Uma história de amor que mostra dois protagonistas em sintonia mas que vivem se desencontrando é o tema da HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre. O romance inteligente proposto pelo autor conquista pela linda arte, pela inteligência do roteiro e pelo formato (a história começa pelo seu final).
Confesso que a narrativa possui alguns pontos que me desagradam, mas a execução do autor é tão perfeita que mesmo não tendo me conectado tanto com a jornada proposta me diverti e me impressionei com a leitura.
.Apesar de Tudo de Jordi Lafebre foi originalmente lançado em 2020 e chegou ao Brasil em 2021 pelas mãos da QS Comics. A HQ de 160 páginas chega com capa dura e recomendo que você olhe com atenção a arte da capa.. Ela te reserva uma baita surpresa!
Após uma vida de desencontros, Ana e Zeno passeiam na HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre
A trama da HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre
Zeno e Ana são dois moradores de uma pequena cidade. Os dois são bem diferentes mas um encontro – ainda na juventude – acaba criando um vínculo inquebrável entre eles. Se eu tivesse que definir a história da HQ de Jordi Lafebre em poucas palavras seriam essas.
A proposta não é inovadora, do ponto de vista de narrativa, mas sua execução quebra alguns paradigmas. A narrativa começa do último capítulo (o vigésimo) e vai regredindo no tempo até o primeiro encontro entre os dois – sempre de forma linear.
Quando comecei a leitura imaginei que esse recurso usado por Lafebre fosse uma forma de trazer uma grande revelação no final/começo da leitura. E confesso que essa expectativa me deixou animado, mas iremos falar sobre isso mais a frente. Falando da jornada de Zeno e Ana, a trama termina/começa mostrando o reencontro dos dois após muito tempo.
Aquele encontro emocionante enche o leitor de dúvidas e capítulo a capítulo vemos a jornada desse amor “platônico” e de longa distância se desenrolar.
Mesmo a distância, Zeno e Ana sempre se mantém conectados na HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre
Ana é uma personagem forte e cativante que tem a capacidade de extrair o melhor daqueles que estão ao seu redor. Seu amor pela cidade natal é marcante e vemos a personagem sempre tentar fazer o melhor pelo local. Zeno é um charmoso bon vivant que quer ver o mundo e busca experiências marcantes.
O personagem é tão cativante e gentil quanto Ana, mas a diferença é que ele não parece querer “fincar raízes” em nenhum lugar.. A expectativa que os dois têm da vida e a coragem que eles apresentam para buscar aquilo que querem é o que faz eles se afastarem durante tanto anos.
Nesse tipo de história de amor onde os personagens crescem afastados sempre temos o efeito colateral, certo? Normalmente um cônjuge que “malvado” que perde espaço quando os protagonistas se reencontram ou um bom companheiro que morre convenientemente e abre caminho para a grande reunião do casal separado.
A história de Jordi Lafebre rompe parcialmente com esse clichê: Ana é casada com Giuseppe mas ele passa longe do estereótipo malvado – é um homem bom para a protagonista e tem uma conexão interessante com ela.
Esse rompimento com o estereótipo cria um problema, na minha opinião, que Lafebre não resolve: o marido de Ana aparece vezes o suficiente para gerar empatia no leitor mas não é aprofundado o suficiente para entendermos mais sobre sua história.
Confesso que isso fez com que eu enxergasse a jornada dos protagonistas de uma forma menos brilhante e acabou me gerando até alguma antipatia pelo casal. Por mais que esse cenário possa ser mais realista e menos óbvio, acho que não ter mostrado o marido de Ana seria melhor (um “crime sem vítimas”). Romper padrões é bom, mas acho que esse caso mostrou, ao menos pra mim, que eles existem por um motivo.
Zeno desfila seu charme na HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre
Deixando a história do cônjuge de Ana de lado, só temos elogios a tecer para a HQ! A obra tem um ritmo muito bem balanceado e avança de forma linear até o seu acelerado começo/final. Os diálogos propostos pelo autor são extremamente inteligentes e tudo está conectado.
As conversas de Ana e Zeno geram bons insights para a vida dos dois e é bacana ver essa dinâmica no decorrer dos anos. Falar da arte é “chover no molhado”: a arte de Lafebre é simplesmente espetacular e seus personagens são expressivos e parecem de fato estarem vivos (em um mundo estilo Disney mas ainda sim, vivos!) – um verdadeiro espetáculo. Os cenários complexos (como esse da imagem acima) fazem com que o leitor pare para admirar as belas cenas.
Além da inteligência dos diálogos, da beleza da arte e do ritmo balanceado da obra, é preciso destacar o trabalho de Zeno. O personagem está fazendo seu doutorado e sua tese sobre o tempo tem tudo a ver com o formato da HQ. Não darei spoilers mas digo que é impressionante como o autor é completo: tanto arte quanto texto estão muito acima da média.
Ana e Zeno interagem e dançam ao telefone na HQ Apesar de Tudo de Jordi Lafebre
Comentei no começo do texto que tinha ficado com a expectativa alta para saber sobre o primeiro encontro de Ana e Zeno e porque ele foi tão marcante. Não estragarei a surpresa mas direi que Lafebre entrega o que ele promete: um encontro atribulado que foge do ritmo da obra – e justamente por isso é especial.
Apesar de Tudo de Jordi Lafebre é uma leitura impressionante, mesmo para leitores (como esse que vos fala) que não são muito fãs de romance. A obra “escorrega” no roteiro quando tem que lidar com coadjuvantes que orbitam Ana e Zeno como uma das ex-namoradas de Zeno e o marido e filha de Ana – tudo que foge dos dois e seus sonhos é meio mal desenvolvido e parece que faltou tempo/interesse/espaço para enriquecer mais esses outros atores da trama. Apesar desse deslize, a HQ não tem sua magia comprometida. O domínio de Jordi Lafebre sobre a forma de contar histórias em HQs é total e seu ritmo, sua arte e inteligência dos diálogos impressionam.
Se você é fã de um bom romance ou simplesmente gosta de ler uma HQ com uma execução que beira o impecável, Apesar de Tudo de Jordi Lafebre vai te agradar em cheio!
Quer conhecer outras grandes histórias de romance? Confira nossa lista de Mangás para ler no Dia dos Namorados
Avaliação: Ótimo!
Compre Apesar de Tudo de Jordi Lafebre Clicando na Capa Abaixo:
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!