A HQ Deadwood Dick de Joe Lansdale chegou ao Brasil!
Em 2018 o selo Audace Comics da Sergio Bonelli Editore anunciou a chegada de um novo herói de faroeste: Deadwood Dick de Joe Lansdale. As histórias, por se passarem no selo Audace, tem uma acidez maior do que as história de Tex Willer – por exemplo.
O interessante é que Nat Love, o personagem principal que também passa a ser conhecido como Deadwood Dick, realmente existiu, tendo nascido em 1854 e falecido em 1921. Foi o próprio Nat que ampliou seus feitos ao escrever a autobiografia Life and Adventures of Nat Love, Better Known in the Cattle Country as ‘Deadwood Dick’, by Himself.
Deadwood Dick de Joe Lansdale é uma adaptação em quadrinhos das aventuras de Nat Love baseada nos livros e contos do famoso autor texano Joe Landsdale. As adaptações para HQs da Audace, que já contam com mais de 5 volumes, tiveram a participação de diversos roteiristas e desenhistas.
O primeiro volume, intitulado Deadwood Dick: Negro como a Noite, Vermelho como Sangue, contou com roteirização de Michele Masiero e arte de Corrado Mastantuono. No Brasil as HQs do cowboy estão sendo publicadas pela Panini Comics em capa dura.
.
Deadwood Dick de Joe Lansdale é publicado pelo selo Audace da Sergio Bonelli Editore
.
Vale a pena ler as HQs de Deadwood Dick de Joe Lansdale?
.
Deadwood Dick de Joe Lansdale é uma leitura extremamente interessante pela forma como a narrativa é feita. O Velho Oeste do personagem é sujo, racista e extremamente perigoso. Por estar em um selo com mais liberdade, temos temáticas mais adultas que acabam vindo à tona: sexo, mortes mais violentas e até estupro.
Uma outra constante nas histórias é o humor negro e o sarcasmo: o personagem tem uma visão bem pessimista de mundo apesar de estar sempre tentando fazer a coisa certa.
Deadwood Dick de Joe Lansdale se torna interessante porque passa longe do estereótipo do cowboy perfeito, silencioso e perigoso. Nat Love é falho, cruel, vingativo e toma decisões questionáveis (leia o volume 2 Deadwood Dick Entre Texas e o Inferno e veja a relação dele com as chinesas no final do encadernado…) apesar de estar sempre tentando fazer a coisa certa e honrada. O personagem ser mais humano só fez com que eu conseguisse me relacionar ainda melhor com ele.
.
Uma das belas páginas da HQ Deadwood Dick de Joe Lansdale
.
A Panini acertou em cheio ao trazer Deadwood Dick de Joe Lansdale em um formato um pouco maior do que o formato americano. O tamanho ajuda muito o leitor a apreciar a bela arte dos encadernados e ficar mais atento a todos os detalhes das páginas preto e branco das histórias.
Um outro fator importante de ser citado é que as HQs do cowboy Nat Love são basicamente independentes e por isso não existe uma obrigatoriedade em seguir comprando os encadernados – cada história tem um arco fechado que não demanda nenhum conhecimento prévio. É claro que lê-los em sequência cria uma experiência diferenciada mas isso não é uma imposição – vai do quanto o leitor se identificou com as aventuras do pistoleiro.
A variação nas histórias também é um fator bem interessante e nos dois primeiros volumes, Deadwood Dick: Negro como a Noite, Vermelho como o Sangue e Deadwood Dick Entre Texas e o Inferno, isso já é perceptível.
Enquanto o primeiro conta a história do pistoleiro se alistando no exército para fugir da morte, o segundo trabalha uma trama que começa de maneira clássica – o pistoleiro salvando alguém desconhecido e se metendo em problemas – mas envereda para caminhos bem inusitados (chineses, racismo e um confronto com uma cidade inteira).
.
Capa do segundo volume de Deadwood Dick de Joe Lansdale intitulado Deadwood Dick Entre Texas e o Inferno
.
As HQs da Bonelli Editore de Deadwood Dick de Joe Lansdale são quase uma versão menos sangrenta de Django Livre (Django Unchained, 2012) do Tarantino. O humor negro, a temática pesada, o cinismo… está tudo lá!
Se você é fã de faroeste e estava a procura de uma HQ interessante que retrata o Velho Oeste de maneira mais visceral, o título do selo Audace é para você!
Quer conferir outras obras de faroeste que são muito interessantes?
Confira nossas matérias sobre a Trilogia Gatilho e The Few And The Cursed e confira nossa análise sobre a coleção Tex da Salvat!
.
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Edição: Alexandre Baptista
Imagens: Reprodução
Conheça a HQ Deadwood Dick de Joe Lansdale – Matéria originalmente publicada em 30 de julho de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!
.