Conheça o Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron

Em 28 de Mar de 2023 • 5 minutos de leitura
Conheça o Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron (2)

A vida e a missão do Justiceiro mudam mais uma vez nessa nova fase. O personagem que normalmente lida com ameaças urbanas como traficantes e assassinos é o novo comandante de um dos grupos mais perigosos da Marvel. O Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron foi lançado em 2022 e sua jornada já começou com polêmica por conta da mudança do símbolo do anti-herói: sai a tradicional caveira e entra um símbolo mais ligado a demônios orientais – a mudança não chega a me incomodar e ela faz bastante sentido na narrativa (mesmo que ela talvez não faça muito sentido para o personagem..).

O Justiceiro de Jason Aaron está sendo lançado no Brasil pela Panini comics em formato encadernado capa cartão. O novo run começou a sair em 2023 no nosso país e a primeira edição – “O Primeiro Sacramento de Frank” – compila as 3 primeiras publicações americanas.

Dica para o leitor: Falaremos bastante sobre as mudanças promovidas por Aaron e por mais que elas não sejam tão radicais, se você é um leitor que curte versões diferentes de Castle a matéria 4 Fases (MUITO) Bizarras do Justiceiro vai te agradar!

Conheça o Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron (3)

A Vida de Frank Castle muda drasticamente na fase Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron

A trama do Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron

A ideia de Aaron transforma Frank Castle em uma espécie de matador predestinado do Tentáculo: ele é o lendário líder que o grupo (que sofre nas mãos dos super-heróis) espera.

A luta do Justiceiro sempre esteve ligada a sua família e eles usam isso para fazer com que o anti-herói assuma seu “lugar de direito”: Maria, a mulher do personagem, está de volta do túmulo. Não tem motivo melhor para fazer o Justiceiro mudar de ideia, certo?

Antes de debater o funcionamento da premissa de Aaron, é preciso elogiar algumas características do run. O autor não teve medo de manter o tom sombrio e violento do personagem e a HQ está tão sangrenta quanto as grandes fases do Justiceiro – me arrisco a dizer que não deve nada ao Justiceiro Max de Garth Ennis no quesito violência.

Outro ponto que funciona é a arte: Jesus Saiz e Paul Azaceta (que cuida dos flashbacks) tem uma sinergia grande com o roteiro e a representação gráfica das cenas de ação estão incríveis!

Conheça o Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron (4)

Frank Castle começa a manifestar poderes na na fase Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron

Essa nova fase do Justiceiro que começou em 2022 e é liderada por Aaron passa muito longe de ser ruim como história. A trama é envolvente, desperta curiosidade, tem um bom ritmo narrativo, mas honestamente? Não parece uma história do Justiceiro.

O autor promove alguns retcons que mostram que o personagem sempre esteve destinado a ser um grande matador e no meio dessa jornada de liderar o Tentáculo ainda vemos Frank desenvolver alguns poderes e usar uma katana – arma pouco habitual para ele.

Meu problema com essa história ser uma narrativa do Justiceiro está ligada a visão primária de que Castle é um soldado bem treinado e sem poderes que desconta a raiva por sua perda nos vilões do “dia a dia”  que se apresentam no Universo Marvel.

Pessoalmente, prefiro quando ele não se mistura com os “personagens de collant” – é a proposta de parecer real das narrativas do sanguinolento anti-herói que me chama a atenção. Mas acredito que seja uma questão de gosto, afinal, como falei acima, a narrativa funciona e é interessante, só fico relutante em enxergar esse personagem como o Castle que cresci lendo.

Conheça o Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron (1)

O novo visual de Castle funciona bem na fase Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron

Deixando meu descontentamento com os poderes e retcons promovidos por Jason Aaron, vale falarmos da única coisa que realmente não funciona bem na HQ: o vilão. A narrativa se inicia mostrando o Justiceiro – com seu novo status de líder do Tentáculo – caçando uma organização grega extremamente caricata que vende armas super-poderosas a entidades que promovem a guerra ao redor do globo.

O visual que mistura capacetes gregos clássicos com ternos simplesmente não funciona e o líder do grupo (não vou estragar a surpresa, fique tranquilo!) é o tipo de personagem que não funciona interagindo com Castle na minha visão.

Apesar de ter uma organização criminosa estranha e pouco interessante, a verdade é que a fase Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron tende a funcionar bem para os leitores que conseguirem se desapegar de algumas características do personagem (e não estamos falando da roupa – essa ficou ótima!) como as tramas tipicamente urbanas e os vilões mais “reais” e “pé no chão”.

A arte da HQ está deslumbrante e Aaron consegue entregar uma história que desperta curiosidade, diverte com cenas de ação constantes e tem um ritmo narrativo que é perfeito.

Mesmo que você seja – assim como eu – um leitor mais “purista” do Justiceiro, vale dar uma chance ao material. Na pior das hipóteses você vai ver uma versão muito bem feita de um Justiceiro que você não queria ler.

Confira grandes histórias da Casa das Ideias na nossa lista de Melhores HQs da Marvel Comics e confira nosso review da melhor história de origem do Justiceiro: Justiceiro Ano Um de Dan Abnett e Andy Lanning

Compre Justiceiro Líder do Tentáculo clicando na capa abaixo! .

Conheça o Justiceiro Líder do Tentáculo de Jason Aaron Comprar Primeiro Sacramento de Frank


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias relacionadas