pouco fazem durante a HQ. Isso não é ruim (o protagonista é cativante o suficiente para prender o leitor) mas fica a sensação de que esse universo tem muito mais a oferecer.
Napoleão Bonaparte é um dos personagens da HQ européia Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy
Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy é uma obra magnética que mistura um roteiro completamente fora do comum com uma arte deslumbrante. A obra ainda ganha pontos ao dar novo significado para grandes eventos históricos – como o reinado de Napoleão.
O recurso de usar personagens imortais é ótimo e ajuda Jodorowsky e Jérémy a irem de 1700 para 1940 sem grandes problemas ou modificações nos personagens.
A leitura é cativante e fica a sensação de que o universo criado por Jodorowsky e Jérémy pode (e deve) ser mais explorado! Se você gosta de uma boa história que fala de magias, guerreiros e seitas secretas, Os Cavaleiros de Heliópolis vai te agradar!
Compre Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy clicando na capa abaixo!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!