Poucas obras, HQ´s ou não, tem a capacidade de dialogar em um nível mais profundo com o leitor. A HQ O Escultor de Scott McCloud (The Sculptor no original) é uma das obras que tem essa habilidade. Se você é um leitor de Quadrinhos que está acostumado a consumir apenas Super-Heróis, a obra de McCloud pode te mostrar que existe todo um outro universo de histórias que podem ser contadas nessa mídia.
A HQ O Escultor de Scott McCloud chegou ao Brasil pela Jupati Books em 2015 em uma edição de capa cartão com a obra completa!
.
David e seu amor pela arte são os grandes protagonistas da HQ O Escultor de Scott McCloud
.
A Bem Pensada Trama da HQ O Escultor de Scott McCloud
.
Uma das coisas que me fizeram dar uma chance para a obra de McCloud foi a sinopse. A ideia é tão diferente que me fez querer ler a HQ só para ter noção de como o autor iria direcionar uma história a partir de uma ideia tão chamativa. Somos apresentados a David, um jovem cheio de sonhos de grandeza que são esmagados pela vida cotidiana de uma grande cidade. David tem aquele jeito de jovem frustrado que achou que já teria “dominado o mundo” com apenas 26 anos.
Tudo muda para o jovem no seu aniversário quando ele conhece dois personagens que vão acompanhá-lo durante todo o restante da sua vida: A Morte e a apaixonante Meg. A Morte oferece a David a chance de poder moldar o que ele quiser com as próprias mãos – a contrapartida é que a vida do jovem iria se encerrar em 200 dias. David tem um gostinho do “presente” da Morte e decide aceitá-lo, isso acontece ao mesmo tempo em que ele conhece Meg – por quem ele rapidamente se apaixona. O interessante é que sempre parecemos saber para onde a história vai e mesmo assim o autor consegue nos surpreender a cada virada de página.
.
David caminha ao lado de Harry – A Morte – na HQ O Escultor de Scott McCloud
.
A trama de O Escultor é abarrotada de reviravoltas e ensinamentos. A morte, que se torna quase o melhor amigo de David, é altamente filosófica e ajuda o personagem a entender que só o talento que ela deu para ele pode não ser o suficiente para fazer ele chegar onde quer (aliás, onde ele quer chegar? Essa é uma pergunta recorrente na história). Um fato interessante é que McCloud consegue dar um arco de desenvolvimento a todos os personagens de forma que eles mudam – ou tem suas camadas reveladas – ao longo da HQ que faz questão de retratar da forma mais fidedigna possível o cotidiano e suas pequenas alegrias e frustrações.
A gigantesca Graphic Novel de quase 500 páginas é tão magnética que é difícil abandonar a trama no meio sem saber o desfecho da história de David e é muito fácil sentir a angústia palpável do personagem a medida que seus 200 dias começam a se aproximar do fim. A HQ O Escultor de Scott McCloud não tem medo de desnudar o comportamento das pessoas – que normalmente passa longe do que idealizamos nos personagens honrados e sempre verdadeiros das histórias de Super-Heróis. David e seus amigos tem medos e manias muito reais e, eventualmente, deixam esses sentimentos serem os guias e isso acaba acarretando em tomadas de decisão que são muito falhas. Apesar de muito reais.
.
David ganha um “super poder” em troca de sua própria vida em O Escultor de Scott McCloud
.
Vale a pena ler a HQ O Escultor de Scott McCloud?
.
A HQ O Escultor de Scott McCloud é poderosa porque consegue fazer com que o leitor se identifique com as situações e personagens que explora. Mas é uma identificação diferente – não do que gostaríamos de ser (ou do que gostaríamos que nossa vida fosse) – que nos remete ao nosso próprio cotidiano e aos nossos próprios sonhos. MCCloud conseguiu fazer com que eu refletisse bastante depois da leitura e a sensação que a trama desperta fica no leitor durante um bom tempo.
Com uma sinopse interessante e diferente e uma execução inspirada, O Escultor de Scott McCloud é uma das HQ´s mais reflexivas e poderosas que já li. Os personagens marcantes, Davi, Harry (A fascinante Morte), Meg e outros, ficam na nossa cabeça durante um bom tempo e suas ações refletem perfeitamente um mundo menos idealizado e mais próximo do real. Uma excelente porta de entrada para leituras mais maduras, para os leitores de HQ que nunca se arriscaram fora do mundo de super-heróis e suas mensais, e um lembrete de que tudo é possível dentro das páginas de uma revista em quadrinhos. Vale muito!
Se você quer conhecer mais HQ´s marcantes confira nossas colunas Baú de HQ´s e HQ´s Brasileiras!
.
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!