Olá leitores, bem-vindos a mais um capítulo do universo do Cavaleiro Branco. Batman O Cavaleiro Branco do Futuro é o terceiro capítulo da história “principal” criada por Sean Murphy em Cavaleiro Branco. Como sempre, se tratando de um novo capitulo, fica aqui nosso costumeiro aviso de que o texto obviamente conterá spoilers sobre o final de A Maldição do Cavaleiro Branco, então pare por aqui e confira nosso texto sobre a obra!
Batman O Cavaleiro Branco do Futuro vem novamente das mãos de Sean Murphy. A minissérie em 8 edições está sendo trazida pela Panini em um único encadernado de capa dura e de quebra ainda conta com as duas edições de Cavaleiro Branco Apresenta: Capuz Vermelho!
Qual é a trama de Batman O Cavaleiro Branco do Futuro
Última chance de pular fora antes de ser presenteado com os spoilers das duas primeiras minis desse universo.
…..
Então vamos lá:
Depois de todo o estrago causado na reputação do Batman pelo plano do duo Coringa/Jack Napier, a chegada de Azrael como um novo e sanguinário Homem Morcego, além de todas as revelações pertinentes ao legado da família Wayne deixaram Bruce desacreditado de sua cruzada, fazendo com que ele decidisse se entregar as autoridades e deixar a fortuna da família nas mãos da cidade, na esperança de um futuro melhor para Gotham.
Bom, anos depois, o futuro não é nada como ele havia imaginado. Em algum ponto durante seu encarceramento, Bruce se isolou de seus antigos amigos e aliados, escolhendo passar seu tempo sozinho. Mas eventualmente, o mundo exterior chega até ele e ele acaba descobrindo que todos os seus planos foram por agua abaixo tão logo ele se entregou.
Derek Powers tomou de assalto as industrias Wayne e assumiu o comando da Opressão ao Terror de Gotham, tornando a cidade praticamente um estado policial. Para piorar, há um novo Batman a solta, alguém trajando um uniforme que Bruce reconhece de imediato como sendo um verdadeiro risco deixar a solta.
Bruce então mais uma vez decide que isso é um problema seu e resolve escapar da prisão para confrontar o que ele coloca novamente na conta dos “erros de seu passado”, colocando contra si não apenas Powers, mas também a enfraquecida polícia de Gotham e a fortalecida OTG, incluindo um Dick que tem contas a acertar com seu “pai” adotivo.
E assim retornamos ao mote mais básico do universo do Cavaleiro Branco: o quão humano e falho Bruce é. Enquanto nas mensais tradicionais temos o Batman “rei do preparo” – e mesmo na maioria dos títulos alternativos seguimos por essa linha – aqui vemos um universo bem mais pé no chão.
Porém, enquanto o Cavaleiro Branco mostrou como Jack Napier foi capaz colocar a opinião pública contra o Batman e em Maldição ele foi levado ao limite por Azrael, aqui a coisa é um pouco mais profunda. Aqui vemos como Bruce falhou com aqueles ao seu redor e até consigo mesmo. Muito mais do que o estado decadente de Gotham e o novo vilão, ele vai ter que confrontar o estado decadente em que deixou sua família.
Enquanto Bruce insiste em permanecer sozinho, ele precisa confrontar o fato de que o mundo seguiu em frente. Powers fez um belo upgrade na OTG além de ter sua própria agenda oculta além de Gotham. Além disso, Bruce não é mais um jovem que dispõe de toda a sua tecnologia e virilidade. Com poucos recursos e com seu corpo e mente fora de forma, o desafio talvez seja demais para que ele possa vencer.
Além disso, é sempre interessante acompanhar os demais personagens desse universo e ver como eles diferem de suas contrapartes mainstream. Dick, Jason, Barbara, Harley, Duke… já faz um bom tempo desde que vimos todos eles e é bom ver como eles seguiram a vida e como cada um tem um papel a desempenhar nessa história, além dos agora adolescentes gêmeos do Coringa. Ah, e se você acha que pode haver uma história do Cavaleiro Branco sem Jack Napier, prepare-se para ser surpreendido (talvez nem tanto) pela forma criativa como Murphy traz novamente o personagem para a trama.
Como uma opinião pessoal, o universo do Cavaleiro Branco é uma das mais interessantes adições ao mito do Homem Morcego, trazendo uma abordagem bem interessante e mais pessoal aos personagens. E de toda forma, para aqueles que já estão cativados por este universo, não podem deixar de conferir mais este capítulo da saga, e também aguardar ansiosamente quais serão os próximos passos deste incrível universo.
Avaliação: Ótimo!
Compre O Cavaleiro Branco do Futuro Clicando na Capa Abaixo:
Créditos:
Texto: João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!