Se você é fã de uma boa história de mistério com pitadas sobrenaturais fortes, o universo de Joe Golem O Detetive do Oculto de Mike Mignola e Christopher Golden vai te agradar em cheio.
As tramas acompanham a vida do personagem-título que enfrenta casos relacionados com bruxas, monstros aquáticos, seitas e muito mais. Tudo isso em um mundo que lembra o nosso mas que possui diferenças significativas em grandes eventos históricos.
As tramas do personagem criado por Mike Mignola e Christopher Golden começaram em 2012 em um livro chamado “Joe Golem e a Cidade Submersa” (lançado no Brasil pela editora Gutenberg em 2013). Contando com a arte de Mike Mignola nas ilustrações, o livro deu o pontapé inicial nas aventuras do detetive (que até então só havia aparecido em uma história curta promocional).
Depois dessa primeira aventura, o personagem migrou para as HQs em 2015! Sendo publicado lá fora pela Dark Horse (e aqui no Brasil pela Mythos), as aventuras de Joe Golem são ilustradas por Patric Reynolds e Peter Bergting – sempre com roteiro dos criadores. Temos uma trama que adapta o livro, algumas que se passam antes e outras que se passam depois.
Muitos mistérios se apresentam para o leitor nas HQs de Joe Golem O Detetive do Oculto de Mike Mignola e Christopher Golden
As Tramas da HQ Joe Golem O Detetive do Oculto de Mike Mignola e Christopher Golden
As aventuras do detetive Joe Golem se passam em uma Nova York bem diferente da que estamos acostumados. Nessa realidade a cidade viu o sul da ilha de Manhattan ser inundado por conta do aumento do nível do mar – o que fez o local ganhar a alcunha de “cidade afogada”.
Ela parece muito uma Veneza que perdeu seu “charme”. Com um ar noir forte e muitos mistérios e é nesse local que as narrativas se desenrolam.
Joe é um detetive que atua junto com o famoso Simon Church, um homem especialista em casos sobrenaturais. Os dois são constantemente procurados pela polícia para ajudar e vivem em busca de casos com essas características.
O personagem-título é o “homem de campo” enquanto Church é o responsável pelos contatos e acaba sendo quem detém mais conhecimento sobre os perigos que enfrentam.
Monstros e seres sobrenaturais aparecem nas páginas da HQ Joe Golem O Detetive do Oculto de Mike Mignola e Christopher Golden
As tramas, que sempre se passam de forma episódica no melhor estilo “monstro da vez”, mostram que Joe é atormentado por sonhos e pesadelos que só podem ser aplacados por um chá que é fornecido por seu parceiro Church.
A natureza desses sonhos – e do próprio Joe – vai se revlando no decorrer das histórias. O leitor mais atento vai “matar” o mistério logo no começo e a diversão passa a ser ver quanto tempo o protagonista vai demorar para descobrir sua origem.
Os casos enfrentados pela dupla se desenrolam sempre em um ritmo rápido com muitas reviravoltas e ação. É inegável que o clima é muito parecido com o das histórias de Hellboy (outra grande criação de Mignola) e se alguém me dissesse que os dois se passam no mesmo universo eu acreditaria facilmente.
Joe tem o perfil do típico detetive das histórias noir: forte, inteligente, charmoso e atormentado. O relacionamento que ele constrói com Lori nos ajuda a entender mais da vida do protagonista fora do seu “horário de trabalho”.
O bacana é que cada história de Joe tem começo, meio e fim e se você só quiser acompanhar os mistérios nos quais ele se envolve não existe a obrigatoriedade de comprar todas as edições.
No Brasil a Mythos está lançando as edições em encadernados e se eles acompanharem as publicações originais sem mudarem formatos, estamos falando de apenas 4 números e 6 histórias completas até o momento (sendo a última – The Conjurors – um lançamento de 2020 nos EUA).
Sonhos estranhos aparecem na HQ Joe Golem O Detetive do Oculto de Mike Mignola e Christopher Golden
Joe Golem O Detetive do Oculto de Mike Mignola e Christopher Golden é uma HQ interessante de leitura rápida que vai agradar em cheio os fãs de uma boa história sobrenatural com muitos mistérios.
Os personagens principais são muito bem desenvolvidos e a realidade é que os mistérios propostos pela dupla de criadores funcionam bem. A arte de Patric Reynolds e Peter Bergting tem muita sinergia com o roteiro, o que também acaba contribuindo bastante para a leitura. Espere histórias boas e repletas de mistérios (com um certo nível de simplicidade) em um universo extremamente rico!
Se você gosta de histórias com bons detetives e um clima noir interessante, recomendamos também:
Peepland de Christa Faust, Gary Phillips e Andrea Camerini
Parker de Richard Stark e Darwyn Cooke
Carnificina Americana de Bryan Hill e Leandro Fernandez
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!