Ver o nome de Brian Azzarello e Lee Bermejo juntos é capaz de fazer qualquer fã de HQs se arrepiar! E Batman Amaldiçoado não deixa a desejar!
Conheça a história de Batman Amaldiçoado!
A história é mais uma criação da dupla que tem no currículo graphic novels famosas como Lex Luthor: Homem de Aço (Lex Luthor: Man of Steel, 2005) e Coringa (Joker, 2008). Mais uma vez, e isso é um ponto extremamente positivo, eles tiveram liberdade para trabalhar sem amarras uma vez que a HQ faz parte do selo DC Black Label onde a cronologia não é uma questão e as obras são independentes.
Batman: Damned (2019) – Batman Amaldiçoado no Brasil – foi publicado em formato minissérie em 3 edições nos EUA e chegou em terras brazucas já em 2020 pela Panini Comics – edição única com formato grande e capa dura.
Batman Amaldiçoado mostra o Homem-Morcego ao lado de Constantine em HQ do Selo DC Black Label.
É bacana começar dizendo que eu esperava mais. Não que a história seja ruim, ela passa muito longe disso, mas me acostumei a ler histórias com roteiro impressionante quando o nome de Brian Azzarello está envolvido. A HQ surpreende e sabe utilizar muito bem todo lado mágico da DC – ainda que deixe um gostinho de “podia ter sido ainda melhor”.
Batman Amaldiçoado acompanha um Homem-Morcego completamente desnorteado após ser ferido e acordando no apartamento de John Constantine. Logo o personagem descobre que seu arqui-inimigo, Coringa, está morto. No entanto, as narrativas e evidências parecem não fazer sentido.
Poucas vezes vi o Batman ser tão atormentado pelo sobrenatural como na HQ de Azzarello e Bermejo. O personagem não consegue assumir o controle da situação em nenhum momento e fica, durante toda a história, frustrado e cada vez mais perdido.
Zatanna é mais uma personagem mítica da DC a marcar presença em Batman Amaldiçoado.
A história se desenvolve no maior clima de terror e é realmente interessante ver o Batman sendo atormentado por visões de seu passado (que mostram momentos não tão “santos” assim de seu falecido pai..). Os leitores mais atentos podem sacar de começo o que está acontecendo mas ainda sim é bem difícil não se surpreender com as últimas páginas da história.
Ainda que o roteiro consiga surpreender, é fato que a grande atração são os desenhos de Lee Bermejo. O estilo de Gotham e do próprio uniforme do morcego ficam incríveis e não é difícil se pegar “babando” nas páginas.
Vale mencionar a personalidade de Constantine na história. Considero o personagem bem difícil de ser adaptado para uma revista que envolva super-heróis simplesmente porque ele passa longe de ter atitudes “100%” heróicas. Nada é o que parece com o personagem. Brian Azzarello soube captar bem esse espírito e ficamos em dúvida, até o final, se Constantine está realmente ajudando ou atrapalhando.
Uma assombração preenche as memórias de Batman em Batman Amaldiçoado do Selo DC Black Label.
Batman Amaldiçoado é, sem dúvida, mais um acerto da dupla Bermejo/Azzarello. A história é boa, apesar de não ser tão cativante e surpreendente quanto trabalhos prévios. O grande acerto da HQ é abraçar o clima noir/sobrenatural da história inserindo elementos místicos e personagens que nem sempre interagem com o Homem-Morcego. Trazer um Batman completamente perdido e atormentado também é um acerto – principalmente quando lemos as últimas páginas da história.
Uma edição interessante que vai agrar os fãs de histórias sobrenaturais e violentas do Cavaleiro de Gotham!
Avaliação: Ótimo!
Conheça mais histórias do selo Black Label da DC Comics!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Texto publicado originalmente em 03 de abril de 2020. Atualizado em 09 de abril de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!