O material produzido e lançado pela Glenát de Conan continua chegando ao Brasil pelas mãos da editora Pipoca e Nanquim e esse é o conteúdo da HQ Conan O Cimério Edição Definitiva Vol.2. A Obra é a segunda que compila o material lançado na Europa. A coleção de quatro volumes Conan, O Cimério Edição Definitiva reúne as 16 adaptações de contos do lendário herói da Era Hiboriana.
O segundo volume, lançado em 2022, compila as histórias: A Cidadela Escarlate de Luc Brunschwig e Etienne Le Roux, Sombras de Ferro ao Luar de Virginie Augustin, Pregos Vermelhos de Régis Hautière, Olivier Vatine e Didier Cassegrain e As Negras Noites de Zamboula de Gess.
Curiosidade para o leitor: Quer saber o que nós achamos da iniciativa? Confira nossa matéria Vale a pena ler Conan, O Cimério da Glénat
A Cidadela Escarlate de Luc Brunschwig e Etienne Le Roux é uma das histórias mais impressionantes desse segundo volume!
As Tramas da HQ Conan O Cimério Edição Definitiva Vol.2
Se você é leitor antigo do cimério, antes de começar a leitura é importante praticar o “desapego”. Deixe guardado em algum canto da sua memória as suas histórias favoritas (principalmente se forem as da Marvel e da Dark Horse) e prepare-se para ver novas interpretações. Falamos muito disso na nossa matéria Vale a pena ler Conan, O Cimério da Glénat (você leu né?) e vale reforçar – o comparativo entre as obras não é tão válido tendo em vista que o volume de páginas, estilo e afins é completamente diferente.
As quatro obras dessa segunda edição de Conan, O Cimério Edição Definitiva são muito diferentes entre si e temos desde o Rei Conan sendo traído na Aquilônia e precisando lutar para voltar ao trono até o cimério enfrentando um poderoso ser sobrenatural!
Vamos falar de cada uma delas?
A Cidadela Escarlate de Luc Brunschwig e Etienne Le Roux
Luc Brunschwig e Etienne Le Roux adaptam uma das histórias mais clássicas e famosas do Rei Conan
Nesta história clássica encontramos o Rei Conan sendo deposto de seu trono por meio de um complô que envolve feiticeiros e membros da corte que o detestam. A história basicamente mostra a jornada de retorno de Conan ao seu trono e envolve muitas batalhas épicas, confrontos com seres abissais e muito – mas muito – sangue!
A representação gráfica do cimério me agrada muito nessa HQ e o ritmo narrativo está excelente – sem a sensação de estar “corrido” como me pareceu em outras obras. A minha favorita dessa coleção!
Se você gosta dessa história, vale conferir nossa matéria Conan a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane
Sombras de Ferro ao Luar de Virginie Augustin
A princesa Olívia é salva por Conan na trama de Virginie Augustin
Se você é fã de histórias com muitas reviravoltas, a obra de Virginie Augustin vai te agradar! A HQ começa mostrando Conan enfrentando um tirano para salvar uma princesa escravizada que está em apuros. A partir dali a obra mostra eles fugindo até se embrenharem em uma floresta estranha que os coloca em rota de colisão com piratas, seres das trevas e monstros gigantes!
Apesar do roteiro funcionar bem, é inegável que é a arte de Virginie Augustin que brilha muito e acaba sendo o principal atrativo da leitura. Painéis lindos de página dupla com belas paisagens esperam o leitor que se aventurar nessa narrativa!
Pregos Vermelhos de Régis Hautière, Olivier Vatine e Didier Cassegrain
O único encontro de Conan com Conan e a pirata Valéria escrito pelo seu criador é adaptado nessa obra
Mais uma trama longa, clássica e cheia de reviravoltas de Conan. Pregos Vermelhos adapta o único encontro de Conan com a pirata Valéria, feito por Robert E. Howard. Na história vemos os dois personagens enfrentarem um dragão gigante nas florestas e terem que se refugiar em um estranho e antigo prédio que é habitado por tribos rivais, feiticeiras e muita loucura!
Essa é uma das adaptações da Glénat que me passa a sensação de ser mais rápida do que deveria. Ela não é ruim – longe disso – mas acho que algumas sutilezas acabam se perdendo nas páginas. De qualquer forma, é uma boa adaptação e – como sempre – a arte é um dos destaques positivos!
As Negras Noites de Zamboula de Gess
Conan enfrenta canibais na HQ de Gess – muita perseguição e ação
De todas as tramas presentes na edição de Conan O Cimério Edição Definitiva Vol.2, essa é – na minha opinião – a mais louca de todas (e isso é muito bom!). Aqui vemos o cimério se envolver – quase que acidentalmente – em uma trama que envolve canibais que sequestram pessoas, sacerdotisas escondidas, cultos e homens que foram envenenados e perderam a razão. a obra de Gess é ótima para vermos uma qualidade de Conan que não é muito mostrada: inteligência.
Todos na narrativa parecem saber mais sobre o que está acontecendo do que o cimério – que é retratado quase que como um simplório “fortão”. As últimas páginas da obra, contudo, ressignificam toda a história! Confesso que achei que o traço de Gess não encaixa tanto para o personagem, mas a trama é tão divertida que esse “detalhe” acaba passando sem gerar grandes incômodos.
Considerações Finais: Conan O Cimério Edição Definitiva Vol.2
Essa obra, feita pela Glénat e publicada em lindas e luxuosas edições nacionais pela Pipoca e Nanquim, é feita para os leitores que já são fãs do cimério ou que estão tendo o primeiro contato com ele agora. Digo isso porque é necessário que estejamos cientes que a grande “brincadeira” dessa coletânea é mostrar interpretações diferentes – e é natural que gostemos mais de umas em detrimento de outras.
Não é uma obra cronológica e não há qualquer intenção de ser. Para os que querem algo mais serializado para conhecer/se aprofundar no personagem, a dica é acompanhar as ótimas histórias feitas pela Marvel e pela Dark Horse!
Se você, contudo, quer ver diferentes interpretações de grandes histórias do bárbaro, a coleção do Pipoca e Nanquim segue sendo uma ótima opção!
Avaliação: Ótimo!
Compre Conan O Cimério Edição Definitiva Vol. 2 clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!