O período conhecido como velho oeste americano foi muito rico no sentido de criar e espalhar histórias. E alguns desses heróis – ou vilões – seguem sendo fascinantes até hoje. Billy The Kid de Rino Albertarelli é uma HQ (ou fumetto) que tem como objetivo contar a história real do lendário personagem. O próprio autor relata, na bibliografia estudada, que desconsiderou livros ficcionais e histórias romanceadas sobre Billy The kid.
Billy The Kid de Rino Albertarelli é uma HQ que foi originalmente lançada na Itália pela Editora Bonelli em 1974 no número 3 da série Protagonisti – uma série bem interessante que visava contar a história real (ou o mais real possível) de diversas personalidades famosas do Velho Oeste. No Brasil a HQ foi publicada em 1975 na série “Personagens do Oeste” #1 da EBAL.
O jovem Billy The Kid enfrenta seu duro destino na HQ Billy The Kid de Rino Albertarelli
Billy The Kid de Rino Albertarelli e a Incrível Série Protagonisti
Curiosidade para o leitor: A série Protagonisti teve 10 números e a intenção da série era contar a história real de grandes personalidades do Oeste. Cada edição traz em seu interior uma bibliografia que serviu de base para a produção da HQ. Os 9 primeiros números foram escritos e desenhados por Rino Albertarelli enquanto o último ficou sob a responsabilidade de Sérgio Toppi. No Brasil foram lançados apenas cinco álbuns da série:
1- George Armstrong Custer – Cacciatore di gloria – Lançado no Brasil no 2º número da série“Personagens do Oeste”
2- Geronimo – Apache vuol dire nemico – Lançado no Brasil no 3º número da série“Personagens do Oeste”
3- Billy the Kid – Il destino di uccidere – Lançado no Brasil no 1º número da série“Personagens do Oeste”
4- Jed Smith – Il magnifico vagabondo – Inédito no Brasil
5- Toro Seduto – Il profeta dei Sioux – Lançado no Brasil no 5º número da série“Personagens do Oeste”
6- Wyatt Earp – L’uomo dell’O.K. Corral – Lançado no Brasil no 4º número da série“Personagens do Oeste”
7- Wild Bill Hickok – L’onesto assassino – Inédito no Brasil
8- Frank Canton – Cacciatore di uomini – Inédito no Brasil
9- Bill Doolin – Compagno del vento – Inédito no Brasil
10 – Herman Lehmann – L’indiano bianco – Inédito no Brasil
Quer mais HQ´s italianas? Confira nossa lista de HQs Imperdíveis da Editora Bonelli!
O personagem-título trabalha afastando ladrões de gado na HQ Billy The Kid de Rino Albertarelli
A Trama da HQ Billy The Kid de Rino Albertarelli
Um dos grandes atrativos da obra de Rino Albertarelli é conhecer mais sobre a história real de algumas grandes lendas do velho oeste americano. Confesso que conhecia muito pouco sobre Billy The Kid e sua vida. Tinha a sensação de que o “personagem” não tinha grandes atrativos em sua jornada, mas estava completamente equivocado!
A HQ começa nos mostrando a infância do jovem e a perda de sua mãe ainda jovem. Os percalços enfrentados por Billy fazem com que ele comece a trabalhar muito cedo e é logo no começo da vida que ele enfrenta seu primeiro problema com a lei. Esse problema o empurra para a gangue do temido Jesse Evans e – simples assim – o destino de Billy parecia traçado.
Ação e grandes perseguições são frequentes na HQ Billy The Kid de Rino Albertarelli
Billy acaba sendo morto ainda muito jovem, aos 21 anos, e a lenda conta que ele matou 21 pessoas – uma para cada ano de vida. Rino Albertarelli cita as lendas formadas ao redor da vida do protagonista mas se atém aos fatos e quando temos situações obscuras, o autor simplesmente diz que “ninguém sabe exatamente o que aconteceu”.
Isso é ótimo porque reforça o compromisso da HQ em ser uma espécie de biografia de Billy The Kid.
A arte de Rino Albertarelli é fascinante e temos uma HQ de ritmo intenso que usa muito bem suas quase 100 páginas de miolo para contar a história do personagem-título. O autor dosa bem ação com acontecimentos que encorpam a obra e deixam a narrativa parruda.
Um alerta para os leitores mais jovens: A HQ possui uma quantidade de texto grande em suas páginas, bem maior do que o habitual. Os textos e diálogos são extremamente necessários para cumprir o objetivo de servir como uma “biografia” dessa personalidade do oeste.
Billy The Kid tem as passagens mais marcantes de sua vida contadas por Rino Albertarelli
Billy The Kid de Rino Albertarelli é uma HQ que vai agradar em cheio os fãs de faroeste. A proposta é incrível e é muito bom ler uma obra que esteja disposta a se ater a realidade para nos contar mais sobre nomes que estamos acostumados a ver (de maneira mais descaracterizada) na ficção. Além do valor informativo, podemos dizer sem medo que Rino Albertarelli entrega uma narrativa bem balanceada com ação, desenvolvimento de personagens e ritmo intenso!
Uma ótima leitura para os fãs de um bom western!
Quer ler outras grandes HQs de Faroeste? Confira nosso review sobre Ken Parker!

Avaliação: Ótimo!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!