Chernobyl (Episódio 1) | |
Ano: 2019 | Distribuição: HBO |
Estreia: 06 de Maio |
Direção: Johan Renck Roteiro: Craig Mazin |
Duração: 83 Minutos |
Elenco: Jared Harris, Stellan Skarsgård, Jessie Buckley |
Sinopse: “Ucrânia, 1986. Uma explosão seguida de um incêndio na Usina Nuclear de Chernobyl dizima dezenas de pessoas e acaba por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamenta o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente.”
[tabby title=”Lucas Souza”]
A HBO trouxe mais uma minissérie que promete ser um sucesso. “Chernobyl” vai contar com 5 episódios e visa revisitar o maior acidente de uma Usina Nuclear que o mundo já viu. Os trailers da série, que teve seu primeiro episódio exibido em 6 de maio, já mostravam que o clima seria mais pesado e que a ideia é trabalhar os motivos e consequência do grande acidente.
O primeiro episódio da série da HBO, dirigida por Johan Renck, deixa claro que o tema político será um dos grandes fios condutores da série. Vemos já nesse começo diversas decisões que foram muito mais baseadas em protecionismo e auto proteção do que em fatos. A descrença dos líderes em relação a dimensão do acidente nos deixa apreensivos e causa desconforto em diversos momentos. A série faz questão de nos fazer entender os erros que estão acontecendo e de nos mostrar como cada uma das péssimas decisões vai fazer com que a situação fique ainda pior.
Trabalhadores da Usina nuclear de “Chernobyl” começam as leituras que indicavam um acidente
“Chernobyl” apresentou em seu primeiro episódio um ritmo mais cadenciado no começo, com a história de Valery Legasov (Jared Harris), mostrando o quanto a tragédia mexeu com o psicológico do químico. Conforme vamos acompanhando os desdobramentos do acidente, o ritmo da série se intensifica e começamos a ser impactados por cenas fortes que mostram os efeitos da radiação e do contato com determinados elementos da usina.
A série parece extremamente preocupada em mostrar a população de Chernobyl e temos boa parte do tempo dedicada a mostrar como as pessoas comuns encararam o acidente. A história de bombeiros que trabalharam para aplacar a tragédia e dos trabalhadores da usina também são mostradas e podemos ver pequenos atos heróicos no meio da grande tragédia.
Péssimas decisões tornam tudo pior no acidente de “Chernobyl” revisitado pela série da HBO
O contraste entre a desavisada população e os líderes é grande. Enquanto uma sofrerá de forma mais severa as consequências sem saber o que está acontecendo, os outros parecem estar em completa negação nesse primeiro episódio. A preocupação real é a contenção das informações ao invés do combate aos efeitos do acidente. Cenas que contam com a interação desses líderes são tão enervantes quanto as cenas que se passam na usina durante o acidente.
“Chernobyl” mostrou no seu primeiro episódio que a produção da HBO vem extremamente caprichada e pretende mostrar o lado humano de uma grande tragédia. As atuações mostraram-se extremamente convincentes e a tensão da situação é transmitida de forma extremamente real. A história segue basicamente 3 linhas narrativas que se cruzam nesse primeiro episódio: as reações da população (e a série faz questão de mostrar crianças, mulheres e idosos), o combate ao acidente (na figura de bombeiros e trabalhadores da Usina) e as decisões do líderes.
“Chernobyl” começa de forma impressionante e tem tudo para se tornar mais um grande sucesso da HBO.
Avaliação: Ótimo!
[tabbyending]
Trailer
Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon