Em vários lugares, já vemos os Mangás kodomo ser classificado como uma categoria demográfica. Esta demografia é voltada para publicações para o público infantil, entre 6 a 12 anos de idade.
Diferente das revistas voltadas para os outros públicos, o Kodomo possui publicações que são em sua maioria voltadas tanto para o público masculino como para o feminino. Além disso, possuem o objetivo de passar pequenas lições de moral ao final de pequenos arcos.
Os desenhos costumam ser com traços simples e de fácil percepção narrativa. As histórias tem tramas envolventes para os pequenos, mas que podem também fisgar e divertir leitores mais velhos.
Vale lembrar que as obras escolhidas para a lista de mangás Kodomo essenciais para leitores brasileiros são baseadas no gosto da equipe do Ultimato do Bacon e ainda levam em consideração fatores como o sucesso que a obra fez no Brasil e no mundo.
Mangás Kodomo Essenciais
Doraemon
Doraemon é considerado um dos mangás mais populares de todos os tempos e um verdadeiro símbolo nacional japonês. Na sociedade japonesa, a forte exposição da série na mídia tornou a obra parte do cotidiano, com séries de animes sendo exibidas de 1979 até hoje.
Além disso, devido à sua longevidade, continuou atraindo leitores e espectadores de várias gerações, algo semelhante ao que acontece com Turma da Mônica aqui no Brasil. Escrito e ilustrado por Fujiko F. Fujio, Doraemon, o mangá “original” foi publicado no Japão pela Shogakukan começando em 1 de dezembro de 1969, tendo sido publicado até 1996, totalizando 45 volumes.
A série é sobre um gato robótico do século 22 chamado Doraemon, que voltou algo em torno de 200 anos no passado para ajudar um estudante desastrado.
A série segue inédita aqui no Brasil.
Super Onze ( Inazuma Eleven)
Inazuma Eleven, conhecido aqui no Brasil como Super Onze, é outra série criada originalmente nos games. O mangá da obra ganhou o Prêmio de Mangá Kōdansha de 2010 na categoria “melhor mangá infantil”.
Escrito e ilustrado por Tenya Yabuno, temos a história de Mamoru Endo, que ama futebol e é neto de Daisuke Endo, um dos melhores goleiros do Japão. O objetivo do garoto é fazer com que a Escola Raimon tenha novamente o melhor time de futebol.
A série já foi lançada aqui no Brasil pela Editora JBC.
Hamtaro
Diferente de sua versão em anime, com múltiplas séries e bastante episódios, o mangá de Hamtaro, escrito e ilustrado por Ritsuko Kawai, só teve 4 volumes publicados no Japão.
A série apresenta um protagonista hamster, chamado Hamtaro, vivendo as mais diversas aventuras, quebrando a quarta parede, interagindo com outros hamster, além de explorar os sentimentos pelas suas donas.
A série segue inédita aqui no Brasil.
Medabots
Criado originalmente em um jogo para Game Boy lançado em 1997, Medabots logo ganhou múltiplas séries de mangás – as principais escritas e ilustradas por Horumarin.
A trama se passa no ano de 2122 e é centralizada nos Medabots – robôs com inteligência artificial cuja finalidade é servir aos seus donos humanos. O protagonista Ikki Tenryou é um menino de apenas 10 anos que quer se tornar um campeão do Torneio Mundial de Cyberlutas ao lado de Medabot chamado Metabee.
A série chegou aqui no Brasil, porém teve poucas edições pela Editora Abril.
Yo-kai Watch
A série é escrita e ilustrada por Noriyuki Konishi, e é baseada na franquia de jogos de mesmo nome. Na trama, conhecemos Natham Adams, um estudante que levava uma vida pacata até o dia em que acabou libertando um Yo-kai e ganhando um estranho objeto chamado Yo-kai Watch.
Com ele, o menino passou a enxergar seres fantásticos normalmente invisíveis aos humanos, e resolveu fazer amizade com eles. A obra é um grande sucesso, e ganhou o prêmio de Melhor Mangá Infantil no 38º Kodansha Manga Awards e no 60º Shogakukan Manga Awards.
A série está sendo lançada aqui no Brasil pela Editora Panini.
Hello Kitty
Hello Kitty, a personagem da Sanrio que virou um fenômeno de marketing global, teve dois mangás serializados, entre 2007 e 2008, na revista Ribon: Hello Kitty Doki e Hello Kitty Peace.
Em 2019, ganhou uma nova publicação escrita por Toshiki Inoue, e ilustrações ficam por Shakua Shinkaonde, onde a personagem defende a Terra de invasores alienígenas com o poder da amizade e do amor.
A série segue inédita aqui no Brasil.
Pokémon
Por várias vezes os produtores de Pokémon foram bem claros ao dizer que a obra, que também foi originalmente criada em jogos, era feita para crianças pequenas.
Porém, Pokemon é um “híbrido” entre kodomo/shonnen, com fases e características que ora pendem para um lado, e ora pendem pro outro. Escrita por Hidenori Kusaka, e ilustrada por Mato e Satoshi Yamamoto, o mangá está subdividido em séries com os nomes dos games, com cada uma dando destaque aos seus protagonistas.
A série está sendo lançada aqui no Brasil pela Editora Panini.
Confira também nossas listas com Os Melhores Mangás de Inio Asano e Mangás Seinen Essenciais.
Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!